Fofuxo.com

Dicas para manter o seu cão seguro em alagamentos

Enchentes podem levar uma série de problemas de saúde para o seu animal de estimação.

O verão é a estação mais quente do ano e também conhecida como estação das chuvas. Muitos locais, especialmente as grandes cidades, sofrem com as enchentes quando existe um grande volume de chuvas concentrado em um único ponto. Com certeza é um grande problema para a população, não apenas de humanos, mas também de animais domésticos, como os cães.

Dicas para manter o seu cão seguro em alagamentos

Confira algumas dicas para ajudar os cachorros, tanto os que possuem uma casa quanto os de rua, em situações extremas como uma enchente ou alagamento.

Remoção

A primeira medida é a retirada dos animais do local que está sendo afetado naquele momento. Os cães devem ser levados junto com os seus donos. Caso exista qualquer dificuldade, a população poderá acionar órgãos de emergência, como a defesa civil, os bombeiros ou ainda ONGS que protegem animais de estimação.

É importante que, ao perceber que está chegando uma chuva ou tempestade forte, os donos nunca deixem os animais acorrentados. O mais seguro é prender ele dentro de casa, mas sem coleiras, para que ele não fique sem saída caso o local tenha que ser evacuado às pressas. Em último caso sempre é melhor que os cães fiquem soltos para que possam se defender das chuvas do que ficarem presos sem qualquer chance.

Comida e água

Dicas para manter o seu cão seguro em alagamentos

É importante que os donos cuidem dos alimentos que são oferecidos para os cães. A ração deve ficar sempre protegida em um local com menos humidade e mais longe do chão possível nos casos de alagamentos. Também é muito importante que os donos não deixem o animal beber a água das ruas.

Qualquer tipo de alimento, que tiver contato com água suja de enchente, deve ser descartado. Já os recipientes que os animais costumam utilizar para comer e beber água devem ser muito bem higienizados caso tenham contato com água suja.

Cuidados posteriores

Caso o cachorro tenha bebido ou mesmo nadado em água suja, é muito importante fazer uma avaliação veterinária no animal assim que possível.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários