Fofuxo.com

Havana

Veja tudo sobre a raça Havana. Características físicas e emocionais, Galeria de Fotos, Ficha técnica, etc.

Um exemplar bastante exótico e peculiar que certamente é o sonho de consumo de muitos criadores de gatos. Um excelente amigo para se ter em casa, o gato da raça Havana é mais um exemplar apaixonante. Seu tom de chocolate escuro lembra bastante o tabaco dos charutos por este motivo possui este nome. Apesar desta curiosidade nada mais o liga com as ilhas do Caribe, pois suas origens costumam ir bem mais além do oriente.

Conheça a seguir um pouco mais sobre o gato desta raça.

Havana

Origem

hAVANACriadores ingleses teriam sido os pais desta raça, que nada mais são do que gatos Siameses com cores pretas e pelos curtos. Sua criação se deu devido ao desejo que os criadores tinham de alcançar um gato Siamês sem a chamada dicotomia de tons, pretendendo assim alcançar uma cor fixa castanho.

Seus cruzamentos seletivos que geraram como resultado o gato Havana tiveram como um ponto de partida o apreço que os europeus sempre tiveram as raças de gatos orientais, em particular os gatos Siameses. Os resultados por sua vez não tardaram, muitos dos criadores e fãs da raça siamesa pretendiam diversificar a cor da raça sem alterar seu porte esbelto.

A origem de seu nome é o que ele tem de menos pacífico. Existe quem defenda que o seu nome vem de uma raça de coelhos com uma mesma coloração de pelagem, mas talvez por ser um pouco mais romântica ganha mais força a ideia de que conquistou o nome da capital de Cuba por ter a mesma cor dos puros havanos.

Não tardou ganhar outras denominações oficiais, levando em conta que existia um receio de que Havana fosse gerar confusões sobre as suas raízes inglesas. Surgiram então outros nomes como, por exemplo, o Oriental de Pelo Curto ou Marron-Castanho de Pelo Curto. Mais tarde teria acabado por reconquistar seu nome original Havana, mesmo que seja igualmente conhecido por algumas derivações como, por exemplo, Marron de Havana, Havana Brown, Havana Café, Café Havana.

Mesmo que o Havana seja um animal considerado excepcional e incluído nas raças exóticas. Há muitos séculos que se conhecem gatos castanhos. E se atribui a sua origem ao sudeste asiático de onde deveria ter se importado pela primeira vez um gato Siamês no século XIX, um grande deleite para os europeus que estavam sempre ávidos de novidades.

Alguma documentação deixa bastante claro que gatos do tipo siamês e de pelagem castanha existiam na Europa, até mesmo na Grâ-Bretanha, desde os finais do século XIX, tanto que tiveram o direito de entrada prestigiada na Enciclopédia Britânica.

O gato Havana também era chamado de Gato da Montanha Suíço era uma das suas designações. Ainda assim o surgimento do Havana teria sido determinado através de um projeto genético que fosse bem delineado pelo homem, onde foram utilizados gatos azuis russos nesta mistura com siameses.

O primeiro Havana teria chegado aos anos 50 nos Estados Unidos. Foi então que aos poucos começou a se desenhar um perfil para a raça, respeitando assim os primeiros exemplares e já não contavam com a raça europeia como orientação para estas misturas. Com a finalidade de enriquecer a base genética sendo autorizados cruzamentos com gatos domésticos de cor azul ou preta, alguns orientais de pelo curto e mesmo Siameses.

Pelagem

HavanaO felino da raça Havana conta com um peso que vai desde os 2,5 até aos 4,5 kg, a raça de gatos havana é considerada como uma raça de tamanho médio.

Dentro dos traços que tiveram um grande destaque no gato Havana podemos contar com uma cabeça alongada de forma triangular. Seu crânio é arredondado e ainda possui um focinho ligeiramente alongado de forma quadrada.

Em seu rosto é possível encontrar grandes olhos de formato ovalado e de cor verde, apesar de se admitir todas as cores. Suas orelhas são de tamanho grande e ligeiramente arredondadas na ponta. Sua posição é sempre alta.

Quanto aos traços de seu corpo devem apresentar comprimentos médios. Além disto, deverá contar com uma musculatura e um esqueleto forte, apesar de proporcional ao seu corpo. Sua cauda costuma ser fina e ainda não muito larga. Deve contar também com pernas fortes e de comprimento médio.

A pelagem possui uma característica é bastante curta, sedosa e fina. Também se destacam o grande brilho desta e a espessura que tem.

As cores aceitas na raça são os tons de chocolate como castanho ou cor de avelã. As suas espumas e a região do nariz deverá ser rosada e de um tom claro.

Temperamento

HavanaApesar de ser considerado como um gato extremamente inteligente e independente, o gato Havana é muito sensível, brincalhão, vivo e ainda carinhoso, o que faz com que possa se afeiçoar muito ao dono, em regra a um dono em particular, que exige praticamente o tempo inteiro atenção e afeto em troca de uma cega fidelidade. Costuma ser um animal bastante ativo, alegre e autoconfiante, o que não resulta em raras vezes um gato que seja extrovertido e atrevido, longe de sua clássica imagem pachorrenta de outros felinos.

Os gatos da raça Havana mesmo diante de estranhos costumam se mostrar muito comunicativos, costumam tocar as pessoas com a sua pata para procurar interatividade e brincadeira. Desde que possam estar com os humanos os Havana estão felizes, se adaptando facilmente a qualquer meio familiar. Este gato da cor do chocolate pode ser verdadeiramente um doce companheiro.

Falar sobre o caráter deste formoso gato é falar de um exemplar brincalhão e acima de tudo de caráter muito vivaz.

O gato de raça Havana é muito sociável, apesar de no primeiro contato com pessoas ou animais costumarem estranhar costumes e ser distantes. Também é um gato tranquilo que desfruta da vida em família e ainda da companhia do seu dono.

É um gato bastante carinhoso, e em especial com seu dono, exigindo muita atenção deste.

Como prós e contras deste gato podemos encontrar uma grande lista de citações. Ainda que bastante ativo, o gato Havana convive bem no interior de apartamentos. As fêmeas são mães excelentes, carinhosas e ainda atentas, em um constante diálogo com as crias e em seu tom de voz doce. É uma raça sadia que nem mesmo manifesta dificuldades digestivas que são frequentemente encontradas em gatos siameses. Como contras é importante saber que eles são muito sensíveis ao frio, e á umidade. Por ser uma raça considerada rara, o seu preço poderá ser um tanto alto.

Saúde

Como cuidados a raça Havana não necessita de cuidados específicos. Sua pelagem curta e uma escovagem semanal deverá ser o ideal. Precisará ainda de um espaço suficiente para poder brincar ou ainda realizar atividades, é fundamental que tenha uma alimentação bastante saudável, as vacinas em dia e ainda muito amor e carinho por parte de seus donos.

Ficha Técnica do Havana

Ficha Técnica do Havana
Nome Original Havana
País de Origem Reino Unido
Porte Médio
Características Físicas Cabeça: alongada e formato triangular. Orelhas: grandes e ligeiramente arredondadas. Olhos: grandes de formato ovalado. Corpo: Comprido e médio.
Peso médio Macho - 2,5 a 4,5 kg • Fêmea - 2,5 a 4,5 kg
Cor da Pelagem Chocolate, castanha e avelã
Tipo da Pelagem Curta, fina e sedosa.
Temperamento Inteligente, independente, sensível, brincalhão e carinhoso.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários