Fofuxo.com

Entenda o que é o chamado Espirro Reverso em cães

Alguns donos podem confundir este tipo de espirro com engasgos.

O espirro é um movimento normal em diversos animais, incluindo cães e gatos. Ele acontece quando o ar é empurrado com força para fora dos pulmões através do nariz, e é ocasionado pelos mais diferentes motivos. Mas também existe um tipo de espirro que acontece com este mesmo movimento, mas ao contrário.

Entenda o que é o chamado Espirro Reverso em cães

O Espirro Reverso acontece quando existe o movimento contrário, ou seja, quando o ar é puxado para dentro dos pulmões através do nariz. Este movimento acaba tendo um som bastante característico, e alguns donos podem até mesmo confundir com um tipo de engasgo. Quando este episódio dura um pouco mais, já que ele pode durar até 2 minutos, as pessoas podem pensar que o animal está com falta de ar.

O que causa o Espirro Reverso

Assim como acontece com os espirros normais, são variadas as causas do chamado Espirro Reverso. Geralmente ele está relacionado a algum tipo de irritação na região da garganta, na faringe ou então na laringe. Também é comum que alguns animais apresentem este tipo de episódio quando estão caminhando ou correndo.

O que fazer quando o pet apresenta o Espirro Reverso

O episódio é considerado bastante comum em cães, mas também acontece nos gatos. Geralmente os caninos acabam fazendo um determinado movimento bem característico em relação ao espirro reverso: eles afastam as patas dianteiras e estica o pescoço para o algo, fazendo movimentos respiratórios mais rápidos.

Entenda o que é o chamado Espirro Reverso em cães

De uma forma geral, os donos devem esperar alguns segundos para ver como o animal vai reagir. Por mais que determinados episódios apresentem uma duração maior, na grande maioria dos casos os espirros reversos terminam depois de alguns segundos. Mas quando o episódio durar muito tempo, acima de um minuto, os donos podem ajudar tampando as narinas com os dedos.

Outra dica interessante é massagear a garganta do animal, estimulando o movimento de deglutição. Outra dica interessante para os donos é assoprar delicadamente o nariz. É importante tentar sempre manter a calma do animal, deixando ele tranquilo e ficando por perto dele sempre que possível.

Tratamento

O Espirro Reverso em sí não possui um tratamento específico. Mas como ele acaba sendo uma consequência de algo que pode ser um problema maior, é importante sempre para os donos observarem a frequência destes episódios. Caso ele aconteça diariamente ou mais de uma vez por dia, é importante levar o cão ou gato ao veterinário, pois ele pode estar com uma irritação grave no seu sistema respiratório e que poderá evoluir para um quadro mais grave. 

Postado em .


Pela Web

Comentários