Fofuxo.com

Cornish Rex

Veja tudo sobre a raça Cornish Rex. Características físicas e emocionais, Galeria de Fotos, Ficha técnica, etc.

Enigmático, diferente, exótico. Estas três palavras definem muito bem a raça de gatos chamada Cornish Rex. Apesar de fazer muito sucesso em diversos locais do mundo, muitas pessoas ainda acham muito diferente um gato pequeno, sem pelos e com uma cara em um formato que lembra muito a de um losango. Mas acaba sendo um dos animais preferidos de quem gosta de fugir do senso comum. Além de chamar a atenção por onde quer que passa, o Cornish Rex também pode representar um desafio muito interessante para os que valorizam os mistérios destas diferentes raças de felinos.

A seguir você vai conhecer um pouco mais sobre o Cornish Rex.

Cornish Rex

Origem

A história de como surgiu esta raça de gatos tão peculiar também segue um percurso diferente da maioria das histórias das outras raças. O Cornish Rex é muito mais novo do que a maioria das raças de gatos que conhecemos por aí. De acordo com os registros, a primeira espécie de gato com as características que definem o Cornish Rex teria nascido nos anos 50, na região da Cornualha, localizada na Inglaterra. Ele teria nascido depois do acasalamento de um gato com a sua mãe, algo comum no desenvolvimento de determinadas raças.

Na verdade, descobriu-se posteriormente que o Cornish Rex acabou sendo o resultado de uma grande quantidade de tentativas e erros envolvendo o cruzamento de diferentes raças. O primeiro animal que teria dado origem a raça não tinha a pelagem curta como vemos nas fotos do Cornish Rex, e sim pelos encaracolados mais longos.

Mas com os cruzamentos foram encontradas combinações que faziam com que o gene recessivo que faz com que o gato tenha estas características de peles fosse isolado e depois replicado em novas espécies, com cruzamento natural.

Já o nome da raça foi escolhido a partir de uma raça de coelho francesa, que se chama apenas Rex, e que também possui estas características de pelagem. Na medida que os gatos foram se popularizando na região, especialmente por conta das suas características mais exóticas, os criadores entraram com um pedido de reconhecimento, que aconteceu no ano de 1979 na Inglaterra e também nos Estados Unidos.

Características

Cornish Rex

O que realmente chama a atenção nos gatos da raça Cornish Rex é um conjunto de características físicas que acaba tornando o gato realmente muito diferente da grande maioria das outras raças. Para começar esqueça a ideia de ter um fofuxo peludinho e gordinho, o sonho de muitas pessoas que querem comprar ou adotar um gato, caso opte por esta raça. O corpo dele é bastante magro, sendo que um adulto não deve pesar mais do que 3 Kg em média.

Para combinar com sua estrutura pequena, as pernas também são finas, mas possuem ossos longos e retos, o que acaba dando um aspecto ainda mais peculiar para o gato. O dorso é arqueado e ossatura é fina, o que pode até mesmo causar determinados problemas como lesões.

Em contrapartida, o Cornish Rex possui uma musculatura bastante resistente quando comparada ao resto do corpo. Sendo assim este gato consegue ser bastante resistente em quedas e também consegue atingir velocidades altas quando está correndo.

Outro aspecto que chama a atenção na raça é o formato da sua cabeça. Quando olhamos este gato de frente ela parece lembrar um losango pequeno, apresentando o aspecto de espichada para cima e para baixo. Já o focinho é curvado para baixo, seguindo o desenho da cabeça. Completa o visual desta região um par de orelhas que são cônicas e longas, grandes de uma forma desproporcional quando comparadas com o resto da cabeça.

Na outra extremidade do corpo do Cornish Rex, mais precisamente na cauda, podemos perceber que ela possui um formato delgado e pontiagudo, que acaba sendo coberta por pelos curtos e ondulados.

Pelagem

Outro aspecto que acaba sendo muito característico desta raça é a sua pelagem, tanto que merece um parágrafo exclusivo, separado do resto das características. Diferentemente da grande maioria dos gatos, o Cornish Rex possui uma pelagem bem curta. Mas o que realmente torna o corpo deste animal mais interessante é que a pelagem também apresentar ondulações, o que não é comum quando o gato possui pelos muito curtos.

Isso dá a impressão de que este gato parece sempre ter saído recentemente do banho e que não passou pelo secador. Geralmente a cor do pelo deste gato é uniforme, apresentando apenas um tom em toda sua extensão, ou apenas algumas variações do mesmo tom. Até mesmo os fios do bigode deste gato são ondulados.

Temperamento

Cornish Rex

Apesar do visual um tanto quanto diferente, o temperamento do Cornish Rex se assemelha ao da maioria dos gatos domesticados. No caso desta raça ele se mostra ainda mais apegado aos donos, já que nasceu dentro de um ambiente familiar, portanto não possui uma série de traços primitivos que outras raças apresentam com mais força.

Portanto é um animal que pode perfeitamente conviver com a família dentro de casa ou de apartamento, e como possui uma estrutura pequena, acaba não tendo tanta necessidade de gastar energias. O Cornish Rex consegue ficar muito bem em espaços reduzidos. Também é um gato que gosta de brincadeiras, especialmente com crianças. Costuma se dar bem com outras raças de gatos.

É recomendado que os donos incentivem as brincadeiras, já que tende a ficar um pouco depressivo quando as pessoas não passam tempo com ele. Manter brinquedos por perto é uma boa dica para manter o felino sempre em movimento. Em alguns casos, quando ele apresenta um comportamento mais ativo do que o normal, uma boa dica é manter um outro gato como companhia.

Saúde

Cornish Rex

Seguindo as informações oficiais que são disponibilizadas pelas entidades que regulam e representam os criadores da raça Cornish Rex, este felino não possui tendência ao desenvolvimento de qualquer tipo de doença crônica mais grave.

Por outro lado existem diversos relatos em fóruns online de pessoas que possuem esta raça de gatos sobre problemas de saúde que acabam sendo comuns, tias como hipotireoidismo, hopotricose e peritonite infecciosa felina.

Portanto aqui cabem aqueles cuidados comuns que todos os donos devem ter com os seus gatos, como manter a vacinação e os remédios que evitam a proliferação dos vermes em dia.

Além disso, estes gatos também devem passar por uma escovação semanal. Isso é importante pois como já apresentam ondulações nos pelos, caso fique muito tempo sem escovar elas podem acabar se transformando em pequenos nós, o que pode causar incomodo para o animal.

Outro cuidado que os donos desta raça devem ter é com as orelhas Como elas são grandes, fica mais fácil fazer uma limpeza rotineira para evitar sua obstrução, mas algumas espécies desta raça costumam ter uma certa sensibilidade nesta área, sendo recomendado aos donos cuidado. Acostumar o felino desde pequeno com este tipo de procedimento costuma ajudar muito.

Ficha Técnica do Cornish Rex

Ficha Técnica do Cornish Rex
Nome Original Cornish Rex
País de Origem Reino Unido
Porte Pequeno
Características Físicas Corpo: magro. Cabeça: pequena. Orelhas:grandes, cônicas e largas.Olhos: médio e grandes, formato oval e levemente inclinado.
Peso médio Macho - 2,5 e 5 kg • Fêmea - 2,5 e 5 kg
Expectativa de Vida 9 a 15 anos
Cor da Pelagem Sólida bicolor, tartaruga e smoke.
Tipo da Pelagem Curta e ondulada.
Temperamento Alegre, brincalhão,curioso e bem-humorado

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários