Por Victor Palandi
- Atualizado
publicado em Raças de Cachorros

O Terrier Preto da Rússia é uma raça de cachorro muito exótica e linda que vive entre 8 e 12 anos. Eles estão no grupo 2 de padrão de raça FCI e seção 1. Sua cor, como o próprio nome diz, é preta, não achando variações do mesmo. Ele se destaca pelo tamanho, na qual pode ser considerado cão de porte grande, com altura que chega a 74 centímetros em machos e 64 centímetros em fêmeas.

A sua massa varia, mas não é menor que 35 quilogramas e nem maior que 70 quilogramas, em situações saudáveis. Todos os ambientes são ideais para o desenvolvimento do Terrier Preto da Rússia, porque ele é uma das raças mais bem controladas que conseguem se adaptar em todas as situações de forma a transmitir confiabilidade ao dono.

Características

Terrier Negro RussoOs Terriers Pretos da Rússia são cães grandes e fortes, com ossos bem resistentes e musculatura privilegiada, além de uma pele no tamanho ideal. É possível descobrir com facilidade qual o sexo do cão, pois é bem nítida a diferença entre ambos pelo órgão genital.

A cabeça se destaca por ser mais longa com o crânio mais achatado. Os olhos são bem pequenos e ficam escondidos pelo montante de pelos pretos, que deixam a região ainda mais escura.

O focinho também é preto, mas retangular, se destacando no formato do rosto. Os dentes não ficam a mostra tão facilmente, assim como as orelhas, que se escondem em meio a sua pelagem tão linda e característica.

Do início ao fim do tronco, podemos perceber que tem um bom desenvolvimento muscular, o que o deixa com aspecto mais imponente e de respeito. Esta região é longa e sem curvaturas.

Um ponto positivo no corpo deste cão é o formato e força das patas.

Elas são grossas e almofadadas, o que garante maior segurança em quaisquer tipos de solos, permitindo que viva tanto em meio ao jardim, natureza, como em casas e apartamentos. Elas são assim em razão da região que foram desenvolvidas, ou seja, muito fria que necessita de maior aquecimento do animal para manter o perfeito funcionamento dos órgãos internos.

Pelagem

Os pelos são as cerejas desta raça de cão russa. São eles que dão o aspecto tão lindo e maravilhoso para os cães. Ao tocar, você consegue perceber a aspereza e a densidade dos mesmos, pois são compostos de fios duplos. Há ainda outra camada com pelos macios e pouco ondulados, além de curtos. Toda a pele do animal é coberta pela sua pelagem que pode alcançar 5 centímetros até 15 centímetros, dependendo de quando foi tosado da última vez.

Bigodes, barbas e sobrancelhas se misturam com o vasto preto do corpo do Terrier. É importante cuidar muito bem da pelagem, pois além de bonitos, ele serve para proteger o animal das mudanças climáticas e oferecer mais proteção ao corpo.

No pescoço, os pelos costumam ser mais longos e alguns chamam esta região de juba, pois é mais volumoso que as outras partes do corpo. Já o rosto, pesquisadores mostraram que eles têm barba, mas fica difícil de ser notado, já que tudo está envolvido em pelos pretos, inclusive a região da bochecha.

Sempre os apare com cuidado em um local de confiança. Se quiser, tente deixa-lo mais exótico e diferente, mas tenha cuidado para não exagerar na dose!

Origem

Terrier Negro RussoO cão surgiu em decorrência da Segunda Guerra Mundial. Todo cuidado era pouco nesta época tão conturbada da História Mundial.

Para se proteger mais ainda do Eixo, principalmente da Alemanha nazista, a Rússia quis criar um cachorro mais específico para ser usado por militares.

Então, Red Star, canil do exército, decidiu realizar alguns testes e fez diversos cruzamentos entre espécies de cachorro, como Rottweiler, Schnauzer, Terrier Airdale, Pastor do Caucaso, Cão de Água de Moscovo e Terra Nova. Estima-se que tentaram cruzar quase 30 raças de cães!

A ideia era que nascessem animais mais fortes e musculosos, com ossos bem resistentes e firmes, além de aptidão para exercícios e que estivesse sempre tentando proteger seus donos. Para tal, queriam um cachorro que fosse corajoso e controlável, pois de nada valeria um cão desses com adestrabilidade complicada. Era importante que ele conseguisse se adaptar às mais diversas mudanças climáticas, já que a Rússia tem locais com neves.

Depois de muitas tentativas, conseguiram fazer com que nascesse este tipo de cão que estavam a procura. Assim surgiu o Terrier Preto da Rússia, mas foi oficializado como, de fato, uma raça apenas no início da década de 80.

Personalidade

Terrier Negro RussoEste tipo de cão é o sonho de muitas pessoas. Eles, assim como os russos, são frios, metódicos e calculistas. Têm um instinto de proteção muito desenvolvido, onde nunca deixará o dono na mão e sempre ficará em alerta sobre possíveis pessoas que querem fazer para com eles.

Além da perspicácia e vontade, também são extremamente capazes de defender a quem amam, pois são grandes e naturalmente musculosos. Sua resistência é de chamar a atenção e se adaptam a quaisquer condições de clima, podendo viver na Sibéria, por exemplo, da mesma forma como vivem no Brasil.

Apesar de serem agressivos, são bem controlados.

Quando não estão em situações de perigos, eles oferecem uma postura muito respeitosa e seguem as ordens do dono. É amável e fofo, mas não é mimado, então pode ser uma boa opção para aqueles que não pode dar carinho o tempo inteiro.

Ele late muito pouco naturalmente, então é uma ótima opção para moradores de condomínios, já que estes tendem a ter mais problemas em relação ao barulho em horários inapropriados.

Saúde

Nem mesmo a sua saúde é de por defeito! Sua adaptabilidade só funciona, porque ele é resistente a doenças e não as contrai com tanta facilidade. Os sistemas imunológicos dos Terriers Preto da Rússia são muito fortes, então vírus dificilmente os atacarão.

Entretanto, atenha-se a dois fatores:

• Não pratique o sedentarismo com eles, pois naturalmente foram feitos para proteção e caça. • Cuide muito bem da pelagem. Apesar de não soltarem tantos pelos, escovando uma vez a cada sete dias, as chances diminuirão ainda mais.

Exercícios Físicos

Terrier Negro RussoNão negligencie os exercícios com o Terriers Pretos da Rússia. 

Apesar de serem naturalmente fortes, pesados e robustos, é necessário que mantenham a atividade física de forma a continuar com um sistema cardiovascular forte e desenvolvido.

Para moradores de casa, é teoricamente mais fácil praticar exercícios com eles, já que sempre há um quintal ou jardim, podendo correr e brincar de monte com eles. Em condomínio, muitas pessoas esquecem-se de exercitá-lo, causando problemas, até mesmo, de depressão, portanto tire 2 horas do seu dia para ir a um parque ou a alguma área específica de lazer que seja voltado para cães.

É sempre bom lembrar que eles preferem que os seus donos brinquem com eles, pois assim como eles são dignos a nós, nós devemos retribuir com bastante amor e carinho. Correndo com os Terriers, tua saúde também melhorará e ambos ficarão felizes.

Adestramento

Criado para ser um cão militar, ele segue muito bem os comandos do seu dono. No entanto, é preciso treiná-lo corretamente e desde pequeno, assim o adestramento será muito mais fácil e funcionará em longo prazo.

Ele se torna, também, uma boa opção para qualquer faixa etária. Seja adolescente ou idoso, ele agirá com a sua grande dignidade e ouvirá o que o dono tem a dizer. Para pessoas com idade mais avançada, chega a ser até interessante ter este animal de estimação, pois ele o protegerá de possíveis agressores e ainda é controlado em questão de barulho e movimentação pela residência.

Por ser um cão calmo, basta que diga o que pode e o que não pode fazer que ele entenderá facilmente. Ele gosta de assumir o controle, mas dentro de casa você é dono, então sempre deixe isso bem claro. Em passeios, coloque-o atrás de você, nunca a frente. São mínimos detalhes como estes que fazem a diferença no adestramento de qualquer cão!

Preço

Os preços variam bastante de lugar para lugar, bem como a idade e o atual estado dele. Quando há a necessidade de deslocamento do animal para entrega, costumeiramente realizadas em avião, o preço tende a subir ainda mais. Procure algum canil perto de você, pois facilitará a negociação e você trará o animal em muito menos tempo.

O preço dele está em torno de mil reais, o que não é nada caro e pode ser facilmente adquirido por aqueles que querem aproveitar este ótimo cão.

Curiosidade

Terrier Negro RussoAgora em 2012, a Rússia voltou a cuidar de Terriers Preto da Rússia no Canil Estrela Vermelha, o mesmo que o criou na década de 50 e que existe desde o início do século XX. Eles colocaram 20 cães desta raça em treinamento para exercer as mesmas funções para as quais foram criados: proteger, resgatar e procurar minas.

Muitos conhecem este cachorro por outro nome: “Cão de Stalin”. Isso se deve ao período na qual começou a ser criado, se referindo ao governo de Josef Stalin, tirano da Antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Ficha Técnica do Terrier Negro Russo

Ficha Técnica do Terrier Negro Russo
Nome Original Terrier Negro Russo
País de Origem Rússia
Porte Grande
Utilização Caça
Cuidados Especiais Necessita de atividade física.
Características Físicas Cabeça: longa e crânio mais achatado. Olhos: bem pequenos e ficam escondidos pelo montante de pelos pretos. Orelhas: que se escondem em meio a sua pelagem tão linda e característica.
Altura média Macho - 74 cm • Fêmea - 64 cm
Peso médio Macho - 35 a 70 kg • Fêmea - 35 a 70 kg
Expectativa de Vida 8 a 12 anos
Cor da Pelagem Preta
Tipo da Pelagem Dura e abundante
Temperamento Inteligente, amigável, carinhoso