Fofuxo.com

Ocicat

Veja tudo sobre a raça Ocicat. Características físicas e emocionais, Galeria de Fotos, Ficha técnica, etc.

O gato da raça Ocicat é um gato bastante semelhante a um gato selvagem, mas não possui características selvagens em seu código genético. Esta é uma raça bastante incomum em que ele é visto como um gato selvagem, mas tem um temperamento de animal doméstico. Esta raça foi criada a partir de Siameses e gatos Abissínios, vindo mais tarde a ser misturado com Shorthairs americanos, o que deu a raça sua coloração prateada e a sua estrutura óssea e de marcas distintas. Conheça a seguir um pouco mais sobre a raça Ocicat.

Ocicat

Origem

OcicatO gato da raça Ocicat teve seu primeiro exemplar criado no ano de 1964, quando um criador chamado de Virginia Daly de Michigan, interessado em novas e incomuns  variedades raças de gatos, tentou criar um gato Siamês misturado com um gato abissínio. Como resultado desta criação os gatinhos subsequentes pareciam gatos abissínios, mas carregavam por sua vez o gene para o padrão siamês. Foram criados um dos gatinhos meio Abissínios para uma mistura com outro gato Siamês completo onde então se conseguiu o objetivo final de produzir um gato abissínio com semelhanças Siamesas.

Na mesma ninhada houve também a criação de um gatinho macho marfim, com manchas cor de ouro e olhos de cor cobre que foram nomeados de Tonga. Os acasalamentos adicionais entre os pais de Tonga teriam produzido mais sósias da raça e foi então lançado oficialmente a raça Ocicat e seus primeiros exemplares. A filha do criador sugeriu o nome de Ocicat, pois lembrava o gato manchado selvagem chamado de jaguatirica.

A partir do ano de 1965 foi então exposto o primeiro Ocicat já a partir de 1966 o CFA aceitou a raça de registro, porém erroneamente foram listados como raças como sendo na verdade uma mistura entre gatos Abissínios e gatos da raça American Shorthair. Com este erro, novos criadores acrescentaram os Shorthairs americanos nas suas linhas de criação por um curto período de tempo, mudando assim o que era o estilo de corpo do gato Siamês esbelto para um tipo mais compacto, e adicionando também mais cores, não disponíveis como no projeto original.

Mesmo com toda a boa recepção dos entusiasmados criadores no CFA, o gato da raça Ocicat acabou não alcançando o estatuto de gato campeão até 1987. Uma série de fatores foi responsável e a principal razão é que o seu criador original teria dado uma pausa de 11 anos desde a sua criação e promoções da raça Ocicats. A notícia se espalhou sobre a raça e logo outros criadores foram duplicar resultados, ampliando assim suas características genéticas. A raça já ganhou bastante popularidade atualmente e possui uma base muito forte.

Características

OcicatO gato da raça Ocicat possui um corpo bastante forte e com uma musculatura bem desenvolvida, de porte físico alongado.

Seu porte é atlético, contando com um peito amplo, patas que são medianas, e ainda um rabo bem fino e longo, ficando até a sua ponta escuro.

Seu focinho normalmente é grande e proeminente. Conta com orelhas de tamanho grande e seus olhos também. Seus pelos são finos lidos, brilhantes e curtos.

Além das informações acima, os felinos da raça Ocicat também possuem um corpo grande, forte, com pernas musculosas, com marcas escuras e ainda poderosas patas ovais em forma. Sua cabeça poderá ser descrita com um formato de cunha que é mais longo do que largo. Eles possuem grandes características faciais, como por exemplo, uma mandíbula bastante firme, seu queixo forte e proeminente e ainda um pescoço levemente arqueado. Suas orelhas são inclinadas levemente a um ângulo de 45 graus, com suas pontas levemente arredondadas.

Uma característica bastante curiosa e impressionante sobre estes gatos são as manchas escuras que poderão cobrir os contrastes de sua pele. O formato do corpo do Ocicat é algo entre o oriental esbelto e robusto Shorthair americano, bastante musculoso que dá uma grande impressão de poder e força para este felino tão especial.

Pelagem

Existem 12 cores que são aprovadas para a raça Ocicat, que são o chocolate, tawny e canela, lavanda, azul e castanho, e todos eles com a prata: prata preta (ébano prata), prata chocolate, canela prata, prata azul, prata lavanda e prata fawn. São as pintas deste animal e o seu ar selvagem que dão ao Ocicat toda a popularidade de que gozam apesar de ser uma raça relativamente rara.

Os gatinhos curiosamente nascem sem pintas e estas vão se desenvolvendo aos poucos nas trocas de pelagem com o passar da idade adulta.

Temperamento

OcicatOs gatos da raça Ocicat são bastante extrovertidos. Muitas vezes considerados animais com um espírito de cão em um corpo de gato. A maioria dos exemplares poderá ser facilmente treinada para buscar coisas, andar em uma trela e também em arreios.

A maioria dos exemplares é excelente em contar também com toda a sua agilidade felina e alguns poderão até mesmo gostar de água. A raça Ocicat é muito simpática e sociável, apesar destes animaizinhos acabarem sendo tímidos com estranhos, este tipo de comportamento faz com que estes animais de estimação possa se dar bem com exemplares e animais de outras espécies. São excelentes animais de estimação para quem quiser gastar muito tempo com o seu gato, mas precisam de mais atenção do que os gatos que não são tão próximos das pessoas.

Como a maioria dos felinos é muito importante dar para seu bichinho de estimação carinho e atenção, existe uma expressão onde diz que os animais de estimação são o reflexo do dono, e é a mais pura verdade, por este motivo procure sempre tratar bem seu animal de estimação seja o Ocicat ou qualquer outro animal de estimação que você tiver, pois com isto você somente terá a ganhar. Irá conquistar um animalzinho de estimação que certamente irá amar muito você e toda a sua família, além de ser extremamente dócil, simpático e acessível para todas as pessoas bem como seus amigos.

Ainda que o felino tenha sido criado através de genes de animais selvagens, o Ocicat se movimenta de uma forma que lembra muito seus parentes da selva andando com a barriga rente ao chão, em uma pose que lembra a dos felinos selvagens quando estão no encalço da presa.

Saúde

OcicatOs gatos desta raça são bastante limpos, e por isso não fazem muita bagunça em casa, apesar disto ainda assim é preciso os acostumar a serem organizados.

Reservar um espaço para eles fazerem as suas necessidades é uma ótima alternativa para manter toda a casa livre de sujeiras.

Outro ponto que é bastante importante lembrar é que para aqueles que gostam de gatos a alimentação deles não deve de forma alguma ser desregrada, bem pelo contrário, eles precisam seguir as orientações que são dadas pelos médicos veterinários.

Os gatos da raça Ocicat não são muito populares no Brasil, sendo assim bem complicado se encontrar exemplares em estabelecimentos que comercializam animais desta raça, mas caso você esteja no exterior, procure buscar adquirir o seu animal em lugares que possam ter profissionais responsáveis e que cuidem bem dos animais. Verifique ainda as condições de higiene e de bons tratos além é claro da parte burocrática como, por exemplo, o registro do animal. Procure ainda perceber se as pessoas que trabalham no local são capacitadas e se entendem bem do assunto se realmente são dignas de sua confiança ao comprar ou mesmo adotar um animal como o gato Ocicat.

Por ter uma pelagem curta, o gato Ocicat é um felino de manutenção simples, bastando ser realizado apenas um corte periódico em suas unhas, limpeza dos ouvidos de acordo com a orientação dos veterinários de confiança e banhos ocasionais. Os seus pelos mortos poderão ser retirados com uma escova curta de borracha.

Fique atento também a qualquer tipo de sinal que seu gato Ocicat lhe mostrar de diferente, como por exemplo, sensação de estar com um cansaço fora do normal, uma ferocidade que normalmente não é característica do bichano, suas idas para fazer suas necessidades se estiverem muito frequentes ou não. Tudo isto é importante se analisar, pois caso estejam acontecendo da forma incorreta, certamente seu animal de estimação está com alguma doença.

Por este motivo é sempre muito importante contar com a ajuda de profissionais na área de veterinária, onde pelo menos duas vezes ao ano você deverá levar seu bichinho de estimação para realizar uma consulta, com isto você terá certamente um animal muito mais feliz, saudável, querido que irá lhe agradar por muito tempo. Já que o gato Ocicat pode viver por mais de 17 anos, não adianta viver muito e não viver bem por isso a sua educação na área da saúde é essencial.

Sua alimentação é muito importante e também deverá ser observada, caso você verifique alguns problemas quanto à diminuição de seu apetite, por exemplo, procure trocar a sua ração, mas sempre por outra também de qualidade.

Ficha Técnica do Ocicat

Ficha Técnica do Ocicat
Nome Original Ocicat
País de Origem Estados Unidos
Porte Grande
Características Físicas Cabeça: formato de cunha. Orelhas: grande. Olhos: grande. Corpo: grande e forte.
Peso médio Macho - 12 a 14 kg • Fêmea - 12 a 14 kg
Expectativa de Vida 12 anos
Cor da Pelagem Chocolate, tawny e canela, lavanda, azul e castanho, e todos eles com a prata: prata preto (ébano prata), prata chocolate, canela prata, prata azul, prata lavanda e prata fawn.
Tipo da Pelagem Curta, fina e brilhante.
Temperamento Extrovertido, simpático, e sociável

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários