Fofuxo.com

Dicas para cuidar dos filhotes de gatos

Chegaram amiguinhos felinos novos? Então confira algumas dicas para cuidar dos filhotes de gatos.

Filhotes de gatos realmente são muito fofos e bonitos, mas eles acabam dando trabalho de cuidar. Não que seja um grande trabalho cuidar destes pequenos seres que acabaram de chegar ao mundo, mas seus donos realmente precisam ter alguns cuidados relacionados a saúde destes animais. Afinal de contas, os gatos de hoje em dia estão completamente domesticados acabaram perdendo o senso de sobrevivência que garantiam a sbrevivência dos mesmos.

Dicas para cuidar dos filhotes de gatos

Confira algumas dicas para cuidar bem dos filhotes de gatos.

Ambiente natural

Filhotes de gatos se sentem bem com luvas aquecidas.É muito comum que alguns filhotes não estejam acompanhados de suas mães, portanto é importante que seus donos tentem recriar o ambiente parecido com o que ele encontraria com a sua matriarca. Para isso, vale tudo: utilizar uma garrafa pet com água morna para que o filhote sinta o calor parecido com o materno (mas não esqueça de enrolar bem a garrafa com uma toalha); colocar um bicho de pelúcia  no local onde ele vai dormir; esconder um relógio para simular os batimentos cardíacos, etc. Algumas pessoas também utilizam luvas de plástico com água morna, mas cuidado para que o animal não fure e rasgue a luva.

Alimentação

Os filhotes de gatos costumam comer várias vezes por dia mas em pouca quantidade. Portanto, é importante que as pessoas estejam preparadas para alimentar eles durante a madrugada. E não se preocupe porque ele vai avisar quando estiver com fome.

O ideal é que seja dado comida de três em três horas, e com o tempo é possível diminuir a frequência de comida. Nos primeiros dias, o ideal é comprar produtos específicos que imitam o leite materno de gato, que pode ser encontrado em qualquer petshop.

Nos primeiros meses é necessário dar leite na mamadeira para o filhote de gato.Este alimento líquido, que pode ser dado com uma ampola de seringa, pode ser substituído pela ração amolecida deixada no pratinho a partir das quatro semana de vida. Mas lembre-se de ajudar o seu amigo, esmagando a ração com um garfo para que consiga se alimentar. Em alguns casos, pode também misturar a ração com um pouco de água para deixar ela mais fácil de ser digerida.

Saúde

Em termos de saúde, é importante que os donos de gatos filhotes tenham alguns medicamentos por perto sempre que precisarem. No kit obrigatório está o vermífugo, que deve ser dado conforme as instruções do seu veterinário e do fabricante do remédio, e também alguns medicamentos antipulgas.

Antes de dar o remédio para o seu gato, fique atento a quantidade que deve ser ministrada, sendo que esta informação geralmente está especificada nas caixas e depende basicamente do peso do animal. Aliás, este é outro item que é importante ter em casa, uma balança que possa pesar os animais de estimação, já que muitos medicamentos são dados de acordo com o peso.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários