Fofuxo.com

Sphynx

Veja tudo sobre a raça Sphynx. Características físicas e emocionais, Galeria de Fotos, Ficha técnica, etc.

A raça de gatos Sphynx é uma raça bastante diferente das convencionais comercializadas no mercado de animais de estimação. Devido a sua aparência um tanto estranha ela é realmente voltada para pessoas mais exóticas ou mesmo para amantes de felinos que não se importarão com a sua aparência. Para criadores de forma geral normalmente ele não é recomendado, pois além de não ter uma aparência muito amistosa, poderá exigir cuidados que talvez você não possa dar. Conheça a seguir um pouco mais sobre o gato da raça Sphynx.

Sphynx

Origem

SphynxA raça de gato Sphynx também é conhecida como Gato Pelado Canadense, é um gato bastante parecido com o Gato Pelado Mexicano que é uma raça considerada atualmente extinta. Foi então no ano de 1966 que o primeiro exemplar de gato Sphynx teria surgido, um gato doméstico que deu a luz a um gato totalmente sem pelos no Canadá. Esta mutação ocasionou o surgimento de gatos que não tivessem pelos o que é natural e comum em vários países.

Os gatos da raça Sphynx são totalmente desprovidos de pelos, e possuem características físicas consideradas bem diferentes dos demais felinos, costuma ser dono de uma personalidade que se parece mais com a de um cachorro do que a de um gato. A sua pele sempre se apresenta suave ao tato e a sua temperatura interna é ligeiramente maior do que em outras raças.

Existem diversos estudos onde a raça teria aparecido na época dos Astecas, na América Central. Apesar disto apenas a partir da década de 60, foram então iniciadas pesquisas com gatos que não tivessem pelos. Ao final daquela década, diversos criadores americanos já haviam conseguido o reconhecimento provisório desta raça como uma raça oficial pela CFA (Cat Fanciers Association).

Apesar desta particularidade, se passaram dois anos e este registro teria sido abolido, foi então quando se evidenciou que existiam exemplares sujeitos a problemas sérios de saúde, como por exemplo, convulsões fatais. Nos últimos 20 anos os problemas de saúde desta raça diminuíram muito, pois os criadores acabaram por aprender como os contornar. Agora pretendem pedir novamente o registro pela CFA, porém como o Sphynx é um gato que continua muito raro e poderá não preencher todos os requisitos dessa entidade para o seu reconhecimento. Eles acreditam mesmo assim que em alguns anos poderão pedir até mesmo a oficialização da raça. Aqui no Brasil a raça é raríssima, sendo considerado desconhecido do grande público.

Características

SphynxA característica mais marcante do gato da raça Sphynx é o seu corpo sem pelos e a sua pele enrugada. Na verdade o corpo destes gatos é coberto com uma pelagem quase que invisível o que faz desta raça um dos gatos mais exóticos e diferenciados do mundo. Para se ter ideia nos Estados Unidos ele foi apelidado de ET e a banda de rock Aerosmith se aproveitou desta imagem e o reproduziu em camisetas do grupo e encartes de seus discos.

Devido a este visual totalmente diferente, o Sphynx está longe de agradar a maior parte das pessoas que preferem sempre gatos mais peludos e atraentes.

Outra situação diferenciada de sua raça são suas rugas, estas que na verdade todos os gatos possuem, porém acabam sendo encobertas por sua pelagem, seja ela ruga ou longa. Outra característica particular do Sphynx é a sua oleosidade, em outras raças o óleo passa da pele para os pelos. Mas apesar disto no caso desta raça, quase que sem pelos, essa oleosidade acaba ficando em sua própria pele.

Em resumo o Sphynx é um gato que possui uma ossatura fina e bem musculosa além de contar com uma cauda longa. Sua cabeça não é redonda nem mesmo cuneiforme, se alarga até os olhos e daí para cima apresenta-se com a forma de um bloco retangular. Seus olhos dourados ficam sempre localizados para trás e ligeiramente inclinados. Suas orelhas são inseridas na base maior e superior de sua cabeça, são grandes e ainda ligeiramente arredondadas em suas pontas.

Pelagem

http://static.fofuxo.com.br/_upload/galleries/2013/04/08/sphynx-51635747165fa.jpgA pele do Sphynx costuma ser bastante característica, formada por rugas até mesmo em sua cabeça. Os gatos filhotes apresentam uma pelagem muito fina que cobre seu corpo, que no adulto apenas poderá ser observada nas extremidades. Seus pelos curtos e finos são muito semelhantes com um veludo e ao tato como musco, cobrem a sua face, são maiores atrás das orelhas e mais duros ao redor de seu nariz e da sua boca.

Os últimos centímetros de sua cauda poderão ser cobertos de pelos finos que são dobrados como em uma cauda de leão. Seus testículos são cobertos por uma espessa camada de pelos maiores que em qualquer parte do corpo. Gatos desta raça podem apresentar qualquer tipo de colorido, porém, no caso de uma cor só ela deverá se apresentar de forma uniforme e distribuída pelo dorso bem como nas suas partes externas, tornando assim mais claras no ventre e nas partes internas das patas.

Personalidade

SphynxDe acordo com diversos especialistas no ramo, os gatos da raça Sphynx é um macaco, cão, criança e gato tudo ao mesmo tempo. Adoram fazer acrobacias, diferente de outros gatos. São muito leais a humanos e os seguem para todo o lado de cauda levantada e também felizes da vida, além de estarem sempre pedindo atenção por parte de seus donos.

É um felino esperto e afetivo. Amigáveis e se adaptam bastante a qualquer tipo de família. Para ele todas as pessoas são suas amigas, mas ele não demonstra seu carinho e desta forma poderão ter problemas com estranhos. Apesar disto se relacionam bem com outros animais;

Costumam seguir seu dono em todos os lugares.

Saúde

Assim como todos os gatos o gato da raça Sphynx é capaz de fazer a sua própria higiene, devido as suas características, porém precisa de alguns cuidados extras que sejam realizados para a sua higiene. O cuidado principalmente é que como a sua pele não elimina gordura devido à falta de pelos, deverá ser limpo com um pouco de leite de toillete que é vendido em qualquer loja especializada do ramo, ou mesmo toalhas umedecidas sem álcool sempre uma vez por semana.

O banho deverá acontecer pelo menos uma vez por mês com um shampoo que seja neutro. Estes processos além de tonificarem e facilitarem a circulação evitam problemas de pele, como por exemplo, as dermatoses.

Sphynx

É importante ainda se ter um cuidado com o sol direto, pois como a sua pele é nua ela bronzeia com facilidade e pode gerar problemas sérios para o seu felino.

Suas orelhas devem ser limpas uma vez por semana, pois criam muita cera castanha, a utilização de solução de Otoclean poderá ajudar bastante a evitar possíveis problemas com otites.

Limpar sempre as suas patas bem como as almofadas retirando corpos estranhos e ainda cortar regularmente as suas unhas com alicate próprio para esta finalidade também são cuidados que devem ser realizados muito importantes.

Sua alimentação deverá ser realizada a base de croquetes, que são ricos em calorias, pois ele precisa se desenvolver forte e saudável devido à perda de calor de sua pele nua. Procure sempre ter água limpa e fresca a sua disposição.

Todos os gatinhos da raça deverão ser desparasitados uma vez por mês até os 6 meses. Depois disto de seis em seis meses. É importante se desparasitar o animal sempre antes de se realizar as baterias de vacinas anuais para não gerar problemas de saúde para seu felino.

Outro ponto importante é as idas ao veterinário, caso você verifique qualquer tipo de situação estranha com a saúde do seu gato, mudanças de comportamento, falta de apetite e irritabilidade fácil, o que não são características desta raça é preciso ficar de olho para que não tenha problemas mais sérios mais para frente.

Por este motivo é importante se levar o animalzinho de estimação no veterinário pelo menos duas vezes ao ano, para que ele possa verificar se está tudo bem com o seu animalzinho de estimação ou em alguns casos realizar alguns exames de rotina para detectar problemas de saúde que poderão acontecer com a sua raça.

Ficha Técnica do Sphynx

Ficha Técnica do Sphynx
Nome Original Sphynx
País de Origem Canadá
Porte Médio
Características Físicas Cabeça: angulosa de forma triangular. Olhos:Grandes. Orelhas: Grandes
Peso médio Macho - 3 a 7 kg • Fêmea - 3 a 7 kg
Expectativa de Vida 14 anos
Cor da Pelagem Preto,rajado ,vermelha ,creme, cinza chumbo.
Tipo da Pelagem Sem pelo
Temperamento Leal, esperto e afetivo.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários