Fofuxo.com

Bombaim

Tudo sobre a raça de gato Bombaim (Bombay). Veja ficha técnica, características físicas e emocionais, fotos, etc.

Os gatos certamente são os verdadeiros amores de muitas pessoas. Muitas vezes pessoas dedicam uma vida apenas para ajudar os animais e principalmente os gatos. Estes felinos possuem uma alma encantadora, que sempre chamam à atenção das pessoas por onde passam até mesmo em casos de gatos de rua.

O Bombay (ou Bombaim) é um felino bastante enigmático, diferente e muito bonito, que certamente faz a diferença no mundo dos gatos, por ser mais uma raça bonita e especial, confira a seguir uma série de informações para que você possa conhecer melhor o gato Bombay e veja os motivos para você ter um exemplar deste felino na sua casa.

Bambay

Origem

BombayComo a origem da maioria dos gatos, a existência de seu primeiro exemplar e como ele foi nomeado desta forma é um grande mistério. Apesar disto as primeiras criações deste felino são bastante recentes.

A história conhecida desta raça começou quando a criadora de gatos americana Nikki Horner decidiu criar um gato que fosse uma miniatura de uma pantera negra. Levou com isto mais de 30 anos para criar a raça que teria visto em fotos muito antigas sem datas ou origens. Seu ideal de criação era que surgisse um gato parecido com o chamado Burmês, apesar disto negro com olhos na cor de topázio.

Suas primeiras tentativas foram o acasalamento entre gatos de rua pretos de Louisville, Kentucky com gatos Burmeses. Como resultados deste acasalamento nasceram então alguns gatinhos pretos, apesar disto para a criadora eles ainda pareciam muito com gatos de rua. Depois de diversas tentativas com este cruzamento Nikki teria finalmente desistido do programa sem chegar a finalmente sua pequena pantera negra.

A partir dos anos 60, ela decidiu tentar novamente, apesar disto desta vez utilizando gatos de pelos curtos americanos pretos. Desta vez o macho escolhido foi um da raça Burmês de nome Caussius Clay. O exemplar teria acasalado com uma fêmea de pelo curto americano preto, e nasceram então quatro gatinhos no dia 2 de janeiro do ano de 1966. A partir dos 5 anos seguintes Nikki continuou a realizar acasalamento entre estas duas raças até que se fixasse um tipo.

No ano de 1970 foi que o Bombaim teria sido registrado através do Cat Fanciers Association (CFA). No ano de 1974 ele contava com um clube e a partir de 76 ele iria concorrer em classes de campeão, foi uma das primeiras raças que teriam sido reconhecidas pela TICA.

Seu nome foi originalmente dado para homenagear a Índia, região onde vivia a pantera negra.

Características

BombayComo características físicas o Bombaim deverá contar com um pelo completamente preto e curto, com a aparência de um veludo, bastante próximo ao seu corpo, sem pontos nem as ondas brancas, realçando assim os músculos de pantera. Seus olhos são grandes, redondos, expressivos em cores intensas e luminosas. A cor mais comum é o ouro claro podendo chegar até o cobre.

O gato da raça Bombay deverá ter um tamanho médio, sendo que o macho é maior do que a fêmea.

Deve contar com uma musculatura forte e sem gordura. Pesa mais do que aparenta, porém ainda assim é menos pesado do que o Burmês americano, o que pode constituir uma das diferenças mais significativas entre as duas raças. O Bombaim também conta com um peito bastante desenvolvido e o corpo e a cauda um pouco mais comprida do que o Burmês.

Sua cabeça é redonda, sem a presença de angulações agudas, seu focinho é largo e curto, com um ligeiro stop. Suas orelhas possuem um tamanho médio, largas na base e ligeiramente inclinadas para frente além de ter pontas arredondadas. Seus movimentos são feitos como o dos grandes felinos.

O Bombaim ainda guarda muitas características do gato da raça Burmês e por este motivo as duas raças poderão se acasalar. É possível encontrar gatinhos Burmês em uma ninhada de bombaims do acasalamento de 2 bombainms. Este gato então é registrado como Burmês. Em média nascem 4 ou 5 gatinhos. Alguns que somente se tornam perfeitamente negros quando possuem mais de seis meses.

Pelagem

A pelagem do gato Bombay é curta e de coloração preta além de bastante lustrosa, conta com um brilho quase que vítreo. Seus olhos também chamam bastante à atenção pela cor bastante peculiar.

Temperamento

BombayO Bombay é um gato extremamente afetuoso com toda a sua família, adora brincar e ama mais ainda colo. É o tipo mais comum de lap cat, ou seja, gato de colo. Devido a sua pelagem curta, ele é bastante sensível ao frio, e por este motivo gosta de ter contato com os donos sem fazer cerimônia em procurar a cama de seus donos durante a noite.

É um felino que convive muito bem com as crianças e também outros pets, apesar de ficarem estressados ou até mesmo ariscos em ambientes muito barulhentos.

Possui mios bastante altos e estridentes, além de ser considerado o carente profissional felino, por este motivo não é um bom gato para quem fica fora de casa por longos períodos e tem de deixar o felino sozinho, ele solicita bastante atenção de sua família sempre que necessita.

Com relação ao Bombay não existem criadores da raça ainda no Brasil.

Como características de seu comportamento, os gatos da raça Bombay apesar de normalmente serem carinhosos precisam ser socializados corretamente, outra das características do comportamento do Bombay é que costumam não serem gatos muito ativos, apesar de serem muito brincalhões. Costumam viver bem com outros gatos machos ou fêmeas. Gostam muito de ronronar e é excelente para ter em apartamentos.

Para que ele mantenha sua pelagem sempre linda, é necessário apenas o pentear uma vez ou outra para eliminar seus pelos mortos, certamente ele não irá reclamar destes cuidados.

É um felino muito brincalhão, divertido, paciente, não é destruidor nem mesmo traiçoeiro, costuma se adaptar muito bem em qualquer tipo de clima.

Saúde

BombayComo cuidados com a saúde do Bombaim, é importante que se tenham cuidados especiais, pois são gatos realmente vorazes, costumam comer muito e automaticamente engordam muito.

São raros os casos, mas infelizmente muitos nascem com uma deformação no crânio e é necessário que sejam sacrificados logo depois de seu nascimento para que não venham a sofrer em seu ponto tempo de vida, este tipo de deformação causa muita dor a eles até que isto os mate.

Pelos felinos da raça contar com uma pelagem curta, o Bombay não requer muitos cuidados exclusivos.

Por ter a pelagem curta, o Bombay não requer muitos cuidados. O corte de unhas e limpeza de orelhas deve ser feito conforme orientação do veterinário responsável e os banhos regulares, além de escovação ocasional com escova curta de borracha mantém a pelagem em ordem, sem pelos mortos.

Apesar de ser um gato considerado saudável, o Bombay possui uma predisposição para contar com um prolapso de glândula da terceira pálpebra, o que também é conhecido como Cherry Eye, ou “olho de cereja”.

Outro problema de saúde que algumas vezes poderá se tornar algo muito sério para o felino da raça Bombay é a fenda de palado, que é uma falha dos ossos do palato ao se desenvolverem que se fundem, o que resulta em uma abertura entre as cavidades nasal e oral, quando isto acontece a alimentação do filhote deverá ser realizada através de um tubo pois ele não conseguirá mamar normalmente.

Outra condição similar pode acontecer com gatos adultos, a partir de um golpe na face, associado a sua fratura do palato.

Alguns exemplares de Bombays poderão também nascer com lábios leporinos, o que poderá ocorrer devido ao desenvolvimento anormal dos lábios superior, mas se trata apenas de um problema de natureza estética que poderá ser feito através de cirurgia plástica felina. O veterinário de sua confiança irá lhe dar a melhor alternativa ou lhe indicar o profissional que possa realizar esta cirurgia.

Existe em alguns casos a má formação de dentes, e também ossos da cabeça e maxilares deste felino.

Como o nariz do Bombay é curto, ele poderá ainda apresentar problemas respiratórios sérios, por isso é importante que exista um cuidado e um acompanhamento realizado com o gatinho para que ele possa viver muito bem e feliz o que certamente é a intenção de seu dono, fazer este bichinho o mais feliz do mundo.

É importante lembrar que qualquer gato, mesmo sendo altamente saudável poderá contrair algumas doenças específicas, e por isso é importante que sejam realizadas todas as vacinas anuais para que o felino possa viver bem e feliz.

Uma alimentação de qualidade também é muito importante, e irá fazer com que o gato desta raça possa contar com uma vida bastante longa e feliz junto de seu dono e sua família.

Ficha Técnica do Bombaim

Ficha Técnica do Bombaim
Nome Original Bombay
País de Origem Estados Unidos
Porte Médio
Características Físicas Cabeça: redonda. Olhos: grandes, redondos. Orelhas: tamanho médio, largas na base e ligeiramente inclinadas para frente.
Peso médio Macho - 2 a 5 kg • Fêmea - 2 a 5 kg
Expectativa de Vida 15 a 16 anos
Cor da Pelagem 15 a 16
Tipo da Pelagem Curta
Temperamento Afetuoso, brincalhão e paciente.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários