Fofuxo.com

Dicas para contornar o medo do veterinário

Confira o que fazer com os cães que criam dificuldades na hora de ir para a consulta veterinária.

Levar o seu cachorro até um veterinário pode não ser uma tarefa prazerosa, mas em alguns casos ela pode se tornar ainda mais complicada caso o cachorro crie empecilhos e tenha medo de ir até o consultório ou ponto de atendimento.

Dicas para contornar o medo do veterinário

É muito comum os casos onde os cachorros acabam tendo medo de ir até o médico, seja por causa de alguma experiência negativa que ele tenha tido, ou seja porque ele simplesmente não sabe muito bem o que se passa no local.

Não ignore

Um dos primeiros passos para tentar contornar este problema é não ignorá-lo. Ou seja, não finja que nada está acontecendo quando o seu cachorro simplesmente precisa ser arrastado ou medicado para conseguir ir ao veterinário. Mas também não ofereça conforto a ponto de agradar o cachorro ou fazer carinho, porque isso vai estar apenas reforçando aquela atitude.

Mantenha o animal calmo

Dicas para contornar o medo do veterinárioAfagar o animal não é a mesma coisa que manter ele calmo. Para fazer isso, são necessárias pequenas atitudes durante o dia para que o nervosismo de uma consulta não tome conta dele. E uma boa estratégia é começar com o próprio dono.

Portanto, evite passar por situações estressantes no dia da consulta com o seu cachorro, como sair correndo porque a pessoa está quase perdendo o horário marcado.

Aliás, chegar com uma certa antecedência pode ser uma boa alternativa, porque assim os cachorros conseguem se familiarizar melhor com o ambiente, da mesma forma que vai se sentir mais confiante dentro do consultório, porque está habituado com os cheiros do lugar.

Levar brinquedos ou objetos que sejam apreciados pelos cães também pode ser uma boa alternativa para que ele consiga ficar mais calmo e distraído. É importante também fazer com que o veterinário participe um pouco deste momento de interação inicial com o cachorro.

É importante sempre recompensar o cão com petiscos quando ele se comportar de forma positiva. 

Postado em .


Pela Web

Comentários