Fofuxo.com

Persa

Saiba tudo sobre a raça de gato Persa. Fotos, características, pelagem, ficha técnica e muito mais.

O gato Persa possui suas origens na região da antiga Pérsia, atual Irã, é uma das espécies tanto mais populares do mundo e mais antigas. Destacam-se por ter um focinho achatado e serem muito peludos além de contar com um pelo comprido, resultando assim em uma beleza invulgar que qualquer pessoa apaixonada por gatos gostaria de apreciar.

Apesar disto também é necessário saber muito bem como lidar com um gato Persa. A seguir iremos dar algumas dicas bastante interessantes e valiosas de como lidar com um gato persa.

Persa

Origem

PersaA primeira descrição conhecida e precisa sobre a raça aparece no livro de história natural de Georges Louis Leclerc Bufon (1707-1788) e a primeira exposição de felinos teria sido organizada por Harrison Weir em 1871 no chamado palácio de Cristal em Londres, e também a primeira exposição e felinos que teria sido organizada por Harrison Weir em Gales como proprietário e expositores de exemplares persas. No ano de 1910 foi então criado na Inglaterra o chamado o "Governing Concil of the Cat Fancy of Great Britain", quando foram estabelecidos então os primeiros padrões da raça Persa, sempre ocupando uma posição de destaque dentro da chamada aristocracia felina.

Outra vertente desta raça nos remete a uma origem no início do século XVIII, quando um viajante italiano, que se chamava Pietro Della Valle teria passado pela Pérsia e trouxe consigo alguns dos belos gatos que andavam pelas ruas do país. Ao chegar à Itália foi que imediatamente estes gatos ganharam a sua simpatia, e principalmente devido suas características peculiares como por exemplo sua pelagem que se apresenta sempre macia e brilhante.

A raça moderna do Persa surgiu somente no século XIX quando esses gatos que foram criados na Itália teriam sido levados para a Inglaterra onde sofreram cruzamentos com gatos da raça Angorá. Em seguida foi feito aos poucos um trabalho de melhoramento genético que visava oferecer uma maior variedade tanto de cores como padrões de pelagem do felino. Atualmente existem mais de 100 combinações de cores para os gatos desta raça, variando desde a cor branca neve até o malhado casco de tartaruga.

Características

PersaPor vários anos diversos criadores de gatos Persas, através de processos de seleção nos acasalamentos teriam sido modificados em algumas de suas características, como por exemplo a atual forma mais arredondada do crânio, um nariz muito mais curto e com um posicionamento considerado mais alto, o que teria provocado um rosto absolutamente achatado e automaticamente e mudando todo o padrão das exposições de felinos.

Para que se possa ter a real dimensão da transformação desta raça, um grande campeão dos anos 70 jamais teria alguma chance competindo hoje.

Veja a seguir um pouco sobre a descrição padrão do gato Persa que foi estabelecida a partir do Cat Fancier's Association (CFA) nos Estados Unidos.

De forma geral, o Persa ideal deverá dar a impressão de contar com uma ossatura pesada. Um gato bem equilibrado, contando com uma expressão doce, suas linhas suaves e redondas. Seus olhos redondos e grandes bem afastados em uma grande e redonda cabeça, contribuem para que ele adquira um aspecto global e também expressivo. Sua pelagem espessa e longa procura suavizar as linhas do gato e ainda acentuar a sua aparência arredondada.

Sua cabeça é redonda e bastante volumosa, com uma grande largura de crânio, uma face redonda por cima de uma também redonda estrutura óssea que deve estar bem posta em um pescoço que seja curto e espesso.

Seu nariz é pequeno, achatado e largo, com seu topo terminado centrado entre os olhos, suas bochechas sempre serão de aspecto cheio.

Sua mandíbula costuma aparecer larga e poderosa, com um queixo cheio e bem desenvolvido, firmemente arredondado que reflete em sai uma mordida forte. Suas orelhas são arredondadas nas pontas, sempre voltadas para frente e não excessivamente abertas em sua base, costumam ser bem afastadas entre si e posicionadas na parte arredondada e quase na lateral de sua cabeça.

Seus olhos sempre aparecem de cor brilhante, grandes e muito redondos, bem afastados um do outro dando uma grande expressão em sua face.

Seu corpo é do tipo curto, com pernas curtas, largo e ainda profundo em seu tórax, igualmente volumoso em seus ombros e ancas, com uma bem arredondada parte traseira. Uma boa musculatura sem evidências de obesidade. De tamanho grande ou mesmo médio. Na avaliação de qualidade da raça, predomina o seu tamanho. Suas pernas são curtas, espessas e fortes. Suas patas dianteiras retas. Posteriores retas quando vistas por trás.

Suas patas normalmente são grandes, redondas e formes. O seu dedão do pé fica na parte traseira da pata, cinco ficam localizadas na frente e quatro na parte de trás.

Seu rabo é pequeno porém proporcional ao seu comprimento do corpo, sem contar com curvas nem mesmo ângulos que possam ficar abaixo do dorso.

Pelagem

PersaSua pelagem deverá se apresentar por um padrão da raça de forma espessa e abundante. Deve contar com uma textura fina, brilhante e cheia de vida. Costuma se espalhar por todo o corpo, inclusive os ombros.

Contam com uma imensa e comprida formando uma espécie de babador este que vai aos poucos descendo por entre as pernas dianteiras. Possui tufos longos nas orelhas e no dedão do pé além de contar com uma pelagem muito cheia.

Nessa raça a cor branca sendo associada à presença de olhos azuis está geneticamente associada a problemas de audição no animal. Gatos que sejam brancos com apenas um dos olhos de cor azul poderão ser surdos apenas de um ouvido, enquanto que outros espécimes com ambos os olhos azuis acabam não contando com nenhum tipo de audição.

Existem ainda persas de cores tradicionais como preto, azul, ruivo, vermelho, creme escama ou mesmo azul creme.

Quanto aos gatos de coloração bicolor e tricolor, a principal característica percebida é um V branco invertido sobre os olhos, o que acontece com muito mais frequência nos ruivos, pretos e azuis, assim os que normalmente possuem esta característica são bastante apreciados.

No caso dos gatos bicolores podemos ainda contar com cores creme e branco, lilás e branco, chocolate e branco, todos de cor dos olhos de tons cobre. O colorido em média deverá ter 2/3 de todos os exemplares em ambos os sexos.

Temperamento

Os gatos da raça Persa, costumam ser serenos, observadores, dóceis, elegantes e graciosos, normalmente são animais que deverão ter hábitos serenos, e preferem com isto uma casa com ambiente seguro e tranquilo. É claro que nada impede que este felino possa se adaptar as residências que sejam mais barulhentas e também movimentadas. Tudo o que ele deverá precisar é acima de tudo muito carinho e também confiança. Adaptam-se perfeitamente a solidões de vida em um apartamento.

E na verdade seu pelo não está preparado para a rua. É muito dado ao seu dono e se adapta bem as pessoas, crianças e outros gatos bem como outros animais. Quando estão frente a estranhos podem se mostrar mais distantes porém calmos.

Saúde

PersaOs gatos da raça Persa costumam atingir a sua puberdade bastante tarde, mais ou menos aos 12 meses de idade, altura onde a gata deverá ter o primeiro cio e o gato começa a se interessar por gatas, podendo até mesmo marcar território. A maturidade chega aos dois anos. As gatas costumam ter seus partos considerados difíceis, e ainda com um baixo número de crias.

Seus problemas de saúde típicos podem acontecer com gatos mais apurados com o nariz muito achatados que deverão ter olhos lacrimejantes continuamente.

Como qualquer outro felino que se preze, é preciso contar com uma higiene diária, além da que o próprio felino possui.

Uma boa dica é passar um pano com uma solução de soro fisiológico em torno dos olhos para evitar aquele olhar lacrimejante e desagradável. Junto disto é preciso também realizar uma limpeza semanal nos ouvidos que acumulam uma quantidade de cera que até mesmo pode assustar seus donos. Procure pegar um cotonete também embebido em soro fisiológico e passe com muito cuidado nos seus ouvidos que são sensíveis. Certamente seu gatinho irá tentar fugir mas sabem que é para o seu bem.

As suas unhas precisam também ser cortadas regularmente e apesar de a pedicure ser algo que eles não costumam gostar muito, é compreensível que as unhas possam causar problemas nas mobílias ou mesmo na pele das pessoas.

Para manter o seu pelo brilhante e sedoso, é importante assegurar uma alimentação saudável o que é fundamental também para uma vida longa de seu bichinho. Pode viver entre 15 a 20 anos. Quando o gato está em sua fase adulta deverá comer apenas duas vezes por dia. E a sua alimentação deverá ser composta de uma alimentação e ração seca juntamente de comida enlatada sem esquecer às vezes colocar algumas guloseimas para o gatinho se deliciar. Manter sua água fresca também é bastante importante para assegurar seu nível de hidratação necessário, procure ainda evitar dar leite não somente para o persa como também para qualquer outro tipo de gato.

Ficha Técnica do Persa

Ficha Técnica do Persa
Nome Original Persa
País de Origem Irã
Porte Médio/Grande
Características Físicas Cabeça: redonda e bastante volumosa. Orelhas: arredondadas nas pontas, sempre voltadas para frente . Olhos redondos e grandes bem afastados. Corpo é do tipo curto.
Peso médio Macho - 3 a 5 kg • Fêmea - 3 a 5 kg
Expectativa de Vida 15 a 20 anos
Cor da Pelagem Preto, azul, ruiva, vermelha, creme escama ou mesmo azul creme, bicolor e tricolor
Tipo da Pelagem Longa e espessa.
Temperamento Dócil, sereno e observador.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários