Fofuxo.com

Cuidado com o que seu cão pode engolir

É preciso ter cuidado com pequenos objetos que podem ficar no alcance dos pets.

Ter um cachorro exige uma série de cuidados dos donos. Em alguns casos é preciso ficar sempre alerta, especialmente quando temos determinadas raças de cães que ficam o tempo todo dentro de casa. Por exemplo, muitas vezes não nos damos conta, mas uma inofensiva tampa de caneta solta em cima de uma mesa que pode ser alcançada por um cão pode se tornar letal.

Cuidado com o que seu cão pode engolir

Os cachorros contam com uma série de comportamentos muito semelhantes ao comportamento de crianças. Eles estão sempre mastigando alguma coisa, descobrindo tudo que está na sua frente utilizando a sua boca. Afinal de contas, os cães não desenvolveram outras formas de experimentar e de conhecer o mundo ao seu redor sem ser com a boca e com o seu olfato, já que a visão não é das melhores.

Uma das maiores causas de atendimento dos cães em emergências veterinárias são objetos que acabam sendo acidentalmente engolidos, e na maioria dos casos isso acontece dentro das suas próprias casas. E a variedade de objetos que acabam sendo engolidos é grande: desde pequenos ossos que podem ser encontrados na comida do próprio animal, até brincos, pedras, palitos, as próprias tampas de canetas, dentre outros.

O que fazer?

Cuidado com o que seu cão pode engolirO primeiro passo é tentar evitar ao máximo que os cães encontrem qualquer tipo de objeto que pode causar problemas para os animais. É importante para o dono tentar visualizar o ambiente com os olhos do cão, tentando olhar sempre os locais onde ele poderá alcançar. Somente assim será possível identificar uma possível ameaça, mesmo que ela não esteja diretamente no chão.

No caso dos animais que engoliram algum objeto que não tenha uma ponta que possa causar ferimentos, a dica é esperar para ver se o cão apresenta algum problema, como engasgo ou similar. Geralmente se o objeto for arredondado, ele poderá ser eliminado naturalmente nas fezes dos animais.

Caso o dono saiba que o objeto possui alguma ponta ou o animal começar a engasgar, é preciso levar imediatamente ele para a emergência veterinária.

Inimigos invisíveis

É preciso também tomar cuidado com alguns inimigos que podem ser considerados invisíveis na maioria dos casos. Por exemplo, determinados ossos que podem ser encontrados na carne podem causar sérios danos aos pets. Evite dar galinha com osso para o seu cão, pois estes são pequenos e pontiagudos.

Outro cuidado que o dono deve ter é com os acessórios de plástico, já que alguns animais acabam roendo e arrancando pequenos pedaços deles. A dica é utilizar acessórios de alumínio ou outros materiais mais resistentes. 

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários