Fofuxo.com

West Highland Terrier

Uma das raças mais lindas da família Terrier. Veja suas características físicas e emocionais, galeria de fotos e ficha técnica completa.

O cãozinho que hoje é chamado de “Westie” é originário da Escócia e possui muitos admiradores. Seu nome em português significa Terrier branco das terras altas do oeste. Este cão é considerado atualmente por todos os entusiastas caninos como um dos cães mais atraentes dos Terrier escoceses.

Criado para caçar lontras e animais predadores, e por sua pelagem característica, esta é apenas uma das rações para a criação seletiva do Westie, o que facilmente ajuda a o identificar e localizar durante uma caçada.

West Highland Terrier

Origem

West Highland TerrierO West Highland Terrier tem sua origem na Escócia, assim como os outros cães da raça terriers, como, por exemplo, o skye, o cairn, scottie e o dandie diamont. Mas ainda existem muitas dúvidas relacionadas a quais destas raças acabaram surgindo antes e quais teriam surgido posteriormente. O nome terrier tem sua origem do latim, “Terra” que faz parte do nome dos cães por serem cães de caça que quando perseguem suas presas, cavam buracos profundos para recuperá-las em suas tocas.

A partir do começo do século é que surgiu o interesse em relação à criação e ao aprimoramento da raça. Uma das pessoas que mais contribuíram para a criação da raça moderna foi Coronel Malcolm. Este criador contava com diversas cores de cães, a após ferir um dos seus cães prediletos durante uma de suas caçadas, por confundir o cachorro com uma raposa, passou então a se dedicar exclusivamente aos cães brancos.

Foi então que começaram a surgir diversos projetos semelhantes, e em 1907 a raça foi reconhecida pelo Kennel Club da Inglaterra, este que a partir do ano de 1924 determinou que os cruzamentos entre os exemplares brancos e os outros estava terminantemente proibidos.

Os Westie percorreram um longo caminho para que pudessem chegar aonde chegaram.

No ano de 1859 foi onde começaram os shows de cães, todos os Terriers que vinham da escócia eram apresentados como Scotch ou Scottish Terrier. Durante os anos de 1899 e 1900 foi criado então o "White Scottish Terrier" Club, um clube exclusivo para a linhagem branda de sua raça, apesar disto nem todos os criadores de terriers da cor branca estavam contentes com o nome do clube e da raça.

Foi então, a partir de 1904, que houve uma reunião para se conseguir o reconhecimento da raça juntamente ao Kennel Club, neste ano que o Westie participou também pela primeira vez de um show do chamado Scottish Kennel Club. Estes cães passaram a ser registrados e apresentados com seu nome oficial pela primeira vez na Inglaterra no ano de 1907 em Crufts.

Uma curiosidade bastante interessante sobre a raça é que mesmo sendo apresentada como uma raça em separado, os filhotes de Cairn Terrier que nasciam com pelos brancos eram registrados como Westies.

No Brasil os cães desta raça começaram a chegar na década de 70 e ainda hoje é uma raça que pode ser considerada rara, apesar disto graças ao bom trabalho dos criadores em tornar este animal um adorável cão de companhia, o Westie conta com uma grande parcela para se tornar popular.

Características

West Highland TerrierO cão da raça West Highland White Terrier é um cão de pequeno porte, que mede aproximadamente 28 cm.

Seu crânio costuma ser ligeiramente abaulado, terminando em um nariz preto que é considerado relativamente largo. Seu stop é bem prenunciado entre os olhos escuros e afastados entre si. Suas orelhas são pequenas e também eretas, sempre cobertas por uma pelagem mais macia.

O cão desta raça possui uma constituição corpórea forte e robusta, compacto, enfeitado com uma franja de pelos na face ventral. Seus membros são curtos e cobertos também por franjas. Seus pés posteriores são menores do que os anteriores. Sua cauda deve ter entre 12,5 a 15 cm e de forma alguma deverá ser cortada. Sua cauda é trazida o mais reto possível e é coberta por pelos ásperos.

Sua pelagem costuma aparecer constituída de dois tipos de pelo, uma camada exterior que possui em torno de 5 cm de comprimento e sem caracóis, além de um subpelo macio e muito denso. A cor da pelagem é sempre branca pura para o West Highland White Terrier.

Pelagem

O West Highland White Terrier deve ter pelo duplo e duro, como citado anteriormente e sem qualquer tipo de cacho, caso o cão seja encontrado com uma pelagem aberta, é um defeito grave da raça, sua cor é branco e possui uma adaptação para que seu pelo não fique amarelado.

Qualquer tipo de desvio das informações citadas acima deverão ser citados como falta e o criador poderá inclusive ser passível de penalizações devido a esta gravidade.

Temperamento

West Highland TerrierComo parte de seu temperamento o West Highland White Terrier ou Westie é um cão franco, bastante aberto, curioso e alegre, que conta com enormes cargas de adrenalina. Costuma viver por muitos anos e tem uma saúde excelente, resistente e perseverante, um companheiro ideal e um excelente cão de guarda.

Em muitos casos o cão desta raça, principalmente os machos, desenvolve apatias que com o tempo podem virar em um verdadeiro ódio com os outros cães de seu mesmo sexo, ou também cães de outra raça. Não existe infelizmente um método para que se possa resolver esta questão a não ser que tente aos poucos se condicionar o cão de forma que algo o chame a atenção e o mantenha distraído em suas horas mais difíceis, como bonecos com barulhos, bolinhas, etc.

O cão possui um instinto caçador, e cria uma predisposição diferenciada a enfrentamentos, e por isso não é algo incomum acontecer um atropelamento por correr atrás de um gato, ou acontecer um envenenamento por morder um sapo ou rato contaminado, ou até mesmo outras coisas que possam lhe chamar a atenção e os instintos deste fiel amigo. Procure nunca se esquecer de que o Westie deverá andar na rua somente na guia, solto é uma roleta russa.

Habilidades

Como habilidades o West Highland Terrier sempre foi um cão criado para a caça, e mesmo em ambiente doméstico ele possui isto claro em seus genes, costuma ser valente, partindo para o ataque de outros cães, ou animais pequenos. Suas habilidades eram caçar coelhos, lontras, texugos, etc. Os cães desta raça costumavam ser muito eficazes na caça a ratos que eram uma verdadeira praga naquela época.

Saúde

West Highland TerrierComo a maioria dos cães de cor branca, o West Highland White Terrier possui uma grande tendência para a surdez em todos os conterrâneos da raça. Outras doenças comuns poderão ser também encontradas como, por exemplo, problemas de pele, displasia de anca, doenças que afetam seu sistema renal, e ainda calcificação do maxilar.

O cão da raça West Highland White Terrier é um cão que costuma largar poucos pelos. Sua pelagem clara por vezes exige muito mais cuidado, mas o banho não deve ser dado com muita frequência já que poderá danificar a sua camada de óleo de proteção da pele dos animais. Muitas vezes este é o hábito que está na origem dos problemas de pele e alergias que costumam ser manifestados por cães desta raça.

Outras condições que podem acontecer, porém não com tanta frequência são as alergias cutâneas, que podem inclusive afetar seus pulmões e alterar seu tecido conjuntivo. Esta é o que chamamos de white shaker dog syndrome, a síndrome tem como efeitos causar tremores generalizados e a necrose de sua cabeça e fêmur.

Algumas dicas para não prejudicar a saúde do cão são interessantes de ser levadas em conta, como por exemplo, não provocar estresse por mudanças bruscas de alimentos, mudanças climáticas ou ambientais principalmente nos primeiros dias depois de uma vacinação.

Procure depois de qualquer vacinação, não dar banho no cão pelo menos 15 dias depois.

Procure seguir á risca todas as indicações dos veterinários de confiança, estes que poderão fornecer suas opiniões a partir de uma observação de cada um dos exemplares.

Alimentar bem seu cão com complementos vitamínicos e minerais corretos é uma boa alternativa para manter a longevidade de seu bichinho.

Procure também efetuar controles periódicos e tratamentos que sejam realizados de forma antiparasitária.

Nunca se esqueça ainda que o cão deverá tomar todo o ano vacinas como V8 ou V10, Antirrábica, Gripe Canina, Giárdia.

West Highland Terrier

Caso o cão da raça West Highland Terrier estiver doente ele irá apresentar alguns sintomas como, por exemplo, um desânimo, tristeza além de rejeitar brinquedos e joguinhos.

Falta de apetite, acompanhados de vômito ou diarreia persistentes.

Secreção nasal ou nos olhos, bem como sede ou fome injustificadas, além de temperaturas superiores a 39° C o que é considerado normal para os cães.

É importante ainda observar se o cão possui fezes saudáveis e não tenham manchas de sangue. Se seu andar é elástico, alegre e o cão não anda se arrastando. Se suas orelhas estão limpas, sem depósito de cera, irritações, tampões de cera ou mesmo um cheiro ruim. Se sua pele estiver elástica, limpa e sem inflamações ou feridas. Todas estas situações devem ser observadas pelos cães desta raça.

Caso você observa qualquer situação diferenciada ou o cão apresentar timidez ou ficar um pouco arisco, procure um veterinário, pois certamente ele estará com alguma doença.

Ficha Técnica do West Highland Terrier

Ficha Técnica do West Highland Terrier
Nome Original West Highland Terrier
País de Origem Escócia
Porte Pequeno
Utilização Caça e Companhia
Cuidados Especiais Não necessita de banho com muita frequência.
Características Físicas Orelhas: pequenas e eretas. Olhos: escuros e afastados entre si. Corpo: forte, robusto e compacto.
Altura média Macho - 28 cm • Fêmea - 7 a 10 cm
Peso médio Macho - 28 kg • Fêmea - 7 a 9 kg
Expectativa de Vida 12 a 16 anos
Cor da Pelagem Branca
Tipo da Pelagem Dupla e dura.
Temperamento Simpático, curioso e alegre

Postado em .


Pela Web

Comentários