Fofuxo.com

Como correr com seu cão sem correr riscos

Confira algumas dicas para quem deseja praticar esporte com seu animal de estimação sem prejudicar sua saúde.

Para as pessoas que precisam de um estimulo para colocar o seu corpo em movimento e começar a praticar alguma atividade física, como corrida ou caminhada, uma dica interessante é ter a companhia de um cachorro. Geralmente a grande maioria dos cães contam com uma grande quantidade de energia que eles precisam gastar.

Mas é importante ressaltar que não adianta nada sair correndo agora com o seu cão ao lado se ele não estiver acostumado com este tipo de atividade e se o dono não conseguir tomar alguns cuidados.

Assim como acontece com os humanos, os cães quando passam muito tempo sem se movimentar acabam ficando sedentários, correndo o risco inclusive de estar acima do peso. Portanto, o cachorro pode precisar de um tempo de adaptação antes de iniciar qualquer tipo de atividade física mais intensa como a corrida.

Avaliando a saúde do seu cão

A grande maioria dos médicos afirmam que todas as pessoas que pretendem começar uma prática de atividade física intensa e regular devem passar por uma avaliação antes. Principalmente quando as pessoas estão paradas durante muito tempo ou aquelas que nunca tiveram o hábito do movimento e que estão tentando ter um novo estilo de vida.

Como correr com seu cão sem correr riscos

No caso dos cães, a premissa também vale. É de fundamental importância que os animais passem por uma avaliação veterinária para verificar as reais condições de saúde do seu animal de estimação. O veterinário também terá condições de fazer uma avaliação mais profunda em relação as características da sua raça, conseguindo orientar da melhor forma possível o dono em relação ao tempo e a intensidade dos exercícios.

Cuidados antes da corrida

Depois que o seu pet for liberado pelo veterinário para a prática de um determinado exercício, é importante também verificar se o animal tem condições comportamentais para conseguir praticar a corrida. Geralmente os cães precisam entender as ordens do seu dono para que não aconteçam problemas durante o exercício, especialmente se os animais estão correndo em locais onde vão existir uma grande quantidade de pessoas e de outros animais.

Caso o animal não seja sociável, é importante começar a levar o seu cão para breves passeios, onde ele poderá entrar em contato com outras pessoas e animais.

Cuidados durante a corrida

Sempre utilize coleira e guia nos cães durante a corrida. Existem determinados modelos que são mais recomendados para este tipo de prática esportiva, como as mais curtas e com molas para dar mais amortecimento. Lembrando que os cachorros de grande porte também precisam de focinheiras.

Por mais que seja desagradável correr com outros objetos, no caso das corridas com cães é fundamental levar algum recipiente ou alguma garrafa especial para oferecer água ao seu animal.

A duração da corrida poderá ser definida pelo veterinário, mas não recomenda-se mais do que 45 minutos por dia.

Prefira sempre o início da manhã ou o final da tarde para fazer suas corridas com o cão, especialmente durante o verão.

Dicas para depois da corrida

Faça o seu cão beber água quando chegar em casa, mesmo que ele não queira, sempre incentive o animal.

E nunca deixe de observar as reações posteriores do seu animal. Caso ele apresente qualquer tipo de comportamento que não seja comum, leve ele ao veterinário e suspenda as corridas. 

Postado em .


Pela Web

Comentários