Fofuxo.com

Entenda a importância do sol para os pets

Cães e gatos devem passar algumas horas por dia iluminados pelos raios do astro rei.

A grande maioria dos cães gostam muito de ficar deitados tomando sol. Já os gatos não gostam tanto assim, mas de vez em quando podem ser flagrados tomando sol deitados na rua ou até mesmo dentro de casa quando os raios solares começam a entrar em uma determinada parte da residência.

Entenda a importância do sol para os pets

De fato o calor proveniente dos raios de sol é muito reconfortante para os animais, especialmente nos dias mais frios do ano. Mas o sol é importante todos os dias para os pets por uma série de motivos.

Vitaminas

Assim como acontece com o ser humano, o corpo dos animais também conseguem absorver os raios de sol e transformar em vitamina D. Este tipo de vitamina é importante porque ele participa no aproveitamento de fósforo e cálcio, o que consequentemente ajuda deixando os ossos mais fortes, ou até mesmo ajudando no crescimento dos ossos nos casos de filhotes ou então de animas que tiveram algum tipo de lesão.

O simples ato de levar o seu cão ou seu gato tomar sol todos os dias pode ajudar na prevenção de algumas doenças, como é o caso do raquitismo. De acordo com os especialistas e veterinários, a doença pode ser prevenida com exposições ao sol por 30 minutos diários no sol, sendo que este banho pode ser tanto parado quanto em movimento, durante o passeio.

Perigos

Entenda a importância do sol para os pets

Apesar do sol ser muito importante na vida dos pets, os raios ultravioletas também acabam trazendo alguns problemas, assim como acontece com os humanos. Além das queimaduras que podem ser causadas por causa da ação direta dos raios de sol na pele dos cães, existe também a possibilidade do desenvolvimento do chamado cancro de pele.

Os cuidados com o sol devem ser maiores nos cães que possuem pelos brancos ou mais claros e também aqueles que são mais magros.

Mas nem por isso os animais devem deixar de tomar o seu banho de sol todos os dias. Mas existem algumas simples recomendações que podem ajudar a manter a segurança do seu pet, ao mesmo tempo que ele consegue aproveitar os benefícios dos raios solares. Um dos cuidados mais básicos é o horário do banho. De preferência evitar os horários das 10h até as 16h, tanto no inverno quanto no verão.

Durante os meses mais quentes do ano ou nos locais que faz muito calor, a utilização do protetor solar é fundamental. Já existem alguns  produtos criados especialmente para proteger a pele dos animais. 

Postado em .


Pela Web

Comentários