Fofuxo.com

Yorkshire Terrier

Conheça tudo sobre esta raça popular. Sua aparência e temperamento deixa qualquer um apaixonado. Veja sua história, características, fotos, etc.

Yorkshire TerrierUma das raças de cachorro mais populares do mundo é Yorkshire Terrier, ou York e Yorkie. Este lindo cachorro vive em torno de 12 a 15 anos e tem de 2 a 5 filhotes por ninhada. A raça é de padrão 86, no grupo 3, da seção 4 de Terriers de companhia. O padrão da raça é FCI e podem ser encontrados em azul-aço e amarelo tostado. Seus pelos são um show a parte, pois são médios ou longos, depende da poda, mas são extremamente finos e lisos, dando um ar muito especial.

Assim como boa parte dos Terrier, ele é de porte pequeno, tendo em torno de 23 cm de altura e 3 kg de peso. O Yorkshire tem uma característica muito interessante quanto ao ambiente: em uma casa mais sossegada e calma, ele será um amor de cão; em casas agitadas, com muita gente e folia, ele será um terror. Sua adaptabilidade é uma característica muito importante que os diferencia de outras raças.

Características

A raça York é, dentre todas as outras, a que mais se aproxima aos lobos. Eles começaram a ser desenvolvidos em meados de 1800 com cruzamentos artificiais para deixa-lo com aparência infantil e mais agradável. Sabe-se que suas origens remetem ao lobo, sendo que o Terrier Tibetano, que é o mais antigo, tem muito mais desse gene que o próprio pastor alemão.

O Yorkshire é pequeno, relativamente leve e muito popular, pois combina com casas e apartamentos. Sua pelagem é o maior destaque dentre suas características, pois pode chegar a 37 centímetros de comprimento, com fios muito lisos e finos, lembrando a textura de cabelos humanos. As cores dos mesmos variam, mas ficam se alternando entre azul-aço, cinza, preto, prateado e caramelo ou fulvo, como é chamado.

Seus ossos e músculos são extremamente fortes, logo seu tamanho engana os donos. Esta força se deve a descendência dos lobos, que apresentam tendões firmes e arcada dentária própria para caça. Todas estas características são muito semelhando ao malamute, uma raça de cães do norte da Europa que vivem no Alasca pela similaridade da temperatura, mas chegam a pesar próximo de quarenta quilograma.

Pelagem

YorkshireO Yorkshire é um bom cachorro para morar em apartamentos, pois ele não solta muitos pelos. Por esta razão, você deve aproveitar este ponto positivo e dar rações de qualidade premium das marcas conhecidas no mercado, a fim de não causar alergias e problemas que podem ser facilmente evitados.

Como dissemos anterior, os pelos são finos, lisos e chegam a 37 centímetros, portanto é preciso ter bastante cuidado para deixa-los radiantes. Uma boa dica é pentear o cão ao menos duas vezes na semana. O ideal seria todo dia, pois assim evitaria nós e embaraços. Utilize os próprios dedos como pente, sempre passando com cuidado e cautela. Passe sua mão sempre de cima para baixo ou, caso preferir, uma escova própria para este tipo de pelagem, sempre iniciando da raiz e terminando próximo ao chão, nas suas pontas.

Os fios são bonitos, mas precisam de muitos cuidados a fim de manter o brilho diariamente. O banho é um deles. Pelo menos quinzenalmente lave-o com água morna e utilize secador para evitar que ele fique doente. Aproveite para pentear os pelos, pois a seco as chances de quebrar os fios são muito maiores. Terrier mais velhos e maiores se beneficiam de banhos semanalmente, então caso seja possível realizar a cada sete dias, não hesite. Não se esqueça, também, de utilizar produtos próprios para estes animais, pois o PH deles é diferente do nosso!

Origem

A raça deste cão recebe este nome em decorrência dos cruzamentos terem acontecido na cidade de Yorkshire, na Inglaterra. Os cientistas queriam deixar as características marcantes dos lobos para trás e fazer cachorros pequenos e populares. Para tal, cruzaram mais de 6 raças diferentes de cães, dentre eles o English Black, Tan Terrier, Clydesdale Terrier e talvez, até mesmo, o Maltês. No entanto, esta raça do final do século XIX tinha muitos tamanhos diferentes, com variações grandes de peso, o que levou a Europa a realizar novos cruzamentos a fim de “padronizar” o tamanho e a massa dos Yorkshires Terrier, chegando ao que conhecemos hoje: pequenos e leves, com fios longos e muita força.

Diz a lenda que operários queriam um cachorro pequeno para caçar ratos, uma das principais pragas da época industrial. Para tal incentivaram estas misturas de raça, ocasionando em um cachorro rápido, forte e de pequeno porte, auxiliando-os nas fábricas.

Esta raça é muito vista em filmes nos braços de madames ricas, pois ela é uma das mais luxuosas do Mundo com pelos longos, bem como uma das menores em tamanho. Ela foi vendida primeiramente por toda a Europa e Japão e Austrália, para chegar ao Brasil somente no final da década de sessenta, na época em que a Ditadura Militar caminhava para o seu ápice.

Yorkshire

Personalidade

Hoje, o Yorkshire não é uma raça da nobreza. É meu, seu e de todo mundo. Sua popularidade se deve a muitos pontos positivos.
Começamos pela sujeira e odor. Ele raramente solta pelos pela casa, basta apenas que o dono faça o que dissemos acima, penteando-o com certa regularidade. Apesar do tamanho dos mesmos, eles não cheiram mal se lavados quinzenalmente, diferente de algumas raças que apresentam péssimos odores ocasionalmente.

Outro ponto positivo é o seu tamanho. Ele é pequenino, o que facilita a locomoção, principalmente em apartamentos, onde não podem ficar no chão na área livre. Para viagens, coloca-lo no banco de trás de carro é fácil e você terá a certeza de que ele não fará bagunça.

Acima de tudo, o York é uma das raças mais companheiras dentre todas. Quando eles amam o dono, eles nunca querem deixa-lo. É um ótimo companheiro para fazer exercícios, passear ou realizar qualquer outra atividade. Seu amor é tanto que ele não costuma latir, mas o faz quando percebe que o dono está nervoso com alguém ou em perigo. Isso se deve ao seu instinto de lobo, que mesmo pequeno, apresenta um interior muito forte de caça.

Bonito, dócil, carinhoso, amoroso, companheiro, protetor... O que é mais preciso em uma raça tão perfeita como esta?

Saúde

YorkshireÉ muito importante para mantê-lo saudável seguir uma dieta a risca sobre as suas necessidades. Um York necessita de pouco mais de 200 quilocalorias por dia, sendo que boa parte deve advir de proteínas e lipídeos, pois são importantes para manter a massa muscular, regenerar as células e transportas as vitaminas lipossolúveis, além de auxiliar na síntese de hormônios. É importante supri-lo com bastante cálcio para manter a saúde dos ossos em dia e evitar dar doces em geral, pois aumentam as chances de ele contrair diabetes ou obesidade.

Os cruzamentos deram muito certo, mas deixaram algumas marcas que os acompanharão para sempre. Uma delas é a fragilidade dos ossos, pois estes se quebram mais facilmente pelo seu tamanho tão pequeno. É preciso muito cuidado para que ele não caia de seus braços ou de lugares relativamente altos.

Tártaro é também muito perigoso, podendo causar a perda dos dentes, seja por quebra ou queda, então fique sempre atento a sua arcada.

Exercícios Físicos

Os Yorkshires não precisam de muito exercício para se manterem saudáveis, mas sempre que os fizer tome muito cuidado.
As quedas podem ser fatais, dependendo da altura, além de que eles têm mais facilidade para desenvolver problemas na articulação. Sua baixa tolerância ao frio também é um problema, então não leve-o junto a ti para as ruas no inverno, assim evitando ao máximo que ele sofra sem necessidade. No verão, faça exercícios quando a temperatura estiver amena, sem grandes radiações diretas, já que eles não têm tão boa tolerância ao calor.

Quando há crianças em casa, ele brincará bastante e isso será o suficiente para manter seu sistema cardiovascular saudável, enquanto se diverte com os pirralhos.

Adestramento

Yorkshire TerrierUm Yorkshire é muito fácil de ser adestrado! Um neuropsicólogo de animais criou uma lista com inteligência dos cães levando em conta a capacidade de solucionar problema, bem como reagir instintivamente e obedecer aos comandos dos donos. Ele está na vigésima sétima colocação, o que é nada mal, levando em conta que é o Terrier mais inteligente.

Por esta razão, além da sua cordialidade, é fácil ensiná-lo boas maneiras e educa-lo corretamente. Com treinamentos bem simples eles conseguem fazer o que o dono pede. Só tenha cuidado para não mimá-lo demais, pois seu instinto é de apego ao dono e muito amor, então quando as pessoas passam o dia com ele no colo, o Yorkie fica mal acostumado, perdendo a capacidade de se relacionar a outros cães, além de ficar triste mais vezes quando você não tiver tempo para ele ou chegar perto de outros animais.

Preço

Muito difícil dizer o preço de um Yorkshire, pois há grande variação entre os donos. O importante é você pesquisar bem e sempre comprar de lugares seguros, reconhecidos e fidedignos.

Eu posso lhe garantir que você não vai se arrepender do valor gasto caso esteja à procura de um cão lindo, fofo, dócil, amoroso, educado e companheiro!


Você também vai querer ver...

Comentários

Mais Raças de Cachorros