Fofuxo.com

Azul Russo

Veja tudo sobre a raça Azul Russo. Características físicas e emocionais, Galeria de Fotos, Ficha técnica, etc.

O gato da raça Azul Russo é uma raça que possui pelos em tom azul prateado. São relativamente inteligentes e brincalhões, e tendem a ser tímidos com estranhos. Costuma desenvolver laços afetivos com seus companheiros humanos e são bastante procurados como animais de estimação pela sua excelente personalidade e cor de sua pelagem.

Para quem busca um gato para ter em casa, certamente o Azul Russo é uma excelente alternativa para toda a família. Além de ser um felino extremamente experto, certamente irá agradar a todos somente por seu olhar meigo e carinhoso. A seguir conheça melhor o gato da raça Azul Russo e veja por que você precisa ter um exemplar deste excelente e dedicado amigo do homem.

Azul Russo

Origem

Azul RussoO Azul Russo, se desenvolveu no Norte da Rússia em regiões de temperaturas praticamente negativas. Existem rumores de que o felino chegou a Europa através do comércio que era realizado através do porto de Arcangel, a maior cidade existente no norte da Rússia por volta do século XIX. Seu primeiro registro escrito da raça data o ano de 1875, em uma exposição no chamado Crystal Palace, em Inglaterra, foi lá que o felino acabou sendo apelidado de gato Arcangel. Nessa altura o Azul Russo apresentava olhos em tons de laranja ao contrário do tipo moderno.

Conforme avançava a revolução comunista na Rússia no ano de 1917, o gato da raça Azul Russo passou a ser conhecido como Foreign Blue, ou seja, Azul Estrangeiro. Esta designação existiu até meados do século XX. A esta altura o Azul Russo se encontrava perto da extinção, e por este motivo foi iniciado um programa de revitalização da raça colocado em prática na Inglaterra se utilizando de gatos siameses.

Esta raça então foi recuperada, apesar disto o programa fez com que alguns gatos da espécie de Azuis Russos nascessem com um padrão Siamês. Atualmente qualquer característica do Siamês encontrada neste felino é inaceitável. Algumas décadas depois vários exemplares foram importados da Escandinávia, e muitos dos criadores Russos começaram a migrar para os Estados Unidos. A raça então começou a se tornar muito popular, tanto como gato de estimação como de exposição.

Apesar dos Azuis Russos chegarem aos Estados Unidos antes da guerra foi apenas no período pós-guerra que os criadores criaram o moderno Azul Russo, o que é visto atualmente nos Estados Unidos e em outras partes do mundo, inclusive no Brasil. Este tipo de cruzamento foi realizado através de uma combinação de linhagens de ambos os azuis, escandinavos e russos ingleses. Atualmente os siameses não são mais necessários para originar a raça, e infelizmente para os criadores de pelo curto, cor cinza ou azul, gatos desta cor não são mais frequentes em raças mistas.

No final dos anos 1970 os russos brancos e russos cores pretas foram aceitos por criadores de gatos na Austrália como gatos russos em classificações diferentes. Apesar disto na América do Norte o  Cat Association Fanciers não aceita a variação do Azul Russo desta forma.

Características

Azul RussoComo características do Azul Russo, temos um felino com um formato de corpo e cauda bem alongados, transmitindo assim elegância e ao mesmo tempo agilidade em seus movimentos.

Costumam ser gatos de coloração azul prateada, sua pele é extremamente fina e curta, por isso é importante que se tenha cuidado ao realizar a escovação.

Uma característica bastante interessante e presente neste gato de raça Azul Russo certamente são seus olhos bastante expressivos e realçados, que podem ainda em raros casos aparecerem em tom âmbar.

É uma raça mediana, que possui um corpo alongado, bastante musculoso, sua cauda comprida e suas patas delgadas poderão o ajudar a acentuar ainda mais a sua beleza. Em sua cabeça podemos perceber, por exemplo, um formato oval, com um nariz considerado nem muito grande nem muito pequeno, e olhos de tamanho médio que são expressivos e ovais.

Pelagem

Sua pelagem normalmente é fina e curta. Estando sempre disposta em uma capa dupla que se separa do corpo graças a sua densidade. Esta capa dupla costuma dar a raça um ar mais felpudo bastante característico. Por este motivo é recomendado que seja feita uma escovação regular, e é necessário que se levante o pelo ao escovar para que ele não fique liso. Além disto, o gato desta raça possui uma dupla pelagem que protege de temperaturas negativas e fazem com que ele se sinta em sua terra natal.

Sua cor mais comum é um azul acinzentado ou azul de tonalidade média com brilhos prateados.

Temperamento

Azul RussoO Azul Russo é um gato extremamente dócil, excelente para companhia pelo seu dono e temperamento tranquilos, bastante tímido e discreto gosta de crianças. São felinos bastante brincalhões, porém muito reservados com estranhos. Costumam ser boas companhias para pessoas sozinhas, e idosos, além de ter uma boa facilidade para se adaptar com cães.

São uma boa alternativa para pessoas que possuem muitas tarefas e que não conseguem dar atenção o tempo todo para o bichano, já que eles conseguem muito bem passar um bom tempo brincando sozinhos com seus brinquedos. É muito conhecido por ser uma raça dócil e muito equilibrada, chegando até mesmo a ser bem tranquila em qualquer ambiente.

Habilidades

Os felinos da raça Azul Russo são excelentes caçadores de pequenos animais, e certamente você irá se deparar com ele caçando pequenos insetos, seu brilho nos olhos indicam o que está à procura, e principalmente o foco de onde a sua visão está para que planeje um ataque. Muitas vezes tem a habilidade de ser imperceptível, e realizar um ataque em seus donos, porém tudo não passa de uma grande brincadeira.

Adoram correr, pular, sabem receber ordens e obedecer muito bem, possuem grandes habilidades para assimilar informações e não cometem muitas vezes o mesmo erro, como por exemplo, fazer suas necessidades onde não deveria.

Não gostam de ser guiados ou mesmo conduzidos por coleiras, por isso deverão ser sempre soltos para serem mais felizes. Se você quiser este é um gato exemplar para treinos e exposições de atividades diversas, que certamente com carinho e paciência ele irá aprender muitas coisas divertidas e fazer todos em sua volta ficaram maravilhados com suas capacidades.

Saúde

O Azul Russo não possui nenhum tipo de propensão a qualquer problema de saúde genético em particular, e ainda tendem a ser bastante resistentes. Raríssimos casos contam com doenças de origem genética ou mesmo problemas de saúde crônicos. Possui uma alta expectativa de vida por isso é recomendado principalmente para pessoas que moram sozinhas.

Ficha Técnica do Azul Russo

Ficha Técnica do Azul Russo
Nome Original Azul Russo
País de Origem Rússia
Porte Médio
Características Físicas Cabeça: oval. Orelhas: grandes, largas na base e para a frente. Olhos: médios. Corpo: alongado e musculoso.
Peso médio Macho - 4 a 6 kg • Fêmea - 3,5 a 4,5 kg
Expectativa de Vida 10 a 15 anos
Cor da Pelagem Azul acinzentado.
Tipo da Pelagem Curta e fina.
Temperamento Inteligente, brincalhão e dócil.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários