Fofuxo.com

Dicas para cuidar da sua gata no Cio

Momento pode exigir atenção do dono. Confira algumas dicas.

Antes de mais nada é importante avisar os donos de gatos, especialmente aqueles de primeira viagem: se escolher uma fêmea, ela realmente pode entrar no cio rapidamente. Geralmente isso acontece a partir dos 5 meses de idade. Realmente é um piscar de olhos, mas a velocidade só aumenta quando observamos o tempo entre um cio e outro: geralmente o ciclo se repete a cada dois meses.

Dicas para cuidar da sua gata no Cio

Por isso o mais recomendado para qualquer pessoa que tenha uma gata é aa castração. Mas existem alguns donos que preferem pular esta etapa.

Como saber?

Para saber quando a sua gata entra no cio, basicamente é importante ficar de olho no seu comportamento. Afinal de contas, existe uma mudança que pode ser bastante percebível pelos donos, especialmente aqueles que passam mais tempo com a sua felina. Os miados costumam ficar um pouco diferentes, elas costuma sair com frequência para rua, ou pelo menos tentar no caso das que ficam presas dentro de casa ou do apartamento e também é possível que uma quantidade considerável de gatos machos apareçam no local.

Geralmente o período do cio das gatas é de 10 dias. Por isso é importante cuidar para que os felinos não tenham contatos com gatos machos neste período caso o dono não deseje ter uma ninhada de filhotes nos próximos meses na sua casa.

As gatas podem ficar doentes?

Dicas para cuidar da sua gata no Cio

De forma alguma. Apesar da mudança de comportamento nos felinos do sexo feminino, não existe qualquer problema de saúde que surja neste período. Alguns problemas podem acontecer em relação a necessidade que as felinas acabam sentindo em sair para a rua. Muitos casos onde as gatas são perdidas acontecem justamente no período de CIO.

Evitando o Cio

A melhor forma de evitar o Cio nas felinas é a castração. O processo cirúrgico é simples, e em alguns casos o animal é liberado no mesmo dia para casa. Além disso, existem em diversas cidades do Brasil projetos que castram gatos sem que o dono tenha que gastar nada para isso.

Existem também alguns medicamentos que podem ser ministrados nos gatos para evitar que eles entrem neste período de reprodução. Geralmente são injeções a base de hormônios que podem ser encontradas facilmente. Mas não é recomendado dar qualquer tipo de medicamento para o seu animal sem antes consultar um veterinário.

Mitos

Um mito muito difundido é o de que toda gata deve ter, pelo menos, uma ninhada, caso contrário ela poderá ter problemas de saúde. Mas isso veterinários descartam esta ideia e recomendam a castração inclusive como forma de controlar a população de gatos nas grandes cidades. 

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários