Fofuxo.com

Donos que recolhem dejetos dos animais contribuem para o controle de doenças

As doenças que acabam sendo transmitidas pelos dejetos atacam tanto pessoas quanto animais.

Postado em

Em algumas regiões já se tornou lei, enquanto que em outros locais os donos de cães continuam não dando a menor bola para os dejetos deixados para trás pelos seus animais de estimação durante um passeio. O fato é que este comportamento, além de ser uma falta de educação por estar sujando a cidade, também aumenta o risco de proliferação de doenças sérias.

Donos que recolhem dejetos dos animais contribuem para o controle de doenças

Deixando na grama

Alguns donos são mais consciente se sempre recolhem os dejetos dos seus animais, muitas pessoas ainda não assumiram esta postura. Alguns não recolhem em local nenhum, enquanto que outros acabam pegando apenas quando o animal faz em um lugar que pode ser visto e percebido pelas demais pessoas. Neste momento surge o famoso “jeitinho” de levar o cachorro até um gramado e fingir que nada aconteceu.

O problema é que estes dejetos, principalmente quando estão localizados em uma área de grande circulação de pessoas, pode transmitir uma série de doenças. E até mesmo os animais dos próprios donos que não recolhem o coco podem sair prejudicados.

Parvovirose e outras doenças

Controle de DoençasUma das doenças mais comuns que acabam sendo transmitidas pelas fezes dos animais é chamada de Parvovirose. Este vírus pode contaminar os animais que não estão vacinados. Em alguns casos, o vírus quando não é corretamente tratado pode levar o animal ao óbito.

Além disso, algumas outras doenças podem também acabar dando em humanos. Um exemplo disso é a girárdia, que tem como o principal sintoma a diarreia. Esta doença pode contaminar muito facilmente as crianças, especialmente as que possuem o costume de brincar sem calçados nestes gramados onde os donos irresponsáveis levam o seu cachorro para fazer suas necessidades.

Portanto, além de manter o seu cachorro sempre vacinado e vermifugado, é necessário cada vez mais que as pessoas tomem consciência e recolha os dejetos dos seu animal de estimação. É importante que as mãos dos donos estejam sempre bem protegidas na hora de fazer este recolhimento, e também é importante lavar muito bem as mãos no retorno do passeio.  


Você também vai querer ver...

Comentários

Mais Saúde