Fofuxo.com

Diferenças entre Agressividade e Dominância

Saiba mais sobre a diferença entre estes dois tipos de comportamento nos cães.

Frequentemente muitos donos de cachorros acabam confundindo dois comportamentos que, em um primeiro momento, podem parecer muito parecidos, mas que na verdade acabam se mostrando bem diferentes na sua raiz: Dominância e Agressividade.

Diferenças entre Agressividade e Dominância

Na natureza, estes comportamentos na verdade se complementam. Quando eles estão soltos, é extremamente necessário que haja dominância de um determinado membro da comunidade para conseguir procriar ou defender o seu território. E para isso a agressividade é essencial, já que somente através da força é que os cachorros ou outros animais conseguem se sobressair entre os outros.

Mas no dia a dia, com os animais domesticados, este comportamento é um pouco diferente. Afinal de contas, eles não precisam “dominar”, mas seus extintos dizem o contrário. E isso pode despertar quadros de agressividade.

Vamos entender um pouco mais sobre as características de cada um destes comportamentos:

Dominância

Agressividade e DomínioO cão domesticado quando exerce este comportamento de dominante na verdade está demarcando um território para garantir que ele consiga comida, carinho, atenção, dentre outras coisas. Geralmente é um cachorro que acaba tendo todas suas necessidades atendidas de pronto.

Mas especialistas e veterinários separam estes dois comportamentos. Nem sempre um cachorro dominante é agressivo, ele pode ser extremamente dócil. Mas ele pode se sentir contrariado quando alguma de suas vontades não acabam sendo feita. Ele pode se tornar agressivo, ou fazer alguma coisa que sabe que é errado, como destruir um determinado móvel, fazer xixi em um local que não deve, dentre outros comportamentos.

O importante aqui é que as pessoas nunca esqueçam que devem deixar sempre bem claro que é o dono e quem manda naquela relação.

Agressividade

Já a agressividade nada mais é do que um comportamento reativo. Ou seja, é a forma como aquele determinado cachorro responde aos estímulos externos. Um cachorro pode ser agressivo por causa da sua possessividade, mas também pode ser agressivo por causa de medo, estresse, dentre outros estímulos.

Postado em .


Pela Web

Comentários