Fofuxo.com

Ragamuffin

Veja tudo sobre a raça de gato Ragamuffin. Sua história, características físicas e emocionais, galeria de fotos e ficha técnica completa!

Os gatos da raça Ragamuffin adoram o seu dono. Ele é muito querido, atencioso e até gosta de brincar, apesar de também gostar de descansar. Se o que se pretende é ter um gato que goste da família e que faça companhia, então o Ragamuffin é uma boa escolha. O Ragamuffin é um gato de caráter adocicado e que restitui o sorriso a qualquer um. Conheça um pouco mais sobre a origem desta raça.

Ragamuffin

Origem

RagamuffinA origem do gato Ragamuffin está ligada diretamente a própria origem do Ragdoll, esta que deverá ser compreendida para que se possa entender melhor a raça. Durante a década de 60, uma gata que se chamava Josephine, que apresentava o biótipo original do gato sofreu um acidente, e acabou sendo levada para a Universidade da Califórnia. Assim que foi tratada e curada deu origem a uma ninhada onde todos os gatos eram meigos e dengosos. Uma vez que esta gata teria sido tratada e curada deu origem a uma ninhada em que os gatos eram meigos e dengosos.

Este fato curiosamente começou a se repetir nas ninhadas seguintes e acabou não passando despercebido para a criadora de gatos Ann Baker, e também vizinha dos donos da gata Josephine. A criadora então comprou uma série destas crias e começou um programa que deu origem então a raça Ragdoll, a palavra significa boneca de trapos, o que representa os movimentos ondulados do gato que parece se moldar a qualquer tipo de colo ou qualquer abraço. Estando ciente das peculiaridades da raça. Ann então a patenteou e criou o seu próprio registro da raça através do IRCA. A partir do momento que veio a se tornar standard da raça, começou a impor regras a todos os que desejassem criar ou vender os gatos sob a designação Ragdolls. Ann passou a proibir também que esta raça fosse registrada em qualquer outro tipo de associação que não fosse a sua.

Foi então a partir do ano de 1975 que um grupo de fãs da raça rompeu com seus ditos abandonando a IRCA, pois pretendiam assim conquistar o reconhecimento através de outras entidades. O nome então Rafamuffin surgiu no ano de 1994, época quando uma nova vaga de criadores descontentes resolveu se manifestar com relação às restrições que eram impostas por Ann Baker. E por não poderem se chamar de Ragdolls decidiram lhe dar outro nome e por título acabaram escolhendo o nome Ragamuffin. No ano de 2003 foi então que a raça foi aceita finalmente pela Cat Fanciers Association, o que deu início a uma nova história e se distanciando um pouco mais do gato da raça Ragdoll.

Características

RagamuffinComo características físicas do Ragamuffin podemos encontrar uma raça de gatos grandes, musculosos e pesados. Contam com um peitoral largo e um pescoço que fosse considerado muito curto.

Seu pelo é bastante grosso e espesso, deverá contar com um comprimento médio e pode aparecer em várias cores.

Musculosos por natureza, com ombros e peitos largos, possuem uma tendência a ficar com uma ligeira barriguinha. Seu pescoço por sua vez é comparativamente pequeno. Suas patas são bastante grandes e redondas, contando com tufos de pelo entre e ao longo de suas patas e as suas pernas possuem ossos largos e são de tamanho médio. A sua característica apesar disto mais marcante, para além de sua terna personalidade e pelo macio é o seu focinho.

Seu focinho é bastante redondo e firme, com bochechas grandes. Seus bigodes são farfalhudos e as suas orelhas redondas e médias, devem ser proporcionais a sua cabeça e colocadas bem em cima ligeiramente inclinadas para frente. Seu nariz é bastante característico e conta com uma pequena cavidade como uma concha.

Estão disponíveis para todos os padrões e cores, com exceção dos que possuem uma coloração circunscrita ao focinho, as suas patas e caudas. Seus olhos poderão ser de qualquer tipo de cor desde que sólida, incluindo exemplares com o chamado odd-eyed, ou seja, de um olho de cada cor.

Pelagem

Os gatos da raça RagaMuffins podem ser encontrados em todos os padrões e cores, apesar disto os colorpints não são permitidos sob padrões CFA. Seus olhos podem ser de qualquer tipo de cor sólida, com alguns casos de existirem a chamada heterocromia.

Temperamento

RagamuffinO único extremo permitido nesta raça é a natureza extremamente dócil do gato Ragamuffin, pois costuma ser um felino extremamente meigo, gentil e também cheio de afetos. Cativam por demais os humanos. A verdade é que com isto eles estão sempre conquistando seus objetivos, que são os colos e carinhos, apesar disto sabem dar o retorno. É um tipo de gato que vai receber o seu dono na porta, o acompanha e segue o tempo inteiro, e como qualquer bom amigo que se preze são faladores, e podem ter longas conversas com a sua família humana, apesar de não entendermos nada.

Devido a sua grande docilidade costumam ser gatos excelentes para se ter em casa e até mesmo gatos para a sua própria segurança. Não costumam ser muito atléticos, o que não muda em nada a sua grande vontade de brincar, pular, escalar, arranhar postes de madeiras ou mesmo de cordas onde limam suas garras. Um traço bastante especial e característico da raça é se prender com rápidas e também inesperadas mudanças de humor.

Seus momentos de rabugento são sempre passageiros. Sua vocação costuma ser mimar, dar carinhos e atenção para todos os membros da sua família, incluindo até mesmo outros animais de estimação. Quando o assunto são os temperamentos existem traços que lembram bastante algumas raças de cães de colo. São bastante calmos e pacientes, companheiros ideais para crianças, em brincadeiras, porém em que não se imaginam gatos, como festas com bonecas ou mesmo embalar em carrinhos de bebê como se fossem verdadeiros bebês, e eles adoram.

De forma geral, onde ele receba a atenção dos humanos ele está adaptado a qualquer tipo de atenção e situação. Toda esta descrição certamente não irá resultar em um gato preguiçoso e que se limita a fazer tudo àquilo que dele querem. É possível se pensar em um gato extremamente bem humorado e boa onda, capaz de entrar em qualquer tipo de brincadeira, principalmente quando esta brincadeira envolve seus próprios brinquedos que tem interesse.

Saúde

RagamuffinAinda que seja um felino de pelo médio a longo não exige muita manutenção, pois não é propício a ocorrerem embaraços. Ainda assim para que se tenha um aspecto bastante saudável e mais belo, é importante não descuidar das escovagens neste felino, e é importante sempre oferecer uma superfície para que ele possa arranhar bem como seus próprios brinquedos. Conquistar um gato feliz é ter um exemplar de gato ocupado com brincadeiras e mimado. Contam com uma enorme vantagem de serem por grande natureza saudáveis, sem contar com problemas de saúde genéticos e com uma longa esperança de vida.

Atingem a sua maturidade de forma bastante tardia, apenas por volta dos quatro anos, o que faz com que ele possa aproveitar todas as etapas de sua vida quando o assunto são as brincadeiras. Os criadores costumam oferecer os filhotes entre 12 a 16 semanas de nascidos, e a esta altura já deverão contar com a sua vacinação básica além de desenvolverem uma estabilidade física, e social que irá lhes permitir se adaptar com alegria a um novo meio, uma nova casa e uma nova família.

O gato da raça RagaMuffin tem uma expectativa de vida equivalente a 15 anos, e pode chegar a ter mais de 10 kg se for macho, deverá contar também com um espaço para se exercitar e ainda manter a sua forma.

Como dicas é importante acima de tudo, para que se tenha um exemplar de felino saudável, que se ofereça uma ração de qualidade, esta que deverá ser sempre concedida de acordo com a indicação do criador que vender o animal ou mesmo um veterinário de sua confiança para que não aconteçam erros. As rações premium normalmente são as mais indicadas já que oferecem todas as vitaminas necessárias para que seu felino cresça bem, forte e saudável.

Além disto, tudo este é um animal extremamente comilão, por isso é importante ter este cuidado já que ele poderá ter uma inclinação para a obesidade, o que poderá encurtar o seu ciclo de vida.

Outro fator muito importante é as visitas ao veterinário, as visitas ao veterinário deverão ser feitas pelo menos duas vezes ao ano. O veterinário é o médico responsável pelo seu animal de estimação e é ele quem irá dar todas as informações pertinentes ao que pode ou não ser feito com o seu gato tanto de brincadeiras, alimentação, medicação caso sejam necessárias entre uma série de outros problemas.

É claro que quem for um dono que quiser ter seu animal feliz, bonito e alegre com a sua família certamente irá ter de cuidar com todo o amor e carinho. Afinal de contas um animalzinho de estimação faz toda a diferença em um lar. Oferece uma renovação de energias além de muitas felicidades para todas as pessoas com suas inocentes travessuras e brincadeiras.

Por isso certamente o gato Ragamuffin é uma excelente alternativa de animal de estimação. Um bom amigo para todos e que sempre estará ali para o que der e vier para toda a sua família e as pessoas que ele se simpatizar.

Ficha Técnica do Ragamuffin

Ficha Técnica do Ragamuffin
Nome Original Ragamuffin
País de Origem Estados Unidos
Porte Grande
Características Físicas Orelhas: redondas e médias. Olhos: grandes e doces. Corpo: musculoso.
Peso médio Macho - 10 kg • Fêmea - 10 kg
Expectativa de Vida 15 anos
Cor da Pelagem Solida
Tipo da Pelagem Grossa e espessa.
Temperamento Dócil, meigo e gentil.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários