Fofuxo.com

Javanês

Veja tudo sobre a raça de gato Javanês. Características físicas e emocionais, Galeria de Fotos, Ficha técnica, etc.

Os gatos certamente fazem a alegria do lar de muitas pessoas. Com seu temperamento dócil, simples, fiel e verdadeiro acima de tudo, são felinos considerados tudo de bom, e que podem oferecer uma série de benefícios principalmente para a saúde de sua família e crianças. Ter um animalzinho de estimação em casa é uma ótima alternativa e deixa todos mais alegres além de mudar a energia do lar.

Ter um felino em casa, como o gato Javanês, certamente é uma boa alternativa quando o assunto é um gato verdadeiro, bonito, e sensível, que possa participar de todos os momentos principalmente em lugares pequenos. Conheça um pouco mais a seguir este que poderá ser seu próximo animal de estimação, o gato Javanês.

Javanês

Origem

JavanêsHá muitos anos, de uma ninhada de gatos siameses, nasceram alguns exemplares de pelos longos, o que indica que houve uma mutação ou que havia emergido um gene talvez recessivo que até o momento não havia se manifestado.

Para que tivesse este resultado, um americano da Califórnia, se dedicou durante 10 anos para que pudesse perpetuar a modificação com o fim de que perdurasse e ainda se convertesse em uma variedade graças aos seus esforços. A raça atualmente é reconhecida em praticamente todos os clubes de raças de gatos do mundo. Um herdeiro bastante interessante que puxou a inteligência e o caráter forte do gato Siamês.

Os gatos são assim chamados não porque venham da Indonésia, mas sim devido à sua forma graciosa de se mover que relembram bastante as danças típicas desta região. Diversos autores inclusive o classificam como uma variedade de gato siamês e não como uma raça que seja propriamente dita.

Este felino tem sua origem na Grã- Bretanha e resultou de um programa de criação que tentou recriar o Angorá tradicional no ano de 1973. Os gatos sob esta denominação são alvo de algumas controvérsias já que não existe uma unanimidade quanto a suas características iniciais quanto aos que os distinguem.

Na América do Norte, o nome deverá estar associado à forma de Balineses que não apresentam os quatro tradicionais points dos Siameses, enquanto que na Nova Zelândia são as formas uniformes e manchadas que caracterizam o gato da raça Javanês. A partir do ano de 1984 o gato da raça Javanês ganhou o estatuto de Campeão. Já em outubro de 1989 o nome da raça foi alterado de Angorá para Javanês para que ficasse mais conforme o seu aspecto oriental. O Javanês foi então recentemente introduzido nos Estados Unidos onde já é considerado um Supreme Grand Champion.

O gato desta raça também é chamado de mandarim ou simplesmente o Longhair Oriental, mantendo as características dos seus parentes orientais, sendo muito elegante, leve, lúdico e carinhoso certamente faz muito sucesso por onde passa.

Características

Como características do gato Javanês podemos encontrar a sua cabeça em formato cuneiforme, seus olhos orientais puxados, inclinados em direção ao seu nariz, orelhas grandes e amplas, com suas pontas arredondadas, um focinho anguloso e cuneiforme com um nariz reto.

Seu corpo é longo e esbelto como a seda, carente de sub pelo e também do colar característico nas raças existentes de pelos longos. Sua cauda é longa e fina apontada sempre para cima.

Pelagem

JavanêsO exemplar de gato Javanês Canela é o mais comum. A chamada policromia é a característica mais evidente, podendo se encontrar em cores diferenciadas como creme claro, chocolate, azul lilás. A variedade Javanesa são praticamente os mesmos gatos balineses que possuem manchas vermelhas.

Além disto ele conta com todos os mantos que o Siamês possui, isto é o chamado pointed, que são as manchas escuras na cara, nas orelhas, nas mãos, nos pés e ainda na cauda, que poderão ser nos seguintes tons a seguir:

  • Seal, que nada mais é do que um marrom escuro.
  • Chocolate, que se apresenta como um tom de marrom claro ou cacau.
  • O Blue, que nada mais é do que um tom de cinza escuro azulado.
  • O que é chamado de Gato Lilac, que possui uma tonalidade cinza rosado, com manto amarelo claro e creme.
  • O Red point, que deverá contar com um tom de cor creme com pontos de cor em laranja avermelhado.
  • Cream point, onde seu manto é creme com pontos de cor marrom.
  • Tortie Point, ou também chamado de carey point, que nada mais é do que o manto amarelo com pontos escuros manchados de vermelho ou creme, o que só acontece em fêmeas.
  • Blue cream point, que possui um manto branco com pontos azuis e manchados de creme.

Ou por último o exemplar de tonalidade chamado Lilac-Cream Point que deverão contar com um manto branco, gelo, com pontos de cor cinza rosado, manchados de tons creme.

Temperamento

JavanêsO gato Javanês é muito carinhoso e também dócil. Certamente um grande comunicador, tem uma gama de diferentes sons de acordo com seus humores e suas necessidades. Apesar de sua aparência frágil ele é um animal bastante musculoso, ágil, com uma estrutura física bastante adaptada a seus saltos acrobáticos.

Adora brincar e é bastante acessível inclusive com outros animais de estimação de raças diferentes, não escolhe amigos e é sociável a tudo e a todos. Por isso é muito importante se ter um cuidado especial caso você more em uma residência já que ele facilmente vai com estranhos quando é chamado e estes poderão até mesmo levar o seu gatinho embora. Por isso é importante sempre que possível observar seu gato de estimação para que não venha a acontecer este tipo de problema.

Saúde

O gato Javanês, apesar de seu longo pelo, não precisa de uma atenção especial com a sua pelagem pois ela não costuma acumular insetos ou pequenos animais que possam prejudicar a sua saúde. Basta apenas se escovar ocasionalmente para evitar o acúmulo de pelos mortos principalmente nos períodos de muda.

Não são conhecidos casos graves ou condições de doenças genéticas neste gato. A única condição que poderá ser encontrada assim como em qualquer outro gato é as chamadas bolas de pelo, que são facilmente tratadas através de uma solução que é feita de óleo de parafina.

É importante que qualquer gato independente de sua raça receba suas devidas vacinas anualmente, pois doenças convencionais de qualquer tipo de raça de gato, como a raiva, entre outras doenças poderão sim, acometer o seu felino.

JavanêsA desvermifugação também deverá ser realizada de seis em seis meses, e após realizar esta medicação é importante observar o comportamento do felino pois normalmente estas medicações geram reações inesperadas em nossos bichinhos.

Outro ponto importante é que pelo menos duas vezes ao ano, levar o seu gato ao veterinário. Desta forma é possível se visualizar como está a saúde do seu bichinho, o veterinário poderá realizar em alguns casos até mesmo exames de rotina e diagnosticar possíveis doenças existentes antes mesmo de elas começarem a se manifestar. Outra situação importante é que ele poderá dar dicas de cuidados com o seu felino que muitas vezes está ali, ficando um pouco mais velho e você o tratando sempre do mesmo jeito e na verdade não está agradando corretamente o bichinho.

Outra situação que deve ser muito observada é quanto ao comportamento do seu felino, caso você verifique que seu bichinho de estimação está muito nervoso ou arisco ou o contrário cabisbaixo e dorminhoco, poderá ser algum problema com relação a sua alimentação. Ele poderá inclusive estar recebendo uma alimentação incorreta.

A alimentação deve ser muito bem observada pois na verdade poderá oferecer em alguns casos problemas sérios de saúde para seu animalzinho de estimação já que ele poderá não estar recebendo as devidas vacinas necessárias. Com isto é importante que se consulte profissionais na área para que eles possam lhe dar toda a estrutura necessária referente à alimentação correta para o seu animalzinho de estimação. Esta alimentação deverá acontecer no máximo duas vezes ao dia. O gato por natureza costuma comer pouco, mas caso ele coma toda a sua ração, nas duas vezes por dia é o suficiente.

Uma dica interessante é sempre procurar seguir as dicas existentes na embalagem da ração, para que possa oferecer as doses corretas e não abusar de nem mais nem menos quantidades utilizadas nesta alimentação.

O gato Javanês tem uma tendência a ser um pouco mais gordinho por natureza, e por isso precisa de muita atenção quanto a isto para que não tenha problemas de saúde sérios posteriormente, é muito importante em alguns casos até mesmo passear com o felino.

Este passeio é importante que seja realizado durante a madrugada, e você poderá o carregar em uma coleirinha como um cão para que ele aos poucos vá se acostumando. O gato sedentário pode desenvolver sérios problemas de saúde e por isso é importante que sejam analisadas todas as situações e qualquer tipo de comportamento estranho destes animais de estimação.

Com estas dicas certamente seu animalzinho de estimação irá viver muito mais e melhor, além de trazer felicidade para você e sua família por muito tempo, já que um gato Javanês pode viver por até 17 anos de idade.

Ficha Técnica do Javanês

Ficha Técnica do Javanês
Nome Original Javanês
País de Origem Reino Unido
Porte Médio
Características Físicas Cabeça: em formato cuneiforme. Olhos orientais puxados, inclinados em direção ao seu nariz. Orelhas: grandes e amplas, com suas pontas arredondadas. Corpo: longo e esbelto .
Peso médio Macho - 2 a 5 kg • Fêmea - 2 a 5 kg
Expectativa de Vida 17 anos
Cor da Pelagem Creme claro, chocolate, azul e lilás.
Tipo da Pelagem Longa
Temperamento Carinhoso, dócil e ágil.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários