Fofuxo.com

Abissínio

Veja tudo sobre a raça Abissínio. Características físicas e emocionais, Galeria de Fotos, Ficha técnica, etc.

Existem muitos mistérios sobre os gatos, fora o fato de a maioria das raças terem vindo do oriente. Diversas culturas misteriosamente cultuavam os gatos de raças diversas. Muitas citações sobre gatos indicam até mesmo raças que existiam em culturas milenares até mesmo já esquecidas pelo tempo.

Com o gato da raça Abissínio certamente isto também deve ter acontecido, existem muitos mistérios e histórias interessantes que são contadas sobre a raça, conheça um pouco mais sobre o felino da raça Abissínio e veja o quão especial este animalzinho de estimação poderá ser.

Abissínio

Origem

AbissínioProvavelmente o Gato Abissínio é uma das raças mais antigas de felinos do mundo. Pode-se dizer que até hoje a sua origem ainda é um grande mistério. Sabe-se, porém que a raça ficou conhecida na região da Etiópia, a antiga Abissínia, de onde vem o seu nome.

Apesar disto este fato pode não ser confirmado, pois ainda não foram descobertos nem mesmo lembrados a existência ou vestígios destes gatos na Etiópia em épocas mais remotas.

Devido a suas aparições como um Gato Sagrado do Antigo Egito, existem muitas pessoas que sustentam a hipótese de que a origem desta raça possa ser exclusivamente do Antigo Egito.

Existe um mito que sustenta que o gato teria surgido nas margens do rio Nilo. Por outro lado, existe também uma história que diz que Ramsés II teria pedido ao rei da Abissínia como oferta, um grupo de gatos que teria levado consigo para o Egito.

O primeiro gato que se tem relatos na Europa da raça Abissínio teria uma pelagem semelhante à de uma lebre, e é um gato que teria sido levado da Etiópia para a Grã-Bretanha no ano de 1868, por Sir Robert Napier.

Este gato teria recebido o nome de Zula e foi exposto pela primeira vez em 1871 no chamado Crystal Palace de Londres. A primeira versão Standart da raça teria sido publicada no ano de 1889 por H. Weir. O desenvolvimento desta raça se iniciou nos Estados Unidos ainda antes de 1910, sendo reconhecida mais tarde no ano de 1917 pela C.F.A. No ano de 1926 foi então criado o grupo Abyssian Cat Club.

Somente a partir da década de 30 que alguns criadores europeus teriam feito um esforço em prol da seleção do gato Abissínio.

Apesar disto na sequência da segunda Grande Guerra Mundial e da epidemia de leucemia felina que aconteceu entre os anos de 1960 e 1970, a raça praticamente desapareceu. Nos dias atuais o gato Abissínio se tornou uma das raças mais conhecidas e apreciadas de pelo curto.

Características

AbissínioO gato Abissínio conta com características corpóreas bastante peculiares, como por exemplo, uma cabeça de formato cuneiforme, com contornos que sejam ligeiramente arredondados. Seu nariz possui um tamanho médio, nunca se apresenta reto e não possui quebra.

De perfil o gato poderá ser visto com uma cabeça de curvatura suave. Nos gatos machos adultos, são permitidas as chamadas faceiras. Seu queixo é bastante firme e bem desenvolvido de formatos arredondados.

Suas orelhas se apresentam de forma grande e larga na base com suas extremidades ligeiramente arredondadas e moderadamente pontiagudas, podendo se encontrar bastante espaçadas e posicionadas em estado de alerta. Algumas orelhas se encontram cobertas de pelos curtos e acamados.

Os seus olhos se apresentam de forma grande e amendoados, podendo se encontrar bastante espaçados. São realçados através de um traço fino e escuro da cor de base, e apresentam uma orla de coloração que poderá ser mais clara.

São bastante brilhantes e expressivos, com uma cor bastante pura e intensa que poderá assumir as cores amarela, verde e também âmbar.

Esta raça possui um pescoço longo, que dá um porte muito interessante ao felino. Seu corpo é de porte médio. A raça também consegue sendo muito flexível e com um porte musculoso. A sua caixa torácica é arredondada e seu dorso é ligeiramente arqueado.

Suas patas são longas, retas e também finas. Quanto aos seus pés, seles se apresentam pequenos e ovais, sua cauda é bastante comprida, larga na sua base e vai se estreitando de forma progressiva.

O pelo do gato Abissínio é denso e cerrado, poderá ser elástico ao toque e acamado. Poderá ser curto ou mesmo de comprimento médio, principalmente nas zonas de coluna dorsal do animal.

Pelagem

Sua pelagem é cerrada semelhante ao pelo de uma lebre, como já dito anteriormente, o comprimento dos seus pelos são leves e devem ser escovados pelo menos duas vezes por semana, são permitidas como cores padrão da raça tom rosado, vermelho, azul e ainda castanho amarelado.

A raça ainda apresenta uma marcação de pelagem que é denominada ticking, que irá apresentar faixas com tonalidade escura ao longo de cada um dos pelos, especialmente na ponta. Esta marcação oferece um efeito bastante especial para a sua bela pelagem.

Os cães desta raça não dão trabalho para os donos, sendo que a sua pelagem precisa apenas de escovações regulares com luva para se manter viçosa.

Temperamento

AbissínioOs gatos da raça Abissínio são animais bastante ativos, extrovertidos, brincalhões, e adoram uma bagunça. Apesar de ser um animal extremamente curioso é um felino muito equilibrado.

É um animal que possui uma personalidade forte, além de ser bastante independente. É um gato sociável, bastante meigo e sensível, por este motivo precisa de muita atenção e não gosta de forma alguma de estar sozinho.

São pouquíssimos os gatos que são tão devotados ao seu dono como o gato Abissínio. Este é um gato muito comunicativo, mas que possui miados muito discretos, sua impetuosidade aos poucos vai reduzindo devido a sua idade.

A manutenção de sua pelagem é de fácil administração, e durante a muda de pelos é importante que exista a eliminação regular de pelos mortos.

Seu corpo é esguio e musculoso, são muito ágeis e possuem um alto nível de energia, precisando realizar atividades físicas frequentemente. Como é considerado um gato que ama a liberdade o gato Abissínio necessita viver em grandes espaços, apesar disto caso sejam confinados precisam ter acesso a brinquedos e distração de preferência tendo contato com outros gatos, o que faz com que interajam muito bem nesta situação.

Além de serem animais independentes, aprendem com muita rapidez, gostam de água e costumam conviver bem tanto com cães como também com outros gatos. Adaptam-se facilmente com as pessoas se tornando excelentes companhias para ter em casa.

Para que se tenha uma boa convivência com este felino, é interessante que o dono possa apreciar a sua exuberância e aceite seu forte temperamento felino. Aprende com muita rapidez truques e utilizar a caixa de areia. Uma particularidade bastante interessante é que o gato Abissínio apesar de ser um felino geralmente convive bem com cães.

Saúde

AbissínioOs gatos da raça Abissínio costumam ser gatos saudáveis, e desde que se recebam todos os cuidados básicos como a vacinação nas datas corretas e ração de boa qualidade certamente irá viver por muito tempo.

Por ser um gato considerado de fácil manutenção devido aos seus pelos bastante curtos. Banhos mensais, cortes de unhas e limpeza de suas orelhas, além de escovações no seu pelo que deverá ser realizada semanalmente certamente ele ficará bem.

Com relação a doenças genéticas, os Abissínios possuem uma propensão a desenvolver a doença chamada amiloidose renal, que nada mais é que a proteína amiloide se deposita nos rins do felino, fazendo com que ele perca a sua função, causando o falecimento do felino devido à falência múltipla nos órgãos. A gengivite também poderá ser encontrada, por isso é muito importante que se leve o gato desta raça regularmente a um pet shop especializado em odontologia felina, para tratamentos periodontais, luxação de patela também é um problema comum ortopédico que acontece nos gatos.Atrofia de retina e ainda deficiência da enzima PK, que pode causar um quadro bastante grave de anemia em seus exemplares poderá até mesmo os levar á morte.

Existem diversos testes que poderão verificar se o gato é um portador de genes de algumas destas doenças citadas acima, mas não estão disponíveis por enquanto aqui no Brasil. de qualquer forma é possível se encaminhar um material para análise em laboratórios para que se possa aos poucos controlar este tipo de problema.

Como dica procure conhecer sempre os pais do filhote que irá adquirir e se o criador desta raça é certificado com todas as classificações possíveis para a legalidade de criação de seu futuro animal de estimação. Este que certamente depois de você conhecer melhor com as informações que foram divulgadas acima irá adquirir um exemplar devido a sua docilidade.

Ficha Técnica do Abissínio

Ficha Técnica do Abissínio
Nome Original Abissínio
País de Origem Egito
Porte Médio
Características Físicas Cabeça: formato arredondado; Olhos: grandes e amendoados; Orelhas: grandes e largas. Corpo: porte médio, esguio e musculoso.
Peso médio Macho - 4,5 a 8 kg • Fêmea - 4,5 a 8 kg
Expectativa de Vida 12 a 15 anos
Cor da Pelagem Vermelha, castanho amarelado.
Tipo da Pelagem Curta
Temperamento Ativo, extrovertido, brincalhão, meigo e sensível.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários