Fofuxo.com

American Shorthair

Veja tudo sobre a raça American Shorthair. Características físicas e emocionais, Galeria de Fotos, Ficha técnica, etc.

Se você procura por um gato que seja um bom companheiro para seus filhos, um bom companheiro para pessoas que vivem sozinhas e que ainda possa conviver bem com seus cães, certamente o American Shorthair é uma ótima alternativa, pois tudo o que você procura está incluso neste animalzinho. Conheça a seguir um pouco mais sobre esta raça que é tão procurada pelos profissionais no ramo de criação de felinos.

American Shorthair

Origem

Um gato que inicialmente era utilizado como caçador, também conquistou o seu espaço como bom companheiro devido as suas diversas qualidades.

Um gato descendente de gatos domésticos que chegaram à América com os primeiros imigrantes, esta raça pode se desenvolver ajudando os lares, celeiros e ainda armazenagens americanos para que pudessem manter o controle sobre os ratos devido a sua exímia habilidade em caçá-los. Era chamado de Domestic Shorthair, o que em português significa "Doméstico de Pelo Curto", a partir do ano de 1966 foi adotado o nome de American Shorthair em uma referência ao reduzido tamanho de seu pelo. Sua pelagem além de curta é espessa, e o que certamente lhe dará uma boa resistência ao frio. Deverá chamar á atenção por apresentar inúmeras cores, sendo que apenas a CFA - Cat Fancier's Association teria sido a primeira a reconhecer a raça, no ano de 1985.

Características

American ShorthainO American Shorthair deverá se assemelhar a um atleta que possui um corpo forte, musculoso. Sua cabeça costuma ser ovalada. Possui um pescoço bastante forte com uma espessura constante e ligeira curvatura. Trabalhou com os primeiros colonos que trouxeram muitos exemplares para os Estados Unidos.

Esta raça em sua versão americana possui uma forma menos quadrada do que seu irmão de raça bem semelhante, o bretão de cabelo curto.

Seu corpo é bastante compacto, contando com patas de longo meio, redondas garras sendo estreitados para o fim cegado de final abrupto.

Sua cabeça é grande e de bochechas cheias, facilmente mais longas do que largas, com orelhas ligeiramente arredondadas, possui uma curva contínua da testa até a coroa e nariz de longo meio.

Seus olhos costumam ser muito grandes e abertos, a tampa superior possui uma curva amendoada, e o que torna completamente redondo inferior em uma colocação que é facilmente oblíqua. Podem ser de cor ouro brilhante, azuis, verdes com leves pontilhações de prata.

Suas orelhas são de tamanho médio e arredondadas nas pontas além de inseridas e afastadas.

Sua cauda possui um tamanho médio e é espessa na raiz, se afilando abruptamente, deverá ter o comprimento igual à distância dos ombros e à base da mesma. Procure evitar, porém exemplares com excessiva robustez ou ainda alongamentos com caudas muito curtas, a pelagem longa e macia e olhos protuberantes são características indesejáveis de acordo com o padrão da raça.

Pelagem

Sua pelagem é caracterizada como curta e densa para proteger do frio e a pele é firme e maciça. Seus tons mais comuns é o avermelhado e nata blanco, chinchila e sombreado prata, concha de camafeu e sombrio, fumaça azul, camafeu e tortoiseshell, café avermelhado, azul, creme, prata e camafeu, café, azul e prata, bicolor com preto, entre outras.

Temperamento

American ShorthairComo características mais importantes sobre o American Shorthair, podemos citar que eles são excelentes amigos. Os felinos desta querida raça, são pacientes e gentis, fáceis de disciplinar e treinar, podendo inclusive aprender a conviver com outros animais, inclusive com pássaros. Aceita bem as brincadeiras brutas das crianças. São muito adaptáveis com cães, e curiosamente criam laços de carinho e afeto com animais de raças diferenciadas, como pássaros.

Este é um gato que possui características físicas atléticas, é muito ativo e extremamente ágil. Em termos de peso, o gato pode chegar até os 6 kg.

Seu passado de gato para trabalho se reflete em seu temperamento atual, um felino bastante disposto a atividades, ávido por um ambiente com espaços e estimulantes aos exercícios, onde possa correr e brincar para que não se torne preguiçoso e entediado, certamente este felino é uma excelente alternativa caso você possa oferecer a ele estas condições.

É bastante adaptado para ficar dentro de casa ao lado dos donos. Possui um grande caráter, afetuoso, esperto e curioso, se afeiçoa a toda a família e certamente a amigos que lhe ofereçam tanto respeito como atenção. É um gato considerado extremamente quieto, e seu ronronar curiosamente é bastante alto. Bastante amoroso e inteligente, se trata de um excelente companheiro para o que der e vier.

É um felino bastante agradável, bem humorado, uma das raças mais adaptáveis a qualquer tipo de ambiente familiar, desde famílias com filhos até uma pessoa sozinha. Muito inteligente gosta de ter sempre coisas em movimento ao seu redor. Seu miado é bastante agradável.

Como características físicas e de criação, oferece uma grande diferença de um gato que não tenha a raça definida, estes que podem sim ter uma grande semelhança com o American Shorthair, a grande diferença existente, porém é que um gato com pedigree poderá produzir constantemente gatinhos que tenham um mesmo padrão físico, temperamentos e aparências, enquanto que um animal sem raça definida não poderá realizar este tipo de representação.

Habilidades

American ShorthairPor ser utilizado como gato de caça nas suas primeiras gerações, o felino da raça American Shorthair apresenta excelentes habilidades de caça, mesmo que este tipo de caça atualmente seja mais como uma brincadeira. Você tranquilamente irá o ver á noite olhando para um local escuro, enxergando o que você não vê e indo atacar sua presa. É uma raça de sentidos muito apurados e por isso consegue tanto sentir movimentos como enxergar muito bem até mesmo no escuro.

Costuma ser um excelente saltador, esguio, silencioso, sempre que ataca suas presas, que costumam ser pequenos insetos elas não escapam. É um ser apreciador de vida livre, natureza rústica, bastante saudável e muito resistente.

Saúde

American ShorthairComo todas as raças o gato deverá receber uma escovação regularmente. Esta prática costuma favorecer a limpeza da sua pelagem, além de prevenir a sua ingestão de pelos quando o animal se lambe. São muito conhecidos por sua excelente higiene, os gatos se limpam constantemente e isto dispensa banhos que sejam frequentes. Suas caixas de areia deverão ser limpas diariamente evitando assim que o animal possa escolher outros lugares para fazer suas necessidades. Seus bigodes e unhas jamais deverão ser cortados por ser uma característica de defesa natural do animal. Seus olhos grandes deverão diariamente ser limpos, pois poderão atrair poeira ou outros agentes irritantes que poderão trazer inflamações ao felino.

Sua alimentação deverá contar com um bebedouro e comedouro que sejam bem abastecidos. Estes gatos preferem beber água corrente, um hábito interessante e que costuma prevenir muitas doenças renais. Uma sugestão interessante é deixar uma fonte em algum canto de sua casa ou acostumar o animal a tomar água da torneira quando ela fora aberta.

A sua quantidade de ração deverá variar de acordo com o peso do animal, suas atividades físicas poderão ser encontradas nas embalagens. A qualidade da ração que é oferecida é algo fundamental para a saúde dos gatos. As de tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas, portanto recomendadas para uma boa saúde de seu gato.

Até os doze meses, o gato da raça American Shorthair é considerado um filhote. E nesta fase a quantidade de ração deverá variar de 30 a 60 gramas de ração por dia. Os alimentos indicados são reações específicas para filhotes.

A partir de um ano este gato é considerado como um adulto, e deve-se mudar a ração bem como a quantidade que deverá ser um pouco maior.

Quanto a doenças propriamente ditas, o American Shorthair é um animal bastante resistente, existem, porém alguns relatos de casos de cardiomiopatia hipertrófica em seu coração que não tem cura, mas possui um tratamento para o controle.

Os sinais considerados clínicos mais comuns desta doença são a falta de apetite, a relutância em se mover, dificuldades respiratórias, desmaios e ainda paralisia dos membros posteriores, diminuição da sensibilidade e ausência de atividades motoras de membros traseiros devido à trombose.

Muitos gatos aparentemente normais poderão estar diagnosticados com batimentos irregulares ou mesmo sopro durante o exame físico de rotina

O diagnóstico da doença é realizado através de uma combinação de sintomas clínicos com resultados de ecocardiograma. As alterações em eletrocardiogramas são bastante variáveis e inespecíficas o que poderão indicar um aumento do ventrículo esquerdo. É bastante comum visualizar o chamado coração valentine no raios-X que é um coração com formato diferente, o que indica um aumento dos átrios. É possível ainda se visualizar edema pulmonar e efusão pleural, ou seja, líquido ao redor dos pulmões, sendo assim são problemas secundários da insuficiência cardíaca.

Ficha Técnica do American Shorthair

Ficha Técnica do American Shorthair
Nome Original American Shorthair
País de Origem Estados Unidos
Porte Médio
Características Físicas Cabeça: ovalada. Orelhas:ligeiramente arredondadas.Olhos:grandes e abertos. Corpo: forte e musculoso.
Peso médio Macho - 6,3 kg kg • Fêmea - 4,5 kg kg
Expectativa de Vida 15 a 18 anos
Cor da Pelagem Avermelhado e nata blanco, chinchila e sombreado prata, concha de camafeu e sombrio, fumaça azul, camafeu e tortoiseshell, café avermelhado, azul, creme, prata e camafeu, café, azul e prata, bicolor com preto.
Tipo da Pelagem Curta e densa.
Temperamento Afetuoso, esperto, curioso, quieto, amoroso e inteligente.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários