Fofuxo.com

Dúvidas sobre o Cio em cadelas

Tire algumas da principais dúvidas quando as nossas amigas entram “naqueles dias”.

Todo mundo sabe o que representa o cio para uma cadela. É o período que ela está preparada para procriar com um macho.

Dúvidas sobre o Cio em cadelas

Assim como nos seres mais complexos, como os humanos, este período fértil das cachorras também pode ser dividido em algumas partes. No caso das fêmeas, o período pode ser dividido em quatro partes:

  1. Proestro: Dura em média 9 dias, quando a vulva incha e neste período pode acontecer corrimentos límpidos e sem cheiro;
  2. Estro: Este é o cio propriamente dito, sendo que nesta fase não existem mais corrimentos e pode durar de 8 a 15 dias;
  3. Metaestro: Neste período, para a cadela que não cruza, pode surgir a chamada gravidez psicológica;
  4. Anestro: É o período sem cio algum.

Quando?

O primeiro cio de uma cadela deverá acontecer quando ela possui 6 meses, podendo acontecer até os seus 8 meses de idade. Mas podem existir variações individuais, sendo que existem casos que o primeiro cio demora mais de um ano para acontecer.

Depois do primeiro cio, ela deverá entrar no cio de seis em seis meses.

Cuidados

Não existem grandes cuidados especiais que os donos devem ter com suas cadelas quando elas estão neste período. Ou seja, elas podem continuar levando uma vida normal, incluindo podem passear, tomar banho e também serem tosadas. Mas é claro que os passeios geralmente são mais complicados porque os cachorros machos vão querer começar a se aproximar da cachorra.

Métodos Contraceptivos

Para os donos que não desejam que sua cachorra entre no período de procriação, a melhor opção é realmente castrar ela. Existem também algumas opções de medicamentos que podem ser dados e que funcionam como os remédios que as mulheres tomam. Mas o problema é que pesquisas recentes apontam que estes medicamentos podem trazer problemas relacionados ao surgimento de câncer e outras doenças. 

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários