Fofuxo.com

Gato de bengala (Bengal)

Veja tudo sobre a raça Gato-de-bengala ou Bengal. Características físicas e emocionais, Galeria de Fotos, Ficha técnica, etc.

Ter um animalzinho de estimação em casa traz muitas alegrias para qualquer pessoa, e é impossível não ter algum, mesmo que more em um local pequeno e no último andar de um prédio, a troca de energia que se tem com os animais é algo fundamental para os humanos. Ter um gato da raça Bengal (ou Gato-de-bengala), certamente é uma excelente alternativa, para quem busca um animalzinho de estimação que seja companheiro e esteja lá para tudo o que vier.

O Bengal é uma raça de gatos bastante curiosa, meiga e divertida, certamente irá trazer diversão para toda a sua família ou mesmo para suas visitas por ser um animalzinho muito brincalhão. Conheça a seguir um pouco mais sobre a raça deste querido felino, e saiba por que deverá ter pelo menos um exemplar deste gato na sua casa. Conheça a seguir a origem do gato Bengal.

Bengal

Origem

BengalO desenvolvimento desta raça começou a ganhar força recentemente em 1963 nos Estados Unidos como um grande esforço de Ms. Jean Mill e do Dr. William Centerwall que tinham a ideia de criar um gato que tivesse características bastante semelhante a um leopardo, para que as pessoas que tivessem vontade de acariciar um no zoológico, pudesse chegar em casa e curtir o seu bichinho de pelagem igual. As tentativas de hibridização dos felinos era feita pelo menos desde os anos 30.

O Bengal é um felino que veio do resultado de uma seleção e cruzamentos criteriosos entre espécimes diversos de leopardos asiáticos e gatos de raça pura, resultando em um animal belíssimo e de aparência muito bonita, além de um temperamento diferente dos felinos selvagens totalmente confiável.

Esta criação resultou um felino que não diferiria em nada dos gatos domésticos de raça, sendo bastante interessante, magnífico e afável, a reprodução de um leopardo feito em escala reduzida.

Somente a partir do ano de 1989 foi estabelecido um padrão para a raça, e no ano de 1993 a raça teve seu reconhecimento de raça pura pela TICA.

A partir deste ponto o gato da raça Bengal passou a ser exibido em exposições de gatos no mundo inteiro chamando á atenção de diversos criadores pelo seu visual muito bonito e diferente, o que pode lembrar bastante a nossa jaguatirica, porém muito mais dócil. O nome da raça Bengal se deve ao nome científico do Leopardo Asiático que se chama Prionailurus Bengalensis.

Características

BengalO Bengal é um gato de características bastante robustas, forte ossatura, e também muito musculoso, costuma ser de tamanho médio a grande. Seu peso pode chegar a até 9 quilos. Seu corpo comprido e levemente maior do que o dos gatos convencionais conta com uma cauda bastante espessa e anelada, de cor escura em sua extremidade. Uma característica bastante marcante nesta raça é o fato de suas patas traseiras serem mais altas do que as suas dianteiras, herança deixada por seus ancestrais  e sua versão selvagem.

Sua cabeça é pequena com relação ao seu corpo e deverá contar com olhos grandes e ovais que poderão ser amarelos ou verdes, no chamado brown spoted tabby podem ser encontrados em tons de azul ou azul esverdeado na variação snow spoted tabby da raça.

De perfil sua cabeça apresenta uma ligeira curvatura da fonte até a cana de seu nariz. Suas maçãs do rosto são elevadas e destacadas, seu focinho sempre será largo e cheio.

Suas orelhas são bastante pequenas com relação a cabeça, possuem suas extremidades arredondadas, pontiagudas e dirigidas para a frente. Sua cauda é de comprimento médio, grossa sempre afilando em direção à extremidade arredondada. Seu pelo costuma ser curto e fino, com uma textura espessa e muito suave ao toque.

Pelagem

BengalExistem quatro marcações que são permitidas no gato Bengal que é o brown spotted tabby, o brown spotted marble, o snow spotted tabby e o snow spotted marble. No caso do brown spotted tabby, podemos contar com um felino de cor de fundo em qualquer variante de marrom, apesar disto os exemplares do felino que forem com fundo de cor alaranjado ou avermelhado costumam ser mais apreciado pelos criadores. Suas manchas poderão ser de cor preta, red chocolate ou ainda cinnamon.

Sua barriga deverá ter uma coloração que seja mais clara, mas não são permitidas para a variação manchas brancas. O exemplar da variação de raça brown marble deverá ter uma marcação do classic tabby. Já o snow deve ter um fundo de cor marfim com traços de rosetas escuras, chocolate, dourado ou mesmo preto, seus olhos deverão ser grandes e azuis.

Caso tenham olhos âmbar são denominados de snow sépia e caso o exemplar possua uma coloração nos olhos azul esverdeado são chamados de snow mink.

Temperamento

BengalOs gatos da raça Bengal são bastante carinhosos, participativos, procuram sempre interagir com seus donos como se fossem cães, sua docilidade e sociabilidade são aliadas a seu aspecto feroz, encantando e desconsertando as pessoas mais desavisadas. Não é todo o dia que ao visitarmos alguém somos surpreendidos com um leopardinho entrando na sala, atravessando as passagens como um legítimo rei das selvas e começa a ronronar pedindo o seu afago.

Todos os cruzamentos são rigorosamente controlados pelos criadores. E os animais de padrão pet que não preencherem todos os requisitos de standard da raça são castrados e vendidos da mesma forma, porém como não puros. No Brasil os criadores possuem um compromisso real de apurar, e aprimorar esta raça.

Como curiosidades da raça, podemos citar que os Bengals não costumam miar. Seu miado é muito suave, muitas vezes imperceptível, a chamada voz da selva, algo que é um misto bastante suave de latido com um rugido, quando o seu gato exemplar desta raça pede a palavra não deixa dúvidas quanto á isto.

É um legítimo, único e especial gato herdeiro das selvas de Bengala, Sumatra e também Bornéu.

O Bengal acima de tudo é um gato independente, que guarda algumas características de seus ancestrais selvagens, devendo sempre inspirar confiança e nunca deverá ameaçar ou ferir seu dono. São animaizinhos bastante curiosos, brincalhões e também ativos. Costumam apreciar escalar coisas e adoram brincar na água. Costumam se dar muito bem com pessoas, mesmo que elas sejam estranhas e ainda apreciam brincar de buscar objetos.

Habilidades

O gato Bengal por ser um animal originário de um felino selvagem possui diversas características particulares da raça, com exceção ao seu temperamento que é totalmente diferente. Possui como habilidades a facilidade de ser um excelente caçador, além de reflexos extremamente rápidos principalmente para fugir de perigos, além disto, são considerados exímios observadores. Adoram subir em árvores em pontos muito altos onde podem olhar o horizonte, por isso não se preocupe nem fique com medo que diferente da maioria das raças de gatos ele irá conseguir descer. Em alguns casos é possível o felino ainda pular de uma árvore para a outra tentando caçar pássaros.

Saúde

BengalExistem algumas recomendações de rações premium para alimentar os animais adultos, estas que deverão ser oferecidas ao animal para um bom desenvolvimento de seus atributos.

No caso das fêmeas que estiverem esperando filhotes, por exemplo, elas deverão ser alimentadas com ração de tipo “kitten” para animais em crescimento.

A vacinação padrão anual é necessária para raiva, leucemia, panleucopenia e rino traqueíte, todas as condições genéticas que podem ser acometidas nestes animais que, porém caso sejam vacinados raramente oferecem estes tipos de problemas.

Uma dica interessante para a beleza e para a saúde destes felinos são os banhos, que deverão ter intervalos mínimos quinzenais, ajudando a manter a sua pelagem sedosa eliminando assim todos os riscos de doenças de origem dermatológica no animal, além disto, o banho deverá remover componentes alergênicos que causam coceira no pelo do gato. Os gatos Bengal gostam muito de banhos, e diferentes de outras raças não irão renegar uma boa água refrescante para ficaram mais bonitos do que já são.

Apesar das situações de saúde citadas acima, os felinos da raça Bengal não são suscetíveis a nenhum tipo de doença em particular, nem mesmo propensos a desenvolver doenças genéticas. Como todos os híbridos possuem bastante saúde e vigor para brincar muito e se divertir com seus donos. Vale lembrar que as situações citadas acima são atípicas e poderão acontecer com qualquer tipo de animal de estimação que não esteja com a sua saúde em dia.

Por este motivo é muito importante lembrar sempre de oferecer uma alimentação correta adequada para o felino e para a sua idade em específico sem esquecer ainda que o felino desta raça deverá ser tratado com todo o amor e carinho para que a sua saúde seja mantida.

Ficha Técnica do Gato de bengala (Bengal)

Ficha Técnica do Gato de bengala (Bengal)
Nome Original Bengal
País de Origem Estados Unidos
Porte Médio/Grande
Características Físicas Cabeça: é pequena com relação ao seu corpo. Olhos: grandes e ovais. Orelhas: pequenas com relação a cabeça, possuem suas extremidades arredondadas, pontiagudas e dirigidas para a frente. Corpo: comprido e levemente maior do que o dos gatos convencionais.
Peso médio Macho - 9 kg • Fêmea - 9 kg
Expectativa de Vida 10 a 15 anos
Cor da Pelagem Brown Tabby, Seal Sepia Tabby, Seal Mink Tabby, Seal Lynx Point, Black Silver Tabby, Seal Silver Sepia Tabby, Seal Silver Mink Tabby e Seal Silver Lynx Point.
Tipo da Pelagem Curta e fina.
Temperamento Carinhoso, dócil, independente, brincalhao e curioso.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários