Fofuxo.com

Wolfspitz

Parece um ursinho de tão fofo. Veja tudo sobre a raça Wolfspitz: características, temperamento, cuidados com a saúde, ficha técnica, etc.

O Wolfspiz é um cão bastante atraente e muito interessante. Foi durante muito tempo um dos cães mais populares da Europa, principalmente na Alemanha. Apesar de o Wolfspitz ser um cão que represente muitas vezes a elite e o glamour já que é visto com pessoas e famílias com bastante dinheiro. Também é um cão que virou uma espécie de queridinho das pessoas mais famosas. Mas isso recentemente, porque em épocas mais remotas você jamais iria pensar que ele seria visto em matilhas correndo atrás de caças com os nativos.

Este é um dos cães mais antigos do mundo, que descende quase que direto dos lobos, o Wolfspitz servia aos humanos em atividades muito importantes, por isso ele é adorado há muitos anos pelas pessoas. Este é um cão que possui um temperamento e agilidade incríveis, originários da ilha de Petra, foram reconhecidos  como uma raça oficial recentemente onde foi nomeado inclusive como uma das raças mais remotas do mundo.

Wolfspitz

Conheça a seguir um pouco mais sobre o Wolfspitz.

Origens

WolfspitzA determinação das origens das raças caninas muitas vezes é um desafio até mesmo para especialistas no assunto. Grande parte das evoluções dos cães foi rápida, o que em pouco tempo podem mudar consideravelmente características e raças, o que faz com que muitos cães existentes já estejam extintos.

O Wolfspitz descende dos Samoiedas e dos Elkhounds. Estes que eram espécies de lobos que viveram há muitos séculos na Europa juntos com os viajantes do norte, há mais de 5 mil anos A.C.

Em seus primórdios os cães da raça Wolfspitz eram criados como cães de caça e de guarda. Seu nome é originário de Turfspitz, um nome germânico. Várias raças vieram a partir delas. Em outros países que não são germânicos o Wolfspitz também são conhecidos como Keeshonds e Spitz Anão.

Características

WolfspitzUma das principais características deste cão é realmente sua pelagem, mas isso será explorado um pouco mais em um tópico próprio sobre este assunto.

Mas, de um modo geral, uma outra característica acaba chamando muito atenção das pessoas que acabam tendo contato pela primeira vez com este cachorro, que é a grande semelhança que se tem com uma raposa. Algumas pessoas que cruzarem com um exemplar desta raça até mesmo podem acabar jurando que acabaram de cruzar com uma raposa, tamanha a semelhança.

Dentre todas as partes do seu corpo, a semelhança maior que se pode perceber em relação a uma raposa está realmente no formato da sua cabeça, que é muito parecido com o que vemos nas raposas. Os seus olhos realmente são muito interessantes, porque ao mesmo tempo em que eles são pequenos em comparação com o restante da estrutura óssea do crânio, eles são realmente muito penetrantes e marcantes. As orelhas deste cão também acabam sendo um atrativo a parte, já que são triangulares e pequenas, mas sempre em pé e alertas. Algumas pessoas poderão achar semelhanças também com algumas espécies de lobos selvagens.

Pelagem

A pelagem costuma ser bastante volumosa e macia, o cão desta raça conta com uma dupla camada de pelos que podem ser em tons e meios-tons de preto, branco, marrom, laranja, cinza lobeiro, azul, creme, sable, merle, entre outras cores que também são aceitas. Os cães desta raça possuem uma característica bastante peculiar em sua pelagem, onde seus pelos inicialmente são escuros e nas pontas o tom passa a ficar mais claro.

Temperamento

WolfspitzO Wolfpitz é considerado um cão de raça muito antigo e que mais adaptou a sua forma de viver dentre todas as raças, atualmente é muito utilizado para viver em companhia.

Foram criados antigamente para que matassem animais e também caçassem. Apesar disto atualmente são criados para viver em companhia devido  sua grande docilidade e devoção a toda a sua família. São reconhecidos por sua grande afeição principalmente as crianças.

Os filhotes de cães da raça parecem com um ursinho de pelúcia, apesar disto quando crescem deve se manter sempre um relacionamento dócil com este cão.

É um cão muito brincalhão que gosta de interagir com outros animais. São muito sociáveis e gostam de receber carinho, como se fossem um membro da família.

O cão jamais deve ser preso fora de casa, apesar disto, por serem cães energéticos, precisam de um quintal grande ou também de caminhadas diárias principalmente quando são filhotes.

Uma das características mais marcantes do cão é que eles mesmo que sejam acessíveis a estranhos, avisam a chegada destas pessoas.

Saúde

WolfspitzOs cães da raça Wolfspitz geralmente são saudáveis.

Apesar de apresentar eventualmente problemas de saúde congênitos, mas em casos raros. Algumas condições acontecem nos Wolfspitz como displasia de anca, luxação de patela, epilepsia, doença de cushing, hiperparatireoidis, doença de Von Willebrand, entre algumas outras.

Foram desenvolvidos na Universidade de Cornell recentemente exames específicos para identificar os problemas com esta raça.

Apesar disto como em qualquer raça, é importante antes de comprar um filhote, ter a certeza de que seus pais foram testados e certificados e estejam livres de problemas genéticos.

O Wolfspitz possui uma vida média de 12 anos, em alguns casos, porém eles acabam morrendo de velhice com pouco mais de 14 ou 15 anos.

Aos se realizar a compra de um filhote procure ainda verificar se foram feitos testes de saúde disponíveis para a raça, estes existentes em todos os países de sua criação.

Ficha Técnica do Wolfspitz

Ficha Técnica do Wolfspitz
Nome Original Wolfspitz
País de Origem Alemanha
Porte Pequeno
Utilização Caça e Guarda
Características Físicas Cabeça: semelhante à de uma raposa. Olhos: aguçados. Orelhas: pequenas e também pontudas.
Altura média Macho - 45 cm • Fêmea - 45 cm
Peso médio Macho - 16 a 18 kg • Fêmea - 16 a 18 kg
Expectativa de Vida 13 a 15 anos
Cor da Pelagem Preta, branca, marrom, laranja, cinza, azul, creme, sable e merle.
Tipo da Pelagem Volumosa e macia.
Temperamento Dócil, brincalhão e esperto.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários