Fofuxo.com

Confira opções para deixar o seu cão mais tranquilo

Opções naturais podem ser saída para quem não quer apelar para medicações mais fortes.

Se os cachorros levam uma vida cotidiana próxima a dos seres humanos, e as pessoas estão constantemente estressadas nos dias de hoje pelos mais variados motivos, isso significa que os nossos amigos também podem estar passando pro momento de nervosismo extremo.

Confira opções para deixar o seu cão mais tranquilo

Por mais que os cães estejam rodeados de cuidados e carinhos pelas famílias que optam por adotar um animal, os barulhos, a agitação e correria do dia a dia pode acabar afetando o comportamento do animal, deixando ele nervoso e estressado. E quando este comportamento acaba saindo de controle, os problemas de saúde logo começam a aparecer: coceiras, automutilações, dentre outros problemas mais graves.

A solução pode estar nos calmantes disponíveis para serem administrados em cães. Existem basicamente duas opções no mercado: os medicamentos que acabam agindo diretamente no sistema nervoso do cachorro ou as substancias naturais e fitoterápicas, cujas propriedades nem sempre podem ser confirmadas pela medicina atual, mas que geralmente oferecem menos risco para os animais.

Como escolher o calmante ideal para o meu cachorro?

Basicamente indo ao veterinário. Esta é a opção mais segura antes de administrar qualquer tipo de medicamento no seu pet. Até mesmo as substancias naturais exigiriam, pelo menos, uma consulta ao veterinário. Afinal de contas, a ingestão de uma substância completamente diferente pode causar algum tipo de reação inesperada no cão, mesmo que seja natural.

Os remédios calmantes são mais indicados quando a situação do cachorro for mais extrema em relação ao seu nervosismo, representando um risco para a saúde dele ou para a saúde das pessoas que estão próximas a ele. Um exemplo muito claro de situação onde o animal precisa ser medicado é quando ele fica com muito medo de fogos de artifício a ponto de se machucar.

Confira opções para deixar o seu cão mais tranquilo

Como as medicações com propriedades calmantes acabam atuando diretamente no sistema nervoso, sua dosagem deve ser controlada. O médico-veterinário geralmente realiza um cálculo com base na idade e no peso do cão, e esta dosagem realmente deve ser respeitada. Já os calmantes naturais podem dados de uma forma um pouco mais livre, caso o cachorro não apresente nenhuma versão.

Opções de calmantes naturais

Dentre os calmantes naturais que podem ser dados aos cães temos alguns velhos conhecidos dos humanos, como o chá de camomila, que geralmente permite com que o cachorro tenha uma noite de sono mais tranquila. Já para os cães que sofrem com problemas mais relacionados a ansiedade, a dica é calmante à base de valeriana.

Caso o dono opte por não fazer o chá propriamente dito das plantas e compre produtos processados mas que alegam ter como base as substâncias naturais, é importante confirmar com o veterinário se realmente aquele medicamento não possui nenhuma contraindicação.

Postado em .


Pela Web

Comentários