Fofuxo.com

Mau Egípcio

Veja tudo sobre a raça Mau Egípcio. Características físicas e emocionais, Galeria de Fotos, Ficha técnica, etc.

O nome Mau Egípcio, em primeira vista chega até mesmo a assustar as pessoas, mas na verdade não é nada disso.

Esta é a nomenclatura de um animal de estimação que certamente muita gente gosta. Mas por que ele se chama Mau Egípcio? Na verdade a palavra mau possui o significado de gato no Egito, que é o país originário desta raça. Suas características mais fortes são algumas listras na testa que formam uma letra M. esta é uma das raças certamente mais antigas do mundo, certamente possui mais de 6 mil anos. E por este motivo você tem que saber mais sobre ela agora mesmo, confira a seguir tudo sobre o Mau Egípcio.

Mau Egípcio

Origem

Mau EgípcioOs murais eternamente preservados no Antigo Egito apresentam gatos com pintas idênticas ao Mau Egípcio. E a maioria dos gatos tem como seu antecessor o Gato Selvagem Africano (Felis silvestris lybica), mas o Mau Egípcio é o que mais se tornou parecido com o seus descendentes mais selvagens.

O gato ainda é muito comum de ser encontrado pelas ruas do local onde foi criado, ou seja, nas ruas de Cairo. No  antigo Egito este gato era venerado e segundo as crenças populares, o Mau Egípcio descende do gato simbolizado pelos Deuses Rá e Bast do Antigo Egito. Uma teoria que provém da marca distinta que o animal possui na teste o que lembra muito o escaravelho sagrado, símbolo que é possível ver com frequência na testa dos gatos representados nos murais egípcios.

O ressurgimento desta raça remonta os anos 50 quando a princesa russa Nathalie Troubetskoy exilada na Itália teria se apaixonado pela pelagem única do Mau. Foi então importada do Egito uma fêmea que cruzou com um gato italiano. A raça somente foi dada como conhecida na Europa quando as crias participaram pela primeira vez em uma exposição de gatos realizada em Roma. Poucos anos depois foi que Troubetskoy teria ido para os Estados Unidos onde o apuramento da raça teria atingido seu expoente máximo.

Apesar disto, apenas quinze anos mais tarde é que a raça teria sido reconhecida oficialmente, com exceção da Grã-Bretanha onde ainda não teria adquirido este estatuto. Atualmente existe um grande esforço de reprodução de um gato com aparência que seja semelhante na Europa, dado a ser uma raça bastante escassa. Esta linhagem pode ser baseada originalmente nos Tabies resultantes de um apuramento de Siameses Point Tabby. Para que se pudesse prevenir qualquer tipo de confusão este grupo de gatos já não é mais denominado como Mau Egípcio e sim o Oriental Malhado de pelo curto.

Características

Mau EgípcioSua cabeça é um pouco arredondada, conta com orelhas grandes, largas em sua base, olhos grandes amendoados e nas cores verde, amarelo ou avelã.

Seu porte é médio e tem um corpo bastante proporcional músculos bem desenvolvidos e um rabo longo. Seu comprimento do pelo é médio e tem uma textura fina, densa e brilhante.

Os gatos da raça Mau Egípcio são tipicamente esguios e musculosos, pesados para uma das raças progenitoras de gato doméstico moderno. Eles deverão ter diferenças anatômicas, metabólicas e comportamentais de raça de gatos, outros que poderiam ainda ser indícios de antiguidade ou pelo menos singularidade de raças de outros gatos. Existem algumas diferenças anatômicas, que são suas pernas que são ligeiramente mais curtas na parte da frente. Além disto, ele também possui uma dobra de pele sob a barriga, como a chita que ajuda na execução permitindo assim que as pernas possam estar mais para trás do que o normal. Este é um dos mais importantes e reconhecíveis traços deste animal além de uma longa e escura faixa que vai de sua cabeça para a sua cauda seguindo a sua coluna.

Pelagem

Mau EgípcioO Mau Egípcio possui uma atraente pelagem com pintas por todo o seu corpo. A pelagem é curta e possui um brilho bonito e lustroso. Nas variantes smoke, os fios são sedosos e finos, enquanto que na variante prateado e bronze a sua pelagem é densa.

O gato com coloração de pelo silver, apresenta as características físicas semelhantes com o pelo curto Americano e também os gatos orientais. Possui uma cabeça em formato cuneiforme e arredondada, seu focinho não deverá ser pontiagudo, e o nariz deverá fazer um ângulo diferenciado.

Na coloração bronze a pelagem de base é formada por pelos com duas bandas cromáticas, sendo a ponta preta. As suas malhas deverão ser redondas e estar distribuídas pelo corpo.

No caso do gato Mau fumado preto, ou em pelagem de coloração smoke, os pelos deverão ter raízes esbranquiçadas e pontas pretas, provocando assim um contraste ele se movimenta. Seus olhos são grandes, ovais e oblíquos. A distinta coloração verde dos olhos deve se desenvolver relativamente devagar e em uma fase mais adiantada da vida possui uma tendência a ficar mais fortes quanto a sua coloração.

Temperamento

Mau EgípcioO Mau Egípcio é um gato doméstico bastante calmo, carinhoso, esperto, caçador e também muito amigo do seu dono. É bastante sociável, aceitando estar entre as pessoas sem problema algum e também se dá muito bem com outros animais que possam viver em um mesmo ambiente que o seu. Como defeito é possível se considerar que o Mau Egípcio é bem preguiçoso.

É também acima de tudo muito apegado a família. Bastante famoso por receber os donos á porta com abanares de cauda além de vocalizações de contentamento, sons que parecem inclusive que está se conversando com o felino. Necessitam por este motivo de um dono que seja bastante presente e tenha mais tempo disponível para gatos. São ativos moderados.

Não gostam de estranhos e costumam ainda receber com dificuldades outros animais em casa, além deserem muito territoriais.

O Mau Egípcio é considerado como uma raça bastante rara, relativamente escassa até mesmo com seus vários processos de criação realizados para gerar novos gatos semelhantes. Esta linhagem se baseou originalmente em rajados produzidos durante a criação dos Siameses Tabby Point. Estes gatos são agora descritos como os Orientais Mosqueados, em vez de Maus Egípcios evitando assim qualquer tipo de confusão.

Saúde

Mau EgípcioPelo fato de o Mau Egípcio ser um gato doméstico de temperamento bastante calmo e excelente caráter. Esperto e muito dedicado, possui laços afetivos que são extremamente fortes com seus donos. É bastante sociável e costuma aceitar sempre a companhia de outros animais, caso ele tenha comportamentos diferentes disto, ou mesmo algum tipo de agressividade é por que está com algum tipo de problema de saúde e por este motivo isto deve ser observado.

É um bom caçador, e por isso é importante que esteja sempre com a sua saúde em dia, por isso realizar exercícios, brincadeiras e passeios diariamente com este felino, irá o ajudar bastante a aliviar a sua tensão bem como mantê-lo com um corpo saudável já que se for sedentário irá ter problemas sérios de saúde.

É um gato comilão e pode passar por muito tempo comendo ou ter aquele verdadeiro desespero na hora da comida, mas de forma alguma pense que isto é fome e que ele precisa de mais ração, que na verdade não é. É importante nestes casos consultar um veterinário e ele poderá lhe indicar a melhor ração para esta finalidade inibindo o apetite do seu felino e evitando que ele possa ficar obeso.

Não necessita de grandes espaços para poder sobreviver, mas é importante também consultar um veterinário e especialista na área sobre a adaptação desta raça em apartamentos.

Como cuidados importantes, este gato é bastante delicado, e alterações bruscas de temperatura poderão lhe afetar. Por este motivo a sua criação deverá ser delicada e o crescimento dos filhotes deverá acontecer de forma lenta. É importante também além de tudo isto a realização de uma escovação semanal de sua pelagem.

A ida ao veterinário ao menos duas vezes no ano também deve ser realizada e é muito importante para que a saúde do seu felino se mantenha sempre em dia. Caso o seu gato da raça Mau Egípcio seja muito agitado, o que acontece em alguns casos solicite sugestão de como o acalmar, principalmente se ele morar em apartamentos. O veterinário irá sugerir florais que podem ser aplicados na água do felino e poderão o acalmar.

Além da ração de qualidade ser muito importante é também necessário para a longevidade do felino, banhos a cada 20 dias. Por natureza ele é agitado, gosta muito de brincar, de colo, de crianças e todo o tipo de movimentação. Caso ele fuja das pessoas e fique escondido ou apresente um comportamento que seja relativamente estranho, é interessante procurar também ajuda de profissionais do ramo, estes que poderão lhe indicar perfeitamente tudo o que acontece com a raça e como agir nestas situações.

Ficha Técnica do Mau Egípcio

Ficha Técnica do Mau Egípcio
Nome Original Mau Egípcio
País de Origem Egito
Porte Médio
Características Físicas Cabeça: arredondada. Orelhas: grandes e largas. Olhos: grandes amendoados.
Peso médio Macho - 4,5 kg • Fêmea - 3,5 kg
Expectativa de Vida 15 anos
Cor da Pelagem Cinza, bronze e esfumaçado.
Tipo da Pelagem Curta
Temperamento Calmo, carinhoso, esperto e caçador.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários