Fofuxo.com

Balinês

Saiba tudo sobre a raça de gato Balinês. Sua origem, características físicas e emocionais, ficha técnica completa e muitas fotos :)

O passado da maioria dos gatos é um verdadeiro mistério, e muitas vezes perguntas pairam no ar, como por exemplo, por qual motivo os gatos eram tão queridos e cultuados nas civilizações antigas que nem mesmo tinham uma ligação entre elas?

Existe um grande mistério acerca dos gatos, devido a sua grande independência, seu olhar enigmático, entre várias outras características, e por este motivo até hoje os felinos que gostamos de ter em casa fazem parte de nossa admiração e também de nosso dia a dia.

Balinês

Uma das raças mais interessantes para se criar em casa é o gato da raça Balinês. Este que é um exemplar muito bonito e também diferenciado dos demais gatos. Conheça a seguir um pouco mais sobre este querido felino e saiba os motivos pelos quais você o deverá ter em casa agora mesmo.

Origem

BalinêsExistem registros de que os primeiros Balineses teriam aparecido na década de 20 nos Estados Unidos.

Aos poucos se passou a acreditar que o gato da raça Balinês teria herdado essa pelagem mais comprida de um ancestral já extinto de pelos mais longos. Até por que naquela época que surgiram esses filhotes que tinham pelos mais longos, existiam diversos criadores que cruzavam os Siameses com gatos de pelo longo, com o objetivo de realizar a reprodução de uma raça peluda, que contava com as mesmas marcações do gato Siamês, mas que tivesse uma estrutura corpórea bastante encorpada, algo oposto do Balinês.

Foram estes fatores que geraram felinos com aparência de um Siamês, inclusive com pelos curtos, mas, porém portadores de genes de gatos de pelos longos.

Na década de 40 foi iniciado um trabalho bastante diferenciado para tentar o reconhecimento do gato da raça Balinês como raça oficial. Foi sua primeira criadora, Helen Smith que lhe deu o nome de Balinês, devido aos seus movimentos graciosos e suas linhas de corpo esbeltas que a faziam lembrar dançarinos da ilha de Bali. Seu reconhecimento oficial teria acontecido apenas a partir de 1970 pelo CFA, estes que graças a grandes esforços teriam sido reconhecidos.

Foi no final do século passado que os Siameses passaram a contar com formas mais arredondadas que o desejado pelo padrão atual. Os americanos começaram então um processo de refinamento das linhas de Siameses por volta de 1900 os tornando bem mais esbeltos do que realmente eram.

Com o início desta criação dos balineses, este trabalho então passou a se estender a nova raça, o que teria acontecido ao redor de 1940 já que a mesma contava com uma descendência de siameses mais arredondados do que o normal.

Até hoje existem tanto gatos Siameses como Balineses com os dois tipos de estrutura física, apesar disto os que se destacam em exposições são os que seriam mais longilíneos.

Características

BalinêsComo aspecto geral, o gato Balinês possui um corpo esbelto, longilíneo, elegante, flexível e ainda bastante musculoso, possui um porte de tamanho médio, e pesa entre 2,5 a 5kgs.

Sua cabeça possui um tamanho médio, é comprida e triangular com um perfil reto. Seu crânio costuma ser ligeiramente convexo, sua fronte plana, focinho fino sem o chamado break, nem mesmo pinch. Seu nariz comprido e direito. Queixos de tamanho médio.

Suas orelhas são grandes, largas em sua base, pontiagudas e bastante espaçadas. Bastante aveludadas e preferencialmente com um tufo de pelos em sua extremidade.

Seus olhos possuem um tamanho médio, amendoados, são ligeiramente oblíquos. A cor aceita é o azul intenso, independente da cor de sua pelagem seus olhos deverão ser sempre azuis.

Seu pescoço deverá ser comprido, fino e elegante.

Seu corpo é comprido, esbelto, tipo oriental. O gato da raça Balinês possui uma estrutura óssea fina. Musculatura firme.

Suas patas são compridas e finas, proporcionais ao seu corpo. Seus pés são pequenos e ovais, contando com tufos de pelos na região interdigital.

Sua cauda costuma ser muito comprida, fina, afilando em direção a sua ponta.

Pelagem

BalinêsO felino desta raça possui um pelo semilongo, fino e sedoso. Costuma ser mais comprido no seu corpo, como por exemplo, no abdômen e em sua cauda, contando com um penacho.

Possui um subpelo ligeiro. São reconhecidas todas as cores do gato Balinês. A cor dos seus pontos deverá ser uniforme. O gato deverá contar com um contraste nítido entre a cor dos pontos e a do seu corpo. Os filhotes nascem totalmente brancos. Sua cor definitiva de pelagem somente é alcançada quando o animal atinge um ano de idade.

A CFA reconhece somente 4 variedades do gato, como por exemplo, o Seal point, que possui pontos castanhos foca, blue point que são pontos azuis escuros, chocolate point, ou seja, cor de chocolate, e lilac pointe, ou seja, cinza claro.

Nos Estados Unidos os animais que apresentarem outras colorações poderão ser denominados como javaneses, porém em alguns países não são reconhecidos.

Na frança, por exemplo, não existem distinções entre gatos balineses e javaneses.

Temperamento

BalinêsUma característica que certamente poderemos destacar no gato da raça Balinês é a sua energia e vontade de brincar. Estão sempre correndo pela casa um atrás do outro, pulando, escalando os postes para gatos e se divertem com muitos brinquedos, são praticamente hiperativos.

Uma brincadeira bastante comum e que pode ser realizada é a de trazer objetos, jogar uma bolinha para o gato, como resultados certamente ele a trará para perto de você. Mesmo com toda esta animação que o Balinês possui, ele não é do tipo barulhento, daqueles que miam por qualquer coisa até mesmo sozinhos. Os padrões da CFA dos felinos desta raça comentam que eles miam menos que o gato Siamês e que a sua voz é mais suave. Alguns gatos balineses somente miam quando lhe é dirigida alguma palavra, uma característica bastante interessante, pois parece que querem responder para as pessoas.

Outro atrativo bastante interessante do gato Balinês é a sociabilidade com que costumam tratar a todas as pessoas, costumam não perder de forma alguma a chance de conhecer várias visitas. Normalmente aparecem, correm em direção a um estranho e ficam o rodeando até subir em seu colo. Com as crianças a situação é a mesma, muitas pessoas costumam visitar pontos de venda dos felinos, e eles fazem a maior folia com elas, costumam brincar e correr pela casa, apesar disto não suportam ser maltratados por puxões e beliscões, certamente a resposta para isto deverá ser um bom arranhão.

Habilidades

Por ser um gato bastante dócil e afetuoso, o gato da raça Balinês costuma obedecer fielmente seus donos, e é sempre apegado a uma pessoa em especial de sua família. Apesar de ser um gato que não está atrás das pessoas o tempo todo, é extremamente afetuoso. Como todo o gato possui excelentes habilidades para a caça, e costuma gostar de brincar com isto.

É bastante comum o gato Balinês se esconder atrás de móveis, e ficar esperando para dar um bote nos pés de quem passar, ou mesmo debaixo de camas, mas certamente tudo é uma grande brincadeira, pois o gato Balinês é extremamente dócil. É um gato muito sensível e assim como aprende as coisas muito rápido, como onde fazer suas necessidades, e se você mudar sua ração de lugar ele irá achar, caso seja repreendido irá ficar muito chateado e pode até mesmo ficar arredio.

Saúde

BalinêsQuanto à saúde, a sua pelagem sedosa e a ausência de subpelos, fazem com que raramente surjam nós e também pelos emaranhados, tornando assim fácil o cuidado com os pelos. Uma escovação semanal no felino é o suficiente.

Outro ponto importante quanto à saúde do gato, é que deverá ser feita uma limpeza semanal em seus ouvidos para que se possa remover todo o excesso de cera. Sempre utilizando um produto ceruminolítico em pet shops.

A vacinação e a vermifugação deverá ser realizada de acordo com a orientação do médico veterinário, e uma visita semestral deverá ser realizada.

É um gato que costuma se adaptar bem em apartamentos. E como é muito brincalhão não é bom o deixar trancado em locais muito pequenos por longos períodos. O gato querido e brincalhão poderá se tornar estressado e furioso. Uma particularidade interessante da raça é que não costuma ter problemas de saúde e seus cuidados como citado anteriormente são básicos como a vermifugação, as vacinas e também a sua escovação.

Ficha Técnica do Balinês

Ficha Técnica do Balinês
Nome Original Balinês
País de Origem Estados Unidos
Porte Médio
Características Físicas Cabeça: média, comprida e triangular. Olhos: tamanho médio, amendoados, e ligeiramente oblíquos. Corpo:comprido e esbelto.
Peso médio Macho - 2,5 kg • Fêmea - 2,5 kg
Expectativa de Vida 9 a 15 anos
Cor da Pelagem Castanha, azul escuro, chocolate, lilás e cinza claro.
Tipo da Pelagem Semilonga, fina e sedosa.
Temperamento Brincalhão, ativo, esperto e companheiro.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários