Fofuxo.com

Entenda o que é a Hipoglicemia em filhotes de cachorro

Problema é relativamente comum, mas exige cuidados dos donos.

O açúcar é tão importante para o organismo dos cachorros quanto para o organismo dos humanos. Na verdade, o que o corpo dos animais realmente precisa é da glicose que vem de açucares e outros tipos de alimentos que são ingeridos ao longo do dia. Mas assim como qualquer coisa, glicose demais pode causar alguns problemas, assim como glicose de menos.

Entenda o que é a Hipoglicemia em filhotes de cachorro

Quando existe uma grande quantidade de glicose concentrada no sangue dos animais, temos os casos de diabetes. Mas quando existe uma baixa quantidade de glicose disponível para o organismo, temos episódios conhecidos como hipoglicemia, o que pode ser muito comum especialmente entre os cães filhotes.

Quais são os sintomas da hipoglicemia em filhotes

Apesar dos filhotes de cachorros dormirem bastante ao longo do dia, quando eles estão acordados geralmente possuem uma grande quantidade de energia armazenada. Eles querem ficar brincando e correndo de um lado para o outro o tempo inteiro. Mas isso não acontece quando eles estão sofrendo episódios de hipoglicemia.

Quando existe pouca glicose no sangue, e consequentemente no organismo, o animal acaba tendo menos energia para se movimentar e fazer outras atividades do dia a dia. Portanto o filhote que estiver sofrendo deste tipo de problema pode acabar demonstrando apatia durante o dia.

Nos casos mais graves os filhotes que estiverem sentindo a falta de glicose no sangue podem apresentar episódios de desmaios e convulsões.

Causas da hipoglicemia em filhotes

Entenda o que é a Hipoglicemia em filhotes de cachorro

Basicamente a principal causa de hipoglicemia em filhotes é uma baixa quantidade de alimentação. Quando eles ainda estão no período de serem amamentados pela mãe, pode ser que eles não consigam chupar leite suficiente. Pode ser que a própria cadela não esteja deixando o filhote mamar, já que casos de rejeição são comuns.

A queda na quantidade de glicose no sangue também surge com uma grande quantidade de exercícios físicos. Filhotes que acabam tendo um desgaste muito grande de energia sem a devida reposição podem apresentar este tipo problema.

Dicas de tratamento

No caso da pessoa perceber que o filhote está apresentando os sintomas indicados e não existir a possibilidade de se encontrar um médico veterinário por perto naquele momento, uma dica interessante é fazer com que ele coma um pouco de algum alimento com uma grande quantidade de glicose. Pode ser o próprio açúcar, ou mel.  Mas é muito importante que o animal passe por uma avaliação médica, principalmente se os episódios forem frequentes.

No dia a dia, oferecer alimentos que sejam feitos especialmente para suprir as necessidades de cães filhotes também ajuda para que não falte nenhum nutriente. 

Postado em .


Pela Web

Comentários