Fofuxo.com

Gato Angorá

Veja tudo sobre a raça Gato Angorá. Características físicas e emocionais, Galeria de Fotos, Ficha técnica, etc.

A origem da maioria das raças de gatos é um verdadeiro mistério, e com o Angorá Turco não é diferente. O gato é um excelente animal para ser criado em casa excelente para lidar com as crianças.

Ter um gato em casa como, por exemplo, um Angorá Turco certamente é uma excelente pedida para quem tem interesse em ter um gato bonito, independente e em alguns casos até mesmo utilizar o felino em exposições de raças. Por ter seu porte elegante, e seu olhar profundo, muitas vezes é utilizado em leilões e vendido a cifras milionárias devido ao status da raça. Conheça a seguir um pouco mais  sobre esta interessante raça que é o Gato Angorá Turco.

Gato Angorá

Origem

Gato AngoráComo seu próprio nome indica este exemplar de felinos vindo da Turquia, foi o primeiro gato de pelo comprido a ser descoberto, um motivo pelo qual a raça foi utilizada como base para a criação de outras raças de gatos de pelo comprido que ainda perduram até os dias de hoje.

Estes gatos brancos e peludos traziam sorte e eram bastante cobiçados por ricos comerciantes daquela região.

Somente a partir do século XVII um navegador chamado Pietro Della Vale, italiano, introduziu estes gatos na Europa através da Itália. A partir do século XVIII estes elegantes gatos faziam grande sucesso nos salões da nobreza francesa, principalmente na corte do rei Luis XV que contava com um Angorá que tinha o nome de Brillant (Brilhante). Muitas personalidades históricas tiveram esta raça de gato.

Estes foram os primeiros gatos de pelo longo da Europa. Que inclusive foram retratados pelo escritor inglês W. Heir que escreveu, em 1889, que os angorás mais apreciados eram os brancos que tivessem olhos ímpares, seguidos pelos azuis e também pretos. Pouco depois o angorá branco passou então a ser a única coloração que era aceita. Foi então utilizado na criação de uma das raças mais populares o persa. O sucesso desta raça praticamente causou a extinção do Angorá, e foi nesta época que este termo passou a designar qualquer tipo de gato peludo e não mais uma raça, uma afirmação que existe até hoje entre os leigos.

Quando o gato da raça Angorá começou a escassear tanto na sua terra natal Turquia, quanto no restante do mundo, o governo turco estabeleceu um programa de criação para o felino em um Zoológico da região de Ankara nos anos 1960 com a finalidade de reviver um antigo prestígio de sua raça. Os gatos excedentes deste programa foram adquiridos por outros criadores, principalmente nos Estados Unidos. A primeira ninhada que foi obtida fora da Turquia, teve seu nascimento no ano de 1963, apesar disto somente no final da década de 70 tais gatos chegaram à Grã-Bretanha. Os Angorás Turcos é uma das raças mais antigas sobreviventes, e as suas linhagens deverão ser mantidas puras para finalidades de reprodução.

Características

Gato AngoráPor ser um gato de raça considerada pura, possui uma cabeça de pequena a média, triangular. Conta com um perfil de comprimento médio, com um nariz reto, longo e sem rastro de stop. Seu queixo costuma ser arredondado, alinhado sobre o mesmo plano vertical que o nariz.

Possui orelhas grandes, largas na base, longas e pontiagudas, com penachos e inserção alta sobre o crânio. O Gato Angorá deverá contar com olhos grandes, amendoados e ligeiramente oblíquos, geralmente de cor âmbar, sendo que nos exemplares brancos, poderão ser azuis ou díspares.

Seu corpo poderá ser de porte pequeno a médio nas fêmeas e um pouco maior nos machos. Conta com um porte elegante e muito atlético. Sua ossatura é pequena apesar de ser sólida. Conta com uma caixa torácica estreita. Suas extremidades são longas e delgadas, sendo que as traseiras poderão ser mais longas do que as dianteiras. Possui patas pequenas, redondas e ainda delicadas com pelos entre os dedos. Seu pescoço é longo e delgado, possui ainda uma cauda longa na base e afinada com pelos longos, formando assim um penacho. Colocada invertida sobre seu dorso, a ponta quase deve tocar a cabeça.

Pelagem

Gato AngoráSeus pelos costumam ser longos, finos e também muito sedosos. A pelagem deverá estar desprovida de camadas internas lanosas. É semilonga sobre seu corpo, mais curta sobre o dorso e também o seu focinho, longa no pescoço, no ventre e também na cauda. Em sua parte inferior do corpo deverá ser ondulada.

As cores mais comuns encontradas nos exemplares da raça Angorá é o branco puro, preto, azul chocolate, lilás, vermelho, Carey, tabby, smoke, etc.

Na Europa o Angorá Turco foi reconhecido pela FIFE em 1988 apenas em tons de branco puro e com três possíveis cores de olhos como azul, âmbar e díspar.

É um gato que possui uma pelagem de fácil manutenção devido a ausência de sub pelos, uma escovação semanal é o suficiente.

Em sua época de mudança de pelos, que é abundante, uma escovação diária deverá ser realizada com a finalidade de evitar a formação de nós em sua pelagem, que além de tirar toda a sua beleza, poderão ainda provocar doenças de pele, uma vez que acabem retendo muita umidade e sujeira. Uma escovação diária retira seu excesso de pelos soltos, que de uma forma ou de outra acabam sendo ingeridos pelo gato ao se lamber aumentando assim os riscos de formação de bolos no estômago o que podem causar problemas sérios de saúde o felino.

Temperamento

Gato AngoráO angorá Turco está entre os mais inteligentes das raças de gatos. Possui um caráter equilibrado e também afetuoso, é um gato muito dócil, alegre e brincalhão. Costuma gostar muito de mimos e é muito apegado aos seus donos com devoção. Costuma se divertir correndo, brincando com bolinhas ou mesmo trepando nas árvores. É um gato apreciador de água e um excelente caçador.

Costuma ser bastante sociável com as crianças, salvo se as crianças ainda forem bebês e ainda com outros animais até mesmo cães quando estão familiarizados.

O gato da raça angorá é bastante brincalhão, dócil e amistoso. É um gato bastante ativo durante a sua vida toda. Gostam bastante de escalar pontos altos a partir de onde poderão observar seus donos. É muito apegado e seu comportamento parece bastante com o de um gato. São animais carinhosos e inteligentes, e raros também, já que as ninhadas não costumam dar muitos gatos.

Os gatos desta raça são ideais para morar em apartamentos já que não precisam de muito espaço para se exercitar e ainda são bastante caseiros. Uma manta e uma almofada fofinha certamente são uma excelente pedida e fazem as delícias dos gatos angorás.

Habilidades

Devido a serem gatos muito ágeis e desportivos, estão o tempo todo querendo brincar, procurando árvores para subir, e também gostam de ficar saltando de um lado para o outro.

Saúde

Gato AngoráOs angorás completamente brancos e de olhos azuis são surdos.

Os gatos desta raça necessitam de banhos quinzenais, o que requer um maior cuidado do que outras raças de pelo curto. Quando lhe for dado banhos, se estiver sol quente ele deverá se estender no sol para secar, se não houver é importante o enxugar rapidamente com uma toalha e não se deve o deixar muito molhado, se conseguir utilizar secador, excelente, permite que o seu pelo fique bastante brilhante. E ainda evita que sua saúde seja abalada.

O Angorá Turco, assim como qualquer outra raça, poderá ser afetado por vários tipos de parasitas internos, infestações de parasitas externos, como pulgas, e ácaros de ouvido.

A situação de infecções de trato urinário ocorre eventualmente nos gatos desta raça, são causadas por uma alimentação de baixa qualidade. Os sintomas são uma urina em áreas incomuns, a presença de sangue na sua urina e ainda um forte odor diferenciado. Esta condição deverá ser tratável com medicamentos de prescrição veterinária.

Diabetes também são condições que podem acontecer muitas vezes causadas por obesidade, poderão ser evitadas oferecendo ao animal com uma dieta que seja adequada além de exercícios físicos regulares. Uma vez que são diagnosticadas estas condições com medicamentos de prescrição veterinária.

Antes de decidir comprar um gatinho, os compradores deverão discutir sobre problemas de saúde com o criador. Eles deverão ainda se certificar de que o criador deverá incluir uma garantia de saúde por escrito com esta compra.

Ficha Técnica do Gato Angorá

Ficha Técnica do Gato Angorá
Nome Original Angorá Turco
País de Origem Turquia
Porte Pequeno/Médio
Características Físicas Cabeça: pequena ou média e triangular. Olhos: grandes e amendoados. Orelhas: grandes, largas, longas e pontiagudas. Corpo: porte pequeno a médio.
Peso médio Macho - 4 a 5 kg • Fêmea - 4 a 5 kg
Expectativa de Vida 10 anos
Cor da Pelagem Branca, preta, azul chocolate, lilás e vermelha.
Tipo da Pelagem Longa, fina e sedosa
Temperamento Inteligente, brincalhão, dócil, carinhoso e amistoso.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários