Fofuxo.com

Tiffanie

Veja tudo sobre a raça Tiffanie. Características físicas e emocionais, Galeria de Fotos, Ficha técnica, etc.

Se você é um grande amante de gatos ou também procura um gato que tenha uma raça ideal para que possa lhe fazer companhia em casa, você precisa conhecer o gato da raça Tiffanie. Este é um felino bastante caseiro, meigo, mas acima de tudo ao mesmo tempo costuma ser muito divertido e brincalhão. É muito amigo das crianças e dos adultos, um gatinho ideal para se ter em casa. Conheça a seguir um pouco mais deste gato que é considerado tão especial pelos seus treinadores.

Tiffanie

Origem

TiffanieA raça de felinos Tiffanie é uma das mais interessantes para se ter em casa. Já que os gatos apresentam como características físicas e psíquicas serem muito meigos, caseiros e ainda gostam muito de brincadeiras. Os Tiffanie gostam de brincar com crianças e também com os adultos. Não é possível se confundir a casta com as raças. O gato da raça Tiffany e o Chantilly, dos quais são originários da América no Norte são exemplares distintos.

A origem do Tiffanie aconteceu no Reino Unido e deverá ter peculiaridades muito diferentes. A raça veio através do cruzamento arquitetado com todo o cuidado de um gato da raça Persa Chinchila juntamente com um sagrado da Birmânia. Este cruzamento então foi planejado pela baronesa Von Kirchberg. E teria acontecido no ano de 1981. Nas ninhadas seguintes as marcas em cor sépia inerentes aos gatos orientais e os genes de pelo mais longo começaram então a surgir.

O Tiffanie curiosamente é o único exemplar de gato do grupo asiático de pelos longos.

Aos poucos foram feitos diversos cruzamentos e foi que no ano de 1981 eles começaram a resultar em gatos de pelagem curta. Apesar disto as ninhadas posteriores, os genes de pelos longos e o padrão das marcas sépia nos gatos orientais passaram a chamar mais á atenção de todos.

Características

TiffanieOs gatos da raça Tiffanie são muito carinhosos, dóceis além de muito extrovertido assim como os gatos originários da raça como o Sagrado da Birmânia e o Persa Chinchila.

Sua pelagem se apresenta de forma semilonga e sedosa. É um animal que possui um porte médio, musculoso e ainda de costas direitas.

Possui uma cabeça praticamente cuneiforme e curta, com orelhas mais largas e arredondadas que continuam na sua linha da face, são repletas de tufos de pelos.

Seus olhos são grandes, arregalados e possuem um belo contorno escuro, podendo até mesmo ser verdes, amarelos ou uma cor intermediária.

Suas pernas aparecem médias e possui uma cauda comprida e emplumada.

É uma raça que já foi reconhecida pela Fife, mas o gato Tiffanie é um animal muito raro, um presente perfeito para os amantes e também colecionadores de gatos.

Os gatos desta raça possuem fortemente as características de seus ancestrais, dentre outras características o gato Tiffanie poderá ser considerado como um animal raro e precioso. Eles são mais ativos do que os gatos Persas e mais refreados do que o Sagrado da Birmânia, uma raça totalmente equilibrada. Estes gatos ainda apresentam um comportamento gregário, curioso bem como inquisitivo.

Pelagem

TiffanieA sua pelagem poderá aparecer em diversas cores, porém com cores base em tons de vermelho, marrom e prata. Os gatos que contarem com uma cor avermelhada possuem uma pelagem mais longa e sua cauda é mais comprida.

Na América do Norte principalmente no Canadá os gatos de cor marrom são bastante populares e fáceis de encontrar. Sua pelagem demora mais para se desenvolver do que nas outras cores apesar disto.

Os felinos de cor preta deverão contar com pontas azuis e são mais exóticos. Sua pelagem de cor prata misturada e as suas pontas azuis deverão criar um contraste de cor que irá deixar o gato muito mais distinto, bonito e apreciado.

O Tiffanie é um gato excelente para quem gosta de ter um felino com aparência de gato Chinchilla, as que não têm interesse em ter trabalhos com o seu visual devido a isto. É um gato muito manhoso, gosta de ficar sempre em casa e é uma raça perfeita para criação em apartamentos.

Temperamento

TiffanieO gato da raça Tiffanie acabou por ir buscar tudo o que há de melhor de cada uma das raças que lhe deram origem, sendo que é mais vivo do que o gato de raça Persa e mais contido do que o gato Burmês.

Podemos citar que o gato da raça Tiffanie tem uma personalidade bastante equilibrada, é um gato considerado gregário, meigo, brincalhão e ao mesmo tempo digno, curioso, sociável e inquisitivo.

É um felino que gosta demais da companhia dos humanos e procura sempre saber tudo o que está acontecendo com eles.

Gostam muito de brincar, de crianças, de espaços grandes. Os gatos da raça Tiffanie possuem uma grande característica peculiar comparando com as outras raças devido ao simples fato de que gostam muito de brincar.

Procuram brincar muito até cansar. Apesar de gostarem de correr, se divertir e ter um maior espaço também não deixam de lado o seu dono caso sejam criados em apartamentos pequenos. Apesar disto este tipo de cuidado deverá dar ao dono um felino mais introspectivo e mais dependente que certamente irá estar o tempo todo esperando você para que possa fazer qualquer coisa.

Saúde

TiffanieAlguns cuidados com a sua pelagem são importantes, e para que ela fique sempre bonita e exuberante é preciso se escovar os pelos a cada três dias. É importante ainda regularmente se cortar as unhas e limpar seus olhos e orelhas com um lenço umedecido sem álcool para que ele esteja sempre bonito.

É um gato de vida longa, podendo chegar a 17 anos em alguns casos e por isso merecem muito mais do que todo o cuidado especial requisitado. São animais de estimação que precisam ir ao veterinário ao menos duas vezes por ano, e se for o caso de acontecer qualquer tipo de situação estranha, uma dica interessante é se optar por uma visita ao dono dos pais do exemplar que você comprou para ver se ele sabe o que está acontecendo.

Com isto qualquer tipo de comportamento diferenciado, ou seja, sele se apresentar um gato mais agressivo, sonolento, não quiser se alimentar direito ou mesmo ficar escondido e arredio, certamente terá alguma coisa errada. E por este motivo precisa de uma atenção especial. O veterinário irá dar todas as informações que forem precisas sobre o que está acontecendo e em alguns casos ainda oferecer um tratamento adequado juntamente com a realização de exames de rotina.

São gatos muito saudáveis e por isso não costumam desenvolver doenças genéticas, porém sofrem de problemas de bolas de pelos, que nada mais é que o felino ao se lamber vai ingerindo muitos pelos, chegando ao ponto que se cria uma bola em  seu estômago que não consegue ser diluída ou mesmo no seu intestino prejudicando assim a sua digestão.

Existem tratamentos simples e eficazes para este tipo de problema, e por este motivo é importante ficar atento a todos os passos que seu felino der para que você tenha junto dele uma vida muito bonita, longa e feliz. Afinal de contas para que serve um animal de estimação se não é para nos deixar mais felizes e também renovar as energias da nossa casa não é verdade?

Ficha Técnica do Tiffanie

Ficha Técnica do Tiffanie
Nome Original Tiffanie
País de Origem Reino Unido
Porte Pequeno
Características Físicas Cabeça: cuneiforme. Orelhas: largas e arredondadas. Olhos: grandes e arregalados.
Peso médio Macho - 4 a 7 kg • Fêmea - 4 a 7 kg
Expectativa de Vida 17 anos
Cor da Pelagem Vermelha, marrom e prata.
Tipo da Pelagem Semilonga e sedosa.
Temperamento Meigo, brincalhão e caseiro.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários