Fofuxo.com

Terrier Japonês

Veja tudo sobre a raça Terrier Japonês. Origem, história, pelagem, temperamento, galeria de fotos. Ficha técnica completa.

O Terrier Japonês é um dos cães mais interessantes e enigmáticos entre todas as raças de cachorros conhecidas e catalogadas ao redor do mundo. O cãozinho desta raça pode também ser chamado de nippon terrier, uma raça que descende dos terriers de pelo curto levados ao Japão pelos holandeses no século XVIII. Cães utilizados exclusivamente pela nobreza, tratados por muitas pessoas como reis.

É um excelente cão para companhia, para brincadeiras e para lidar com crianças de todas as idades. É um a ótima raça para se ter junto da família. Apesar de ser um cão bastante raro, tem se aumentado a procura por esta raça devido a sua fácil adaptação para ambientes menores principalmente em países do oriente. Conheça a seguir um pouco mais deste que é um cãozinho bastante esperto e faz a alegria de todos por onde passa.

Terrier Japonês

Origem

O cão da raça Terrier Japonês foi desenvolvido a partir do século XVIII nas proximidades de Kobe e Yokohama. Chegaram ao Japão juntamente com os holandeses, tendo sua base de raça que fosse voltada para os Terriers britânicos importados, nomeados Fox Terriers de pelo liso.

Estes cães passaram a ser cruzados com raças locais, o que resultou em um cão mais leve. Seu tipo físico definitivo foi fixado em torno do ano de 1930. Apesar disto, foi reconhecido no Japão somente em 1940, acabando quase por ser extinto na segunda Guerra Mundial. É uma raça de cão bastante rara dentro de seu próprio país. Os primeiros exemplares do cão chegaram à França somente em 1991.

Atualmente a raça é protegida por uma sociedade de veterinários japoneses eu estão empenhados em garantir a sobrevivência de diversas raças de cães japonesas que estão na mesma situação.

Características

Terrier JaponêsComo traços de sua aparência geral, é um cão de pequeno porte, bastante sensível. Possui sua região craniana em geral poderosa sem que seja grosseira. Longa e bem proporcionada ao seu tronco. Sua pelagem da mesma cor do tronco. Conta com um crânio chato e bem contornado entre as orelhas, porém não muito largo. Stop bem definido.

Sua região facial é bastante peculiar, o Terrier Japonês conta com um focinho menor do que o crânio, sua trufa é preta e bem desenvolvida. Possui lábios finos e bochechas lisas próximas ao maxilar.

Sua mordedura conta com maxilares fortes e proporcionados para a finalidade da caça. Dentes grandes, regulares, mordeduras em tesoura ou mesmo torquês, sem ser prognata superior ou inferior.

O cão ainda conta com olhos escuros, avelã escuros, não muito grandes, não proeminentes e bem inseridos.

Suas orelhas são de tamanho pequeno para médio, portadas para frente, inseridas no nível do crânio. O que permite uma mancha escura na base das orelhas. Acompanhada de forma comum a um revestimento claro. As orelhas em cor rosa ou de abano são indesejáveis.

Seu pescoço é moderadamente longo e forte, porém sem barbelas.

Seu tronco possui a linha superior nivelada. A cauda bem inserida e não muito grossa. Costuma ser empinada, mas nunca sobre o dorso. Amputada de forma que permaneçam dois terços de seu comprimento original assumindo um equilíbrio proporcional dos cães.É permitida ainda a manutenção de sua cauda na íntegra.

Sua movimentação observada na ida e volta, conta com membros que trabalham corretamente direcionados para frente. Cotovelos trabalhando ajustados ao tórax. De perfil a movimentação é fluente e suavemente coordenada.

Pelagem

O cão da raça Terrier Japonês possui uma pelagem com pelos curtos, lisos, densos e também brilhantes. Sua coloração base é tricolor com preto e castanho, além de branco na cabeça, branco com manchas pretas, marcação preto e castanho no tronco.

Temperamento

Terrier JaponêsEste é um cão excelente para companhia, seu temperamento é altamente vivo e alegre, além disto, o Terrier Japonês possui uma característica bastante interessante, como por exemplo, ser alerta e vigilante ao mesmo tempo.

Os cães desta raça costumam ser muito amorosos leais e afetuosos com seus donos. Preferem a vida junto de uma família, e de preferência dentro de casa já quesão muito sensíveis ao frio, podem ainda precisar de agasalhos quentes nas épocas mais frias do ano.

É um excelente cão para apartamento, de qualidade bastante apreciada no Japão, onde os espaços para criação deste cão não costuma ser muito grande, mas precisa ser exercitado regularmente, de preferência com passeios diários. Devido a contar com um pelo muito curto, não precisa de muitos cuidados, bastando apenas se utilizar uma escovação regular, uma vez por semana.

Por ser um cão de atitude bastante leal e fiel ao seu dono se torna um bom companheiro em casa, na maioria das vezes faz tudo para chamar a atenção das pessoas que estiverem ao seu redor, mostrando o quanto é alegre e brincalhão.

Este cão é bastante familiarizado com seu mestre, se tornando inclusive superprotetor do mesmo. É um cão sensível a qualquer tipo de situação que considera perigosa para sue dono, e faz isso com latidos fortes.

Agradável ao olhar e bastante inteligente costuma aprender rápido tudo o que lhe é ensinado, e adora isto, novos truques e novas técnicas são um prato cheio para a raça. Apesar disto caso seja um cão repreendido poderá se tornar sensível, tímido e reservado, deixando até mesmo de brincar, por isso é importante não forçar o cão que seja de nenhuma raça para o treinamento.

Habilidades

Esta não é uma raça que necessariamente é conhecida pelas suas grandes habilidades, mesmo assim apresenta algumas características que, quando bem utilizadas pelos seus donos, podem realmente transformar o cão em uma raça muito interessante. Por exemplo, a ligação com o seu dono realmente é muito grande, e isso faz com que ele obedeça a apenas uma pessoa, mas ao mesmo tempo se transforme em um cão extremamente devoto.

Apesar de ser um cão que poderá demonstrar uma dificuldade maior de aprender determinados truques, mesmo assim poderá sim aprender determinados truques.

Saúde

Terrier JaponêsEsta é uma raça que não costuma dar muito trabalho, mas também valoriza muito as questões relacionadas ao espaço. Ele precisa de um local determinado onde possa correr livremente, acompanhado por outras pessoas ou animais, ou simplesmente sozinho, com o objetivo de se exercitar.  Caso fique muito tempo dentro de um espaço pequeno e que não consiga se movimentar, poderá canalizar a energia que sobra para destruir qualquer coisa que vê pela frente.

O problema maior para a saúde deste animal não está apenas relacionada a uma possível perda dos bens materiais, mas principalmente por causa dos problemas que o próprio cachorro poderá ter. O cão poderá roer objetos de madeira que estão na casa, e assim ter alguma doença estomacal.

Outro problema de saúde que o cachorro pode ter é relacionado ao frio. Ele realmente não tolera ambientes muito frios, sendo que é muito recomendado que as pessoas coloquem os animais em ambientes mais aquecidos. Mas, em termos de quadros de saúde, de um modo geral, a o cachorro consegue realmente se adaptar a diversos ambientes.

Ficha Técnica do Terrier Japonês

Ficha Técnica do Terrier Japonês
Nome Original Terrier Japonês
País de Origem Japão
Porte Pequeno
Utilização Caça e Companhia
Cuidados Especiais Precisa de um local determinado onde possa correr livremente.
Características Físicas Cabeça: chata. Olhos: escuros. Orelhas: portadas para frente.
Altura média Macho - 30 a 33 cm • Fêmea - 30 a 33 cm
Peso médio Macho - 4 a 6 kg • Fêmea - 4 a 6 kg
Expectativa de Vida 12 a 14 anos
Cor da Pelagem Tricolor com preto e castanho, além de branco na cabeça, branco com manchas pretas.
Tipo da Pelagem Curta, densa e brilhante.
Temperamento Afetivo, brincalhão, alegre e inteligente.

Postado em .


Pela Web

Comentários