Fofuxo.com

Cachorros que se lambem o tempo todo

Confira cinco motivos que podem estar causando este tipo de comportamento.

A lambida é um comportamento típico de animais domésticos como cães e gatos. Nos gatos o ato está diretamente relacionado a limpeza. Dificilmente um gato lambe por algum outro motivo que não seja para conseguir se limpar e se livrar das impurezas. No caso dos cães a mania de lamber e se lamber pode ser mais constante.

Cachorros que se lambem o tempo todo

Existem vários motivos pelos quais o seu animal pode estar se lambendo o tempo todo. Confira os quatro principais:

Mudanças na alimentação

Se o cachorro começou com este comportamento de uma hora para outra, pode estar relacionado a alimentação dele. Existem determinadas rações que possuem o odor ou o gosto mais forte. Quando os cães sentem este gosto ou este cheiro por um grande período de tempo ele passa a se lamber naturalmente, como se estivesse ainda comendo.

Um outro motivo que pode estar levando o seu cachorro a se lamber o tempo todo é uma alergia alimentar que pode estar sendo causada por esta ração. Geralmente isso também acontece durante uma troca de alimentos. A alergia pode estar dando uma espécie de coceira, fazendo com que o cão se lamba.

Pulga

Pulgas e carrapatos também podem causar alguma irritação na região do focinho, e assim o cão vai se lamber mais constantemente. Quando as pulgas ou carrapatos mordem ele, geralmente ele tenta se coçar, muitas vezes usando os dentes. Logo depois, a lambida é uma forma de aliviar um pouco a dor ou a coceira que ele pode estar sentindo.

Produtos de limpeza

As alergias geralmente são as causas deste tipo de mudança de comportamento, e mudanças nos produtos de limpeza podem realmente despertar o comportamento no animal. Portanto, cuidado sempre que for mudar ou utilizar algum produto de limpeza que o animal não esteja acostumado.

Psicológico

Fatores psicológicos também podem despertar comportamentos condicionados dos cães, como lambidas. Existem casos de cachorros que sofreram algum trauma na infância e que passam o tempo todo se lambendo. Pode estar relacionado ao stress, ansiedade ou ainda a depressão. 

Postado em .


Pela Web

Comentários