Fofuxo.com

Selkirk Rex

Veja tudo sobre a raça Selkirk Rex. Características físicas e emocionais, Galeria de Fotos, Ficha técnica, etc.

Ainda que seu nome Selkirk Rex possa soar como um extinto dinossauro da era mesozoica, este nome designa certamente uma das raças mais recentes, belas e bonitas além de naturais de gatos do mundo. Uma raça que parece que sempre acabou de chegar de um cabeleireiro apesar disto seu pelo encaracolado é permanente e definitivo.

Aos amantes de gatos certamente curtem um peludo feliz em casa, bastante vistoso que lembra bastante uma bola de pelos como eles são conhecidos. Uma das raças mais queridas por estas características certamente é o Selkirk Rex, que é uma mutação de outra raça que surpreende acima de tudo pela sua pelugem fina. São bastante conhecidos por serem temas de fotografias, quadros e até mesmo animais de pelúcia de tão bonitos que eles são. É um dos mais fotogênicos entre os gatos de estimação e por isso são queridos no mundo inteiro. Conheça a seguir um pouco mais sobre esta raça tão querida.

Selkirk Rex

Origem

Selkirk RexA primeira criadora desta raça foi Jeri Newman. Criadora de Persas e em uma de suas ninhadas uma fêmea teve seis filhotes, onde três deles nasceram com pelos totalmente ondulados. Eram dois exemplares de sexo masculino e uma fêmea.

Este gato que surgiu de pelagem naturalmente ondulada se originou de um gato comum doméstico. O felino que se chamava Miss DePesto of Noface (Pest) teria sido encontrada em um abrigo na região de Montana e a gata cruzou com o PhotoFinish of  Deekay um gato persa negro. De seus seis filhotes que nasceram três deles tinham uma pelagem ondulada, provando assim que Pest era a portadora de gene para pelagem ondulada e assim como acontece com as raças Cornish e Devon Rex, este era considerado dominante.

E mesmo sendo de um gene dominante, os filhotes de uma mesma ninhada poderão nascer com pelos lisos ou ondulados. Sua origem aconteceu por volta de 1987 e para que houvesse o desenvolvimento destas raças foram utilizados diversos American Shorthairs, persas, himalayans, exóticos, e british shorthairs, sendo que atualmente ele costuma ser aceito em todas as cores. Com esta mistura o temperamento do Selkirk Rex reflete as raças que foram utilizadas no seu desenvolvimento, porém de forma geral são bastante pacientes e tolerantes com seus donos além de amorosos.

Os criadores da raça atualmente vêm começando a cuidar mais de suas ninhadas de gatos de pelagem crespa, mantendo apenas os melhores felinos da procriação. Os machos são mais fáceis de serem vendidos e também adquiridos como animais de estimação do que as fêmeas, já que a maioria dos criadores prefere manter as fêmeas como reprodutoras e não os machos.

Os acasalamentos com outras raças ainda acontecem mesmo que a pelagem do Selkirk Rex seja uma mutação de gene dominante em uma mesma ninhada. Nesta mesma ninhada poderão nascer exemplares de pelos lisos e ondulados que são os desejáveis. Os Selkirk de pelos lisos possuem uma mesma personalidade dos seus irmãos que tiverem pelos ondulados, mas não costumam ser utilizados na reprodução somente assim sendo vendidos como animais de estimação. Custam bem menos do que um filhote de pelo ondulado.

Características

Selkirk RexOs gatos da raça Selkirk Rex costumam ser uma raça grande, de ossatura forte, bastante parecida com a do British Shorthair. Sua cabeça é arredondada. Os cachos da pelagem são macios e de forma natural enrolados, mais perceptíveis nos gatos de pelagem longa. Os Selkirks são saudáveis e robustos, desde o seu nascimento. Os filhotes com pelo ondulado poderão ser diferenciados dos filhotes de pelagem lisa através dos bigodes, estes que acontecem de forma ondulada nos filhotes ondulados, e lidos nos de pelo liso.

Os bigodes são bastante frágeis e podem se quebrar.

Além disto, os gatos desta raça possuem uma aparência considerada ocidental, ou seja, sua cabeça costuma ser redonda com focinhos ligeiramente achatados. Suas orelhas são médias e pontiagudas. Seu corpo é musculoso e retangular com patas largas.

Pelagem

Normalmente os bigodes e a pelagem do Selkirk Rex não mudam quando ele fica mais velho, se ele tem pelos e bigodes ondulados desde o nascimento eles se mantém assim. Mesmo se a sua pelagem não tiver muitos cachos, o gato terá certamente seu gene cacheado e também os bigodes ondulados.

O macho adulto desta raça ou a fêmea castrada contam com uma pelagem mais exuberante. Seus cachos são maiores e mais abundantes nos flancos, em sua barriga e também ao redor do sue pescoço, com alguns cachos existentes nas costas. As costas do Selkirk possuem menos cachos.

Temperamento

Selkirk RexUm gato considerado fofíssimo certamente é o apelido que o Selkirk Rex deverá receber, mas também poderá ser muito forte e robusto.

É um gato muito ativo, afável, calmo e que se dá bem com seus conterrâneos assim como com cães. É muito brincalhão, um excelente companheiro para as crianças. Meigo e afetuoso sua convivência é algo bastante agradável.

Costuma se adaptar muito bem a uma vida em apartamentos, e deve-se ter em consideração o que devido à carência de subpelos ele deverá ser protegido do frio intenso.

Saúde

Selkirk RexOs gatos que sejam caracterizados como homozigotos devem ter uma tendência a uma maior oleosidade na sua pele, o que faz com que necessite de banhos mais frequentes.

As raças que possuem focinho curto poderão ainda apresentar condições de saúde de obstrução no seu ducto nasolacrimal. E o controle deverá ser realizado pelos reprodutores da raça. São diversas as causas para a obstrução, desde a sua hereditária formação até a má formação do seu focinho. O principal sintoma é o lacrimejamento excessivo que poderá ser notado e visualizado por manchas que são formadas em sua face. O tratamento irá depender de sua causa principal que deverá ser diagnosticadas.

Alguns gatos desta raça poderão produzir mais cera de ouvido do que o normal. Sendo assim é necessária que existe uma atenção por parte do dono com suas orelhas.

Devido aos cruzamentos com a raça, algumas doenças ainda poderão aparecer como a doença renal policística dos gatos Persas, e a cardiomiopatia hipertrófica dos Shorthairs Britânicos, ou seja, seus descendentes, indiretos da raça.

A doença renal policística causa o surgimento de cistos nos rins do gato, que poderão gerar uma disfunção renal. O surgimento destes cistos acontece já na gestação e eles aumentam gradativamente. Gatos mais velhos apresentam cistos maiores. Os sintomas deste problema são a depressão, perda de apetite, sede, perda de peso e urina em excesso. Seu diagnóstico é realizado através de exames de ultrassonografias ou mesmo exames de DNA.

Outras condições como, por exemplo, a Cardiomiopatia Hipertrófica é uma doença considerada hereditária e que poderá ser identificada antes dos gatos atingirem a sua idade adulta, podendo-se evitar a sua propagação. Os gatos portadores desta doença deverão ser castrados, pois não devem se acasalar. Esta doença é causada gerando uma morte repentina em vários felinos.

É necessário que seja por sua vez realizado um diagnóstico feito por veterinários, pois os sintomas não são aparentes. A doença faz com que a câmara esquerda do coração do felino engrosse, dificultando assim o bombeamento do sangue do animal pelo seu coração, o veterinário ao ouvir o coração e os pulmões do animal com um estetoscópio deverá examinar seus batimentos cardíacos dando assim um diagnóstico mais preciso quanto à doença.

Para que não aconteçam estes tipos de problemas é muito importante que o comprador do felino conheça os reprodutores da raça e saiba se eles possuem algum tipo de doença genética ou não, com este diagnóstico é possível se ter uma ideia se o animal comercializado é de boa procedência ou não. Gatos com certificação e pedigree deverão receber todos os tratamentos e serem certificados por órgãos responsáveis e por este motivo certamente não irão desenvolver doenças ou problemas relacionados aos genes recessivos ou dominantes destes felinos.

Outra informação bastante importante é que caso você visualize qualquer tipo de comportamento estranho ou mesmo diferenciado no seu felino é importante que o leve diretamente ao veterinário, pois poderá estar com alguma doença que você não sabe o que é.

Normalmente os animais são mais resistentes a dores do que os humanos por isso não dão sinais de problemas. Esta visita deverá acontecer pelo menos duas vezes ao ano com os exemplares da raça, para que sejam realizados exames de rotina e verifique se está tudo ok com seu bichinho de estimação.

Alimentos de qualidade e vacinações que devem ser realizadas anualmente são necessárias para que seu animal de estimação possa ter uma vida longa e saudável. A expectativa de vida destes felinos deverá ficar entre 12 a 16 anos e tudo dependerá diretamente dos cuidados que você irá oferecer ao seu animal de estimação e ainda todo o carinho e cuidado sentimental que der para o seu bichinho.

Ficha Técnica do Selkirk Rex

Ficha Técnica do Selkirk Rex
Nome Original Selkirk Rex
País de Origem Estados Unidos
Porte Médio/Grande
Características Físicas Cabeça: arredonda. Orelhas: médias e pontiagudas. Olhos: redondos e grandes. Corpo: musculoso e retangular.
Peso médio Macho - 3 a 5 kg • Fêmea - 3 a 5 kg
Expectativa de Vida 12 a 16 anos
Cor da Pelagem Marrom acinzentada, mink, bicolor, chocolate, lilás, esfumaçado.
Tipo da Pelagem Curta ou longa, lisa ou ondulada.
Temperamento Ativo, afável, calma, brincalhão e meigo.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários