Fofuxo.com

Devon Rex

Veja tudo sobre a raça Devon Rex. Características físicas e emocionais, Galeria de Fotos, Ficha técnica, etc.

Muitas raças de felinos ainda são um grande mistério como surgiram principalmente raças de gatos. E pode ser por isso que estes misteriosos e queridos animaizinhos de estimação nos fazem os admirar tanto e muitas vezes ter vários deles em casa.

O Devon Rex certamente é um destes exemplares, uma raça de gatos um pouco diferente, que foi criada através de uma série de experiências diferenciadas, seus criadores e tratadores criaram um felino voltado exclusivamente a agradar todos no seu lar, e é por isso que vamos falar a seguir um pouco mais sobre este animalzinho de estimação tão querido de todos.

Devon Rex

Origem

Devon RexO Devon Rex é um resultado do acasalamento acidental que aconteceu na Inglaterra entre um macho selvagem e encaracolado e uma fêmea de pelos lisos. Um dos filhotes teria nascido com cabelo crespo, e ele acabou sendo adotado por um grande apreciador de felinos, chamado Baryl Cox, sendo chamado então de Kirlee.

O gato Kirlee foi criado a partir de duas fêmeas Cornish Rex em uma tentativa de obter como resultado gatinhos de pelo encaracolado, apesar de todas as tentativas todos acabavam tendo pelos retos. Os criadores então determinaram que esta mutação genética que causou a pelagem única em Kirlee era diferente do gene que criara o pelo encaracolado do Cornish Rex. Foi então que esta nova geração teria sido chamada de Devon Rex, devido ao gato ter então nascido na região de Devon na Inglaterra. Alguns exemplares destes animais foram importados para os Estados Unidos e logo foram reconhecidos através da International Cat Fanciers Association (TICA) que reconheceu a raça em 1979, e de Cat Fanciers Association aceitou o registro dos gatos a partir de em 1983.

Características

Devon RexA curvatura do gato da raça Devon Rex é causada por uma mutação diferenciada e um gene também diferente do Rex Cornish, onde com qualquer um destes resultados era possível se encontrar gatos sem pelo. São gatos de médio porte que frequentemente são chamados de gatos duende ou gato alienígena devido a sua aparência totalmente diferente de todos os gatos.

Suas orelhas são extremamente grandes e levemente arredondadas, são definidas em um tamanho baixo e ao lado de sua cabeça larga, seus olhos são grandes e seu nariz é ligeiramente arrebitado. Um pouco diferente da maior parte dos gatos seus bigodes são curtos, e na maioria das vezes enrolados, de tal forma que ele poderá até mesmo aparecer como se não tivesse bigodes. Sua constituição corpórea é leve, suas pernas longas e resistentes dão a ideia de que o gato poderá dar saltos longos e seus dedos são grandes.

É uma raça de médio porte, possui um pelo curto, delicado e encaracolado. Esta raça poderá ser encontrada em todas as cores básicas de felinos. Seu corpo é musculoso e suas orelhas são grandes. Suas expectativa de vida fica entre uma das maiores entre os gatos, sendo assim de 9 a 15 anos. É um gato muito leve, que pode pesar entre 2 a 4 kg.

Em alguns exemplares é possível encontrar o felino de crânio chato, com uma pelugem mais abundante.

Em exemplares de algumas cores é possível encontrar uma depressão nasal bastante notável. Visualizar um sinal de contentamento com um abanar de cauda deste gato algumas vezes é sinal de desaprovação, mas devido à semelhança de outras variantes possui um focinho cuneiforme, com seus malares proeminentes, olhos que enviesam em direção aos limites exteriores das orelhas.

Suas orelhas e seu focinho são o que diferem o Devon Rex do Cornish Rex. Com isto o afinamento da qualidade da pelagem é o mais importante para os criadores. Em alguns casos ele ainda poderá apresentar um corpo duro, elegante, musculoso e alongado, suas orelhas são grandes, com uma cobertura de pelo fino, com uma grande tendência a ter tufos de pelos nas pontas e a sua cauda deve ter uma boa cobertura pilosa.

Pelagem

Devon RexLevando em conta exceção dos gatos considerados bicolores, todas as cores do felino poderão ser reconhecidas.

No branco, por exemplo, todos os Devon Rex surgem como gatos musculosos, um  corpo ligeiramente diferenciado, sendo um gato ágil, com ossatura fina como o Siamês.

No gato de tom creme, ele também deverá contar com um corpo duro e musculoso, seu pescoço é elegante, o focinho considerado cuneiforme e grandes orelhas lhe dão um ar um tanto traquinas.

Os felinos da raça de cor azul, que inclusive surgiu nos primeiros exemplares, é a cor que mais se aproxima das originais.

Os de coloração azul creme e branco, como parte do membro tartaruga, o Devon Rex azul creme e branco é uma variedade exclusiva do sexo feminino, qualquer macho da raça que possui esta cor certamente é estéril. Neste exemplar temos um gato com peladas de defeito genético, aceitando assim que seus frágeis bigodes de quebrem com facilidade. E ainda seu corpo se erga sobre as patas, um focinho curto e patas traseiras mais longas do que o normal, sua cauda é bastante comprida.

O gato Devon Rex de tonalidade fumado preto muitas vezes é o preferido pelos tratadores devido ao bonito contraste de sua pelagem. Suas patas anteriores em alguns exemplares adultos poderão aparecer arqueada, mas é uma ilusão resultante da amplitude do pelo e não de uma fraqueza. Deverá contar com uma pelagem ondulada e a sua cauda deverá estar bem coberta de pelos, apesar disto não é considerada peluda.

No exemplar de cor fumado branco e preto, suas áreas com patas brancas deverão estar bem definidas.

O Devon Rex de coloração Si-Rex Point Tabby Creme possui a sua existência nos felinos de pelos com pontas semelhantes a dos Siameses. Nesta variação a qualidade da pelagem é algo muito importante, apesar disto a raça apenas desenvolve sua pelagem completa por volta de 18 meses. Um fator que é facilmente identificável desta variedade são as marcas mais escuras em sua pelugem, nas pontas das áreas onde existe uma coloração creme.

Existem ainda variações como o Tebby Castanha, Tebby Tartaruga Silver, Tebby Vermelho Silver, que também são aceitos como uma pelagem oficial da raça.

Temperamento

Devon RexO Devon Rex é um gato bastante amável, que precisa de muito afeto e atenção. Conta com uma personalidade bastante amigável e engraçada, que deverá coincidir com a sua aparência um tanto encantadora. Esta é uma raça bastante energética, curiosa e bastante inteligente, adora chamar a atenção dos outros, gosta muito de crianças e se dá bem com outros animais de estimação que sejam menores que ele.

Dá-se muito bem com humanos mesmo na presença de estranhos, é um animal de fácil tratamento já que sua pelagem não inspira grandes cuidados.

O gato da raça Devon é um típico brincalhão, bastante divertido e muito orientado para as pessoas. Foram descritos como um cruzamento entre um gato, um cão e um macaco. Costumam dar pulos muito altos e certamente tentarão ocupar qualquer espaço grande o suficiente para que ele possa se acomodar. Com estas características é muito comum os encontrar em cantos de armários, prateleiras ou até mesmo cesto de roupa suja.

Os felinos desta raça também preferem estar sempre em lugares altos e podem dar longos saltos para encontrar o ponto mais alto do seu quarto. São fáceis de cuidar, a maioria dos Devons possui uma pessoa central a quem dedica todo o seu amor e sua fidelidade. Gostam de brincadeiras e jogos ao longo de toda a sua vida.

Por serem uma raça bastante inteligente, os Devon Rex podem ser treinados para andar em uma trela, buscando ou realizando todos os tipos de truques que normalmente são associados com caninos.

Outra característica comum é a sua demonstração de carinho, já que este gato possui uma propensão a estar perto da cabeça ou pescoço dos humanos e poderá ser encontrado em cima de um ombro ou aninhado em recantos criados pelo pescoço e ombro quando um está mais propenso para isto.

É um companheiro bastante fiel e normalmente seguem objetos de sua afeição de sala em sala esperando uma boa oportunidade para saltar em seu colo ou seu ombro.

O Devon Rex é um companheiro fiel e normalmente seguem o objeto de sua afeição de sala em sala, esperando a oportunidade para saltar em seus braços, colo ou ombro.

Saúde

Devon RexOs gatos da raça Devon Rex são em sua maioria bastante saudáveis e resistentes. Por terem orelhas maiores do que os gatos convencionais e largas é preciso que exista uma limpeza frequente para que elas não fiquem sujas ou mesmo não acumulem líquidos, gerando assim um mau cheiro ou mesmo infecções de ouvido. Precisam de limpeza semanalmente.

Existe apenas uma variedade da raça que não deve ficar na rua exposto por longos períodos a frio e umidades, por isso é importante ter este cuidado para manter o seu felino saudável.

Ficha Técnica do Devon Rex

Ficha Técnica do Devon Rex
Nome Original Devon Rex
País de Origem Reino Unido
Porte Médio
Características Físicas Cabeça: larga. Orelhas: grandes. Olhos: grandes.
Peso médio Macho - 2 a 4 kg • Fêmea - 2 a 4 kg
Expectativa de Vida 9 a 15 anos
Cor da Pelagem Branca, creme, azul, pret, tebby castanha, tebby tartaruga silver e tebby vermelha silver.
Tipo da Pelagem Curta
Temperamento Amigável, engraçada, curiosa, inteligente

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários