Fofuxo.com

Cachorro resfriado?

Sim, nossos amigos também sofrem com este problema. Saiba como identificar e tratar.

Para quem pensava que apenas os humanos sofriam com gripes e resfriados durante os dias mais frios do ano, ou quando acontece aquela virada de tempo inesperada, saiba que os cães também podem ficar gripados e resfriados. E assim como acontece com os humanos, os animais também podem ficar bastante debilitados quando estão com este tipo de doença.

Cachorro resfriado?

Mas os veterinários costumam dar um nome bem específico quando estão falando dos vírus que afetam os animais de estimação e que causam gripe ou resfriado: traqueobronquite infecciosa canina, que também pode ser apenas chamada de tosse dos canis. Mas os sintomas são muito parecidos com o dos humanos. Apesar do nome, não é apenas tosse que pode ser o sintoma deste problema, mas eles também podem ficar com problemas respiratórios, febre e até mesmo rouquidão.

Este simples resfriado ou gripe nos cães podem realmente virar um problema maior caso não seja efetivamente tratada. Esta gripe ou resfriado pode se transformar em uma doença mais séria, como uma sinusite, ou nos casos mais extremos ele pode se transformar em uma sinusite. Por isso, é muito importante que as pessoas fiquem atentas aos sintomas que podem aparecer.

Sintomas

Cachorros resfriados podem ter febre.Sempre fica um pouco mais complicado para os donos de animais estarem atentos especificamente em sintomas que os cães possam apresentar, mas para os cachorros que estão mais próximos das pessoas, como os que vivem dentro de apartamentos, os sintomas podem ficar mais claros para os seus donos.

Os cachorros apresentam um comportamento muito semelhante aos donos. Geralmente eles começam o ciclo de gripe ou resfriado ficando mais quieto, sem querer passear ou ficar fazendo festa para o seu dono. Além disso, os cachorros começam a ter coriza constante, com o nariz molhado o tempo todo. Além disso os cachorros também espirram e tossem bastante. Quando eles estão no auge do problema podem apresentar febre.

Dicas para evitar a gripe ou resfriado

Aqueça seu cão para que ele fique longe do resfriado. - Evite dar banhos nos seus cachorros nos dias muito frio ou nos dias que estão muito úmidos. É importante que as pessoas tenham bom senso para que não deixem o cachorro molhado nos dias mais frios do ano. Mas é claro que não é necessário cortar os banhos dos cachorros durante o inverno, mas sim escolher aqueles momentos mais quentes do dia para dar o banho.

- Para os animais que possuem mais pelo, é fundamental que a tosa não seja feita durante o inverno, deixando para aparar os pelos somente no verão ou na primavera.

- Assim como os humanos, quanto menos os cães passarem frio maior a chance deles terem gripes ou resfriados. Portanto, coloque roupas nos seus cães nos dias mais frios do ano.

- Caso tenha um cachorro que fique na rua, é importante que ele tenha um abrigo nos dias mais frios ou chuvosos, como uma casinha resistente a chuva. Mas o mais interessante é colocar esta casinha em um local protegido do frio intenso ou da chuva. 



Comentários

Veja mais em Saúde