Fofuxo.com

Singapura

Veja tudo sobre a raça Singapura. Características físicas e emocionais, Galeria de Fotos, Ficha técnica, etc.

Ao olhar para um gato da raça Singapura é muito provável que a pessoa lembre-se das cores das fotografias antigas. Eles são realmente muito apaixonantes, com uma forma de olhar com olhos grandes e inocentes que realmente conseguem derreter a maioria das pessoas, dificilmente alguém vai conseguir ficar muito tempo brabo com este felino.

Conheça um pouco mais sobre a menor raça de gatos do mundo, o gato Singapura.

Singapura

Origem

SingapuraOs gatos da raça Singapura surgiram de uma origem a partir de Cingapura no Sudeste Asiático, um local de grande transporte marítimo internacional onde existe uma grande quantidade de felinos rondando as docas buscando comida. Estes gatos foram tratados como um verdadeiro estorvo e foram então feitos vários esforços para exterminá-los até que um criador americano os descobriu e os promoveu como uma nova raça.

Um geofísico americano chamado de Hal Meadow que trabalhava em Cingapura e a sua esposa trouxeram os gatos com características da raça quando voltaram para os Estados Unidos no começo dos anos 70. No ano de 1971 foram então enviados mais alguns gatos para os Estados Unidos e então começou a sua criação. No ano de 1974 Hal teria sido transferido definitivamente para Cingapura e eles se mudaram para lá com seus gatos, onde estavam um birmanês azul, uma birmanesa castrada e três gatos que foram identificados como os netos dos gatos originais. No ano de 1975 voltaram para os Estados Unidos com cinco gatos marrons.

Em seu retorno para os Estados Unidos os Meadows começaram então um programa de melhoramento para estabelecer a raça Singapura, com uma criação de uniformidade, aparência e ainda saúde e disposição.

Alguns gatos marrons de cor sólida apareceram nas ninhadas e em 1985 ficou muito claro que alguns Singapuras carregavam um gene que seria recessivo para cores sólidas.

Foi então que os criadores realizaram um programa de testes de acasalamento para que pudessem identificar os gatos portadores do gene para a cor sólida, eliminando do cruzamento os não portadores deste gene. No ano de 1987 foi então que um criador de Singapura que se chamava Gerry Mayes foi a Cingapura para encontrar mais gatos com características da raça que teria fundado as demais, e trouxe então algumas de volta para os Estados Unidos, que ele registrou. A raça atualmente ainda é rara, mas conta com seguidores muito dedicados entre os criadores e proprietários de animais de estimação.

A TICA aceitou o gato da raça Singapura para competição no primeiro campeonato de felinos da raça em 1979. Já no CFA os Singapuras foram aceitos para inscrição no ano de 1982 e para competição a partir de 1988.

Características

SingapuraDiversos veterinários vendo um gato da raça Singapura pela primeira vez, tendem a pensar que algo pode até mesmo estar errado com o gatinho, já que ele é tão pequeno. O Singapura deverá ter um desenvolvimento lento e não irá atingir seu tamanho máximo até que atinja seus 15 a 24 meses de idade. Não existe muita diferença de tamanho entre os gatos machos e fêmeas. Costuma apresentar grandes olhos e grandes orelhas desproporcionais ao tamanho de seu corpo.

Os machos adultos pesam em torno de 2 a 3 quilos e as fêmeas um pouco menos.

Os felinos desta raça possuem um corpo compacto, moderadamente definido e também musculoso, seu abdômen é firme.

Suas patas são fortes e musculosas, afinando até seus pés pequenos, curtos e também ovais. O comprimento de sua cauda é curto.

Possui uma cabeça arredondada da frente para trás e de lado para lado. De perfil possui um crânio arredondado e tem uma ligeira curva bem abaixo do nível dos olhos.

Seu queixo costuma ser bem desenvolvido, curto e grosso. Suas orelhas são grandes e ligeiramente pontiagudas assim como abertas na sua base.

Seus olhos além de grandes como já mencionado não são salientes, possuem formato amendoado mostrando uma inclinação. As cores aceitáveis são a avelã, o verde e o amarelo com brilho, que é o preferido.

Pelagem

A cor de seu pelo é a chamada cutia ou sépia, bem como marrom tiquetaqueou cutia, apesar de ter nomes diferentes é a mesma cor e a única em que os Singapuras são encontrados e aceitos.

Ao estar em pé, o corpo de um gato Singapura deverá ter os pés dando o formato de um quadrado.

As únicas cores aceitáveis nos olhos são a avelã, o amarelo ou o verde. Suas orelhas e seus olhos devem ser grandes. Os pés deste gato são bastante grossos e musculosos.

Embora sejam pequenos, são gatos fortes, quase encorpados em sua configuração. Não são gatos delicados ou mesmo diminutos.

Temperamento

SingapuraSão gatos muito afetuosos e que gostam de estar com pessoas, andar sobre seus ombros ou mesmo se aconchegar na sua cama à noite.

Os gatos da raça Singapura são treináveis, o único problema é que eles parecem ser melhores treinadores de nós do que nós deles. Não é incomum para um dono de um felino desta raça se tornar tão encantado por seu gato Singapura que ele acaba terrivelmente mimado, um fato que leva muitas pessoas que adoravam a raça se mostrarem insatisfeitas. Você tem que ficar um passo à frente destes gatos sempre, mostrando quem manda na casa, que é você e não ele.

São gatos muito animados, curiosos e também inteligentes, alguns podem ser citados como muito inteligentes, e acham que podem fazer tudo ou mesmo qualquer coisa melhor do que você. Quando você está cozinhando, lá estará ele dando seu palpite. Quando você tenta escrever ou mesmo fizer a utilização do teclado de seu computador, eles deverão associar com grandes brincadeiras e ainda irão querer interagir com você de qualquer forma.

Este tipo de caráter é o que ele mantém praticamente por toda a sua vida adulta. Eles nem mesmo crescem por fora nem por dentro, são crianças eternas.

Enquanto que por um lado são animais extremamente brincalhões, também são bastante sensíveis ao humor do seu dono. São gatos de conforto, pois raramente brigam ou disputam territórios ou mesmo fêmeas.

Alguns criadores até mesmo relatam que quando seus gatos de outras raças começam a brigar o Singapura sai do ambiente.

As fêmeas desta raça são mães excelentes e possuem uma vontade impar de cuidar dos gatinhos, aparentemente para sempre. Os gatinhos geralmente não saem dos cuidados de sua mãe antes de quatro semanas de vida.

Uma das situações mais intrigantes sobre o Singapura é o fato de os machos não castrados não brigarem entre si, tendo uma harmonia praticamente inacreditável.

Saúde

SingapuraO gato Singapura é um felino muito saudável, e em raríssimas vezes ficam doentes, a única doença que pode preocupar seu dono um pouco é relacionada a chamada inércia uterina. Esta é uma condição onde existe a inércia uterina. A doença acontece da seguinte forma, é uma incapacidade que a gata desenvolve de colocar o feto para fora do útero, então o parto acontece de cesariana.

Os cuidados com o felino desta raça são poucos, porém fundamentais para que se tenha um gato com muita saúde. Semanalmente é preciso se limpar seus ouvidos, utilizando um produto específico para isso, que é vendido em lojas de produtos para animais.

Coloque ainda o produto para limpeza e espere passar 20 minutos. Passando este tempo é a hora de passar um algodão e remover toda a sujeira.

É importante que exista a remoção e também se passe uma escovinha para fazer massagens no animal e o ajudar a fazer com que o sangue circule bastante na região onde os pelos saem, além de se retirar pelos antigos. O excesso de pelo nos gatos poderá fazer com que eles possam desenvolver prisão de ventre por que se lambem muito, pode ainda engolir os pelos soltos em excesso e ficam depositados em seu intestino prejudicando  o seu funcionamento correto.

A alimentação correta para seu felino precisa ser disponibilizada sempre, somente desta forma ele irá se desenvolver melhor e mostrar que sabe brincar como ninguém. Caso apresente comportamento estranho, esteja triste ou acuado, em alguns casos até mesmo nervoso é preciso que seja verificado o que está acontecendo talvez até mesmo com um veterinário para que possa visualizar o que está acontecendo.

Esta visita ao veterinário deverá acontecer de seis em seis meses para que se verifique se está tudo certo.

É importante também se observar quanto à limpeza do felino, por ser um felino saudável e se limpar frequentemente é interessante que ele receba banhos pelo menos a cada quinze dias para manter o seu pelo limpo e sedoso. A escovação dos pelos também deverá ser realizada para eliminar os fios que estão mortos.

Ficha Técnica do Singapura

Ficha Técnica do Singapura
Nome Original Singapura
País de Origem Cingapura
Porte Pequeno
Características Físicas Cabeça: arredondada. Olhos: grandes. Orelhas: grandes e desproporcionais ao tamanho do corpo. Corpo: compacto e musculoso.
Peso médio Macho - 2 a3 kg • Fêmea - 2 a 3 kg
Expectativa de Vida 15 a 20 anos
Cor da Pelagem Cutia ou sépia, bem como marrom tiquetaqueou cutia.
Tipo da Pelagem Curta
Temperamento Afetuoso, inteligente e curioso.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários