Fofuxo.com

Cuidados com os dentes do seu pet

Veterinários afirmam problemas relacionados a boca de cães e gatos são frequentes. Saiba como evitar.

Existem alguns mitos relacionados aos dentes dos nossos animais de estimação, especialmente os cães e os gatos. Isso porque muitas pessoas acreditam que não são necessários cuidados com a boca de seus pets. Existe até mesmo uma velha crença de que os cachorros utilizam ossos para limpar seus dentes. Mas além de não ser completamente verdadeira a informação, a maioria dos cães domésticos não estão mais acostumados a comerem ossos.

Cuidados com os dentes do seu pet

Segundo uma pesquisa feita recentemente pela Associação Brasileira de Odontologia Veterinária, algumas das doenças que acontecem pelo descaso que se tem em relação a boca dos animais estão entre as mais frequentes causas males mais graves nos cães. Uma delas é a Periodontite, que é um problema que acontece na gengiva do animal. Mas além disso a falta de cuidados que os donos acabam tendo em relação a saúde da boca do animal podem ocasionar outros problemas, como fraturas, tártaro e mau hálito.

Os veterinários afirmam que os animais domésticos precisam realmente serem acostumados com os cuidados com os dentes e também com a gengiva do animal desde filhotes. Quanto mais cedo os donos dos animais acabam acostumando os animais a passarem por este procedimento, menos problema as pessoas vão ter para cuidar dos dentes quando eles forem adultos.

Escovar os dentes dos cães previne uma série de doenças.

A falta de cuidados periódicos com os dentes dos animais podem fazer com que eles tenham que passar por alguns procedimentos que serão extremamente desagradáveis para nossos amigos, como as raspagens que são feitas para se remover o excesso de tártaro que se acumula na boca dos cães e também dos gatos.

Escovação

Massagear a gengiva dos cães é uma dica interessante. Assim como nos humanos, o principal método de prevenção das doenças que podem acontecer na boca dos animais é a escovação.

Alguns veterinários que são mais cuidadosos recomendam que as pessoas escovem os dentes todos os dias dos gatos e também dos cachorros. Mas dificilmente os donos vão conseguir fazer isso, até mesmo por uma questão de tempo. Portanto, pode ser também que se realize o procedimento pelo menos três vezes por semana.

Confira algumas dicas para conseguir escovar os dentes do seu cachorro ou do seu gato:

- Antes de mais nada, acostume o animal com este objeto. Passe a escova por fora da boca para que ele vá se acostumando. Mas não deixa ele morder a escova, especialmente no caso dos cachorros;

- Associe sempre este momento com brincadeiras e carinhos, para que o cão ou o gato não se estresse durante o momento. Depois da escovação, recompense seu amigo com alguns petiscos;

- Coloque uma luva e faça uma massagem na gengiva do seu cão com o dedo para que ele perca a sensibilidade.

Outros métodos

Gatos também precisam de cuidados em relação aos dentes. Existem alguns produtos, especialmente para os cães, que ajudam a manter a saúde da boca do seu amigo. Por exemplo, existem alguns ossos que são feitos para que o cachorro morda e ao mesmo tempo faz uma limpeza preventiva na boca do animal. Outros produtos recomendados são petiscos e biscoitos que acabam deixando um hálito mais agradável na boca do seu cachorro. Existem também algumas versões dos biscoitos para os gatos. Mas eles não substituem a escovação.

Postado em .


Pela Web

Comentários