Fofuxo.com

Himalayan

Veja tudo sobre a raça de gato Himalayan. Características físicas e emocionais, Galeria de Fotos, Ficha técnica, etc.

O gato Himalaia certamente é um exemplar bastante interessante de felinos, sendo muitas vezes um dos mais procurados tanto por criadores de animais como também para pessoas que tem interesse em ter um bichinho de estimação. Pelo simples fato de o gato Himalaia ser dócil, atraente e de bem com a vida, podendo se ter até mesmo em um lar repleto de crianças que ele não ficará nem um pouco estressado. Conheça a seguir um pouco mais desta raça de felinos tão especial.

Himalayan

Origem

HimalayanPodemos citar que a primeira mistura realizada entre um gato siamês e um persa foi feita no ano de 1924 por um geneticista sueco, apesar disto foi só no ano de 1935 que surgiu o primeiro padrão de gato da raça com pelos longos. Inicialmente a partir dos anos 30, dois funcionários da área de medicina animal de Harvard teriam cruzado uma fêmea siamesa com um macho preto persa, este cruzamento na verdade não era para criar uma nova raça, mas sim estabelecer as formas que eram herdadas geneticamente.

Este acasalamento pode então produzir uma ninhada de gatos pretos, de pelos curtos. Foi então feito um acasalamento diferente, uma gata persa negra com um macho siamês. Como resultado nasceram os mesmos filhotes que anteriormente e isto certamente não é algo surpreendente já que o cabelo comprido e o padrão da raça colorpoint são regidos por genes recessivos. Tanto o pai como a mãe do filhote deverá contar com os genes de forma que os caracteres possam ser expressos na sua prole.

Ao se realizar o cruzamento com uma fêmea de uma segunda ninhada com um macho da primeira, foi criado o chamado gato Debutante, um gato com corpo de siameses, além de padrão de cor e cabelos longos do persa. O Debutante parecia mais um gato balinês de hoje do que o Himalaia. E neste ponto os funcionários de Harvard cada vez mais aprendem que queriam saber sobre a genética destes animais.

Foi então que criadores britânicos instituíram um clube de criadores da raça, com a esperança de que pudessem produzir uma raça que seria padrão de ponta, com o tipo de pelo dos persas. Alguns criadores na América mostraram também interesse neste mesmo objetivo.

Foi então à época da II guerra Mundial que houve um programa de melhoramento, tanto na Europa como nos Estados Unidos.

Finalmente a partir de 1950, um criador chamado Marguerita Goforth conseguiu criar a pelagem persa no felino como era o esperado. A CFA e do CCPA reconheceu a raça apenas em 1957 sob o nome de Himalaia, nomeado assim para o padrão de cores encontradas em outros animais, como por exemplo, o coelho do Himalaia. No ano de 1961 foi então que todas as associações importantes de gatos dos Estados Unidos reconheceu o gato Himalaia.

Características

HimalayanO Himalaio nada mais é do que um gato de raça Persa, porém com pelagem colorpoint, ou seja, um gato com a ponta dos pelos coloridas.

Sua cabeça se apresenta maciça, com bochechas bem pronunciadas, olhos grandes e muito redondos, sempre azuis considerados bastante afastados entre si. Suas orelhas são pequenas, redondas na ponta, ligeiramente inclinadas para a frente e não muito abertas na base e bem espaçadas.

Seu nariz deverá ser colocado na linha dos olhos com narinas que possam ser bem desenvolvidas. Seu corpo deverá ser em padrão Cobby, ou seja, curto formando um quadrado, além de musculoso.

As pernas são bastante curtas e fortes, proporcionais ao corpo de forma que possam formar um conjunto quadrado. Sua cauda curta, é provida de grande quantidade de pelos. Sua pelagem é farta, exuberante além de ser provida de grandes quantidades de pelos.

Conta com uma pelagem farta, exuberante, com extremidades coloridas, ou seja, sua face, orelhas, cauda e pontas das patas ligeiramente desta forma.

Pelagem

O corpo do Himalayan é de cor branca, porém os pontos poderão vir em muitas cores diferentes, como azul, marrom, lilás, chocolate, vermelho e nata. Os pontos podem ser também em cores diferentes como o azul, o marrom, o lilás, o chocolate, vermelho e também nata. Os pontos podem ser o tabby ou tortie modelado.

Temperamento

HimalayanEstes gatos da raça Himalayan costumam ser bastante companheiros, doces, inteligentes, sociáveis e bons amigos. Por sua causa dos seus genes os gatos siameses tendem a ser mais ativos do que os gatos da raça persa. Seu pelo requer uma atenção diária, pois os gatos de pelos longos possuem uma abundância de pele.

São gatos acima de tudo muito afetuosos, brincalhões e gentis, além de possuírem uma voz totalmente agradável. Seus himalaios se adaptam bem a vida em apartamentos, apesar disto gostam de espaços abertos para que possam se movimentar. Precisam também de brinquedos ou companhia frequente, pois se sentem muito sozinhos.

É bastante doce, humorado, inteligente, e normalmente muito social e bons companheiros. Por causa de sua herança dos gatos siameses eles tendem a ser mais ativos do que seus conterrâneos.

Assim como os siameses, os himalaios gostam de brincar buscando um pedaço de papel amassado ou mesmo um brinquedo e vai o entregar por horas. São dedicados e dependentes de seus seres humanos para companhia e proteção, eles sempre irão ansiar por ser acariciados e preparados.

Saúde

HimalayanSe você quiser comprar um gatinho desta raça, precisa tomar cuidados na hora de escolher independente de qual seja a raça.

Ele deverá ter pelo menos dois meses de idade ou mais, estar comendo sozinho e já ter recebido uma primeira dose de vacina, além de passar por uma vermifugação.

Gatos que são saudáveis costumam ser espertos, brincalhões e tem olhos brilhantes, pelagem bonita e ainda sem falhas de pelo ou parasitas.

Devido a sua descendência persa, alguns dos Himalayans podem ter o gene que causam uma doença renal policística, chamada de PKD, apesar disto um teste genético poderá ainda revelar que os gatos têm o gene PKD para que possam ser tanto esterilizados como castrados.

Como muitos gatos de pelos longos, os gatos Himalayans precisam ser escovados diariamente para manter os seus pelos, procurando o seu melhor e mais saudável. Poderão, além disto, necessitar ter uma limpeza de seus olhos e nariz diariamente. Dependendo do felino é claro, banhar um Himalaia poderá ser uma opção recomendado por alguns criadores, para que possa ajudar a reduzir a quantidade de óleo em sua pele.

Assim como todos os gatos de raças diferenciadas, devem visitar pelo menos uma vez ao ano os veterinários, receber limpezas frequentes nos seus dentes também é uma situação importante já que o gato desta raça cria tártaro.

Apesar de ser um gato de saúde de ferro, precisa sempre de cuidados por este motivo todas as vacinas obrigatórias deverão ser aplicadas. Bem como desvermifugação uma vez ao ano. Caso o felino tenha qualquer comportamento estranho leve-o diretamente no veterinário, pois poderá estar sofrendo algum problema.

Gatos que são considerados saudáveis são espertos, brincalhões, além de contar com olhos brilhantes, uma pelagem bonita e sem falhas de pelo ou mesmo sem parasitas.

A alimentação também é algo fundamental por este motivo é importante que seja visualizado previamente qual a melhor ração a ser oferecida para o seu gato pelos criadores da raça, para que assim eles possam viver bem e muito melhor. Existem relatos de que o gato Himalaia pode viver por até 20 anos, e por este motivo é importante manter a sua saúde em dia para que ele tenha uma vida longa.

Ficha Técnica do Himalayan

Ficha Técnica do Himalayan
Nome Original Himalayan
País de Origem Estados Unidos
Porte Médio
Características Físicas Cabeça: redonda, crânio grande e largo. Orelhas: pequenas, redondas na ponta, ligeiramente inclinadas para a frente e não muito abertas na base e bem espaçadas. Olhos: grandes, redondos, bem separados, dando a típica expressão doce. Corpo: O tipo atarracado, pernas curtas e peito largo.
Peso médio Macho - 3 a 5 kg • Fêmea - 3 a 5 kg
Expectativa de Vida 12 anos
Cor da Pelagem Azul, marrom, lilás, chocolate, vermelha e nata
Tipo da Pelagem Longa
Temperamento Companheiro, inteligente, sociável, brincalhão e afetuoso.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários