Fofuxo.com

Staffordshire Bull Terrier

Veja tudo sobre a raça Staffordshire Bull Terrier. Origem, história, pelagem, temperamento, galeria de fotos. Ficha técnica completa.

Hábil caçador e muito corajoso, o Staffordshire Bull Terrier é também um cachorro considerado muito inteligente. É um cão que demonstra ter grande afeto com a sua família e ainda mais com as crianças.

Possui uma estrutura corpórea forte, musculosa, ao mesmo tempo em que é um cão muito ativo e ágil.

Staffordshire Bull Terrier

Sua pelagem da raça Staffordshire Bull Terrier é lisa, curta e também bem assentada ao seu corpo. Conheça a seguir um pouco mais do cão que é um dos queridos exemplares considerados por seus tratadores.

Origem

Antes do século XIX era comum que os criadores de cães proporcionassem lutas de cães com touros e o Staffordshire Bull Terrier está incluso neste grupo, uma época onde os touros eram atacados por vários cães com o intuito de amaciar a carne e ainda proporcionar de forma sádica um entretenimento para os espectadores. As lutas eram feitas em arenas, e aconteciam não apenas com touros, mas também com ursos e outros animais de grande porte.

Inicialmente os cães da raça Staffordshire Bull Terrier não eram criados para se assemelhar aos animais de companhia, mas sim para ter uma característica de caça e ataque, eram animais exóticos que testavam os atributos de força e habilidade. Os primeiros animais eram um pouco maiores e faziam parte de uma mistura de cães Bull Terrier, o American Pit Bull Terrier e American Staffordshire Terrier.

Estes animais ferozes e para caça começaram a ser eliminados e a partir de 1835 e como resultado a Grã-Bretanha começou a introduzir leis de bem-estar para os animais. As lutas ainda aconteciam, porém em frequências menores muitas vezes envolvendo jogos de azar, o que era uma forma de testar as habilidades dos cães.

Conforme o tempo passou a raça moderna passou a contar com um temperamento adequado para um animal de estimação e também para um animal companheiro. Este cão passou a ganhar um maior respeito, se tornando um cão digno para exibições. O cão foi aceito então pelo The Kennel Club do Reino Unido como Staffordshire Bull Terrier, em 1935. Os exemplares da raça encontrados atualmente nos Estados Unidos não possuem um histórico de luta local, sendo descendentes de cães que navegavam durante as migrações para a América atravessando o Atlântico com navegadores a partir do Reino Unido.

O cão da raça Staffordshire Bull Terrier costuma muitas vezes ser confundido com os Stafforshire Bull Terriers Irladese. Segundo a imprensa internacional, este nome se trata da criação de animais Pitt Bull e seu nome serve apenas de cobertura para vendas no mercado ilegal. A raça Staffordshire Bull Terrier foi reconhecida pelo American Kennel Club somente em 1975.

Características

Staffordshire Bull TerrierO Staffordshire Bull Terrier é um cão de porte médio, forte, bastante musculoso com uma aparência bastante similar a do American Staffordshire Terrier. É um cão de cabeça larga, principalmente nos exemplares de sexo masculino, que é definida com músculos occipitais protuberantes e um focinho relativamente curto.

Seus olhos costumam ser escuros e redondos, possui uma boca larga com uma mordida do tipo tesoura limpa, ou seja, seus incisivos superiores se sobrepõem ligeiramente aos incisivos inferiores. Suas orelhas são pequenas. Os músculos de suas bochechas são bastante pronunciados. Seus lábios se mostram rígidos. Visto de cima o cão possui uma musculatura forte no pescoço e ombros. Sua cauda é levemente pronunciada.

Os tamanhos de exemplares da raça Staffordshire Bull Terrier variam entre 35,5 a 40,5 cm tudo dependente do porte físico do cão. Para os machos seu peso varia entre 12,7 kg a 17 kg no caso das fêmeas o peso poderá ficar entre 11 kg e 5,4 kg.

Temperamento

Staffordshire Bull TerrierComo todo o Terrier, os cães da raça Staffordshire Bull Terriers precisam ser estimulados a obediência desde cedo, do contrário poderão até mesmo desenvolver traços fortes de personalidade dominante e acabar saindo de controle de seu dono.

Outro ponto fundamental é a socialização do filhote não somente com outros cães, mas com pessoas e ambientes diferenciados.

As aulas de obediência e treinamentos para finalidades diferenciadas devem ser feitas com treinadores certificados e junto deles seus donos, o que é uma ótima alternativa de socialização do cão Staffordshire Bull Terrier com os demais moradores da casa além de seu dono.

O padrão normal para este cão Staffordshire Bull Terrier é contar com orelhas intactas, em seu formato original, existem alguns exemplares de orelha cortada, porém não é considerada um padrão desta raça. Este é apenas um processo estético realizado pelos seus treinadores, que muitas vezes tentam realizar a venda do cão citando que ele possui suas orelhas diferentes, o que é uma informação totalmente incorreta.

Os cães desta raça costumam ser conhecidos pela sua grande agilidade e disposição. Possuem um porte pequeno e extremamente atlético, podendo viver em praticamente qualquer espaço. São cães excelentes para se manter em apartamentos desde que possam realizar suas atividades físicas regularmente e possam contar com a presença diária de seu dono.

São cães bastante corajosos, e apesar de serem cães alegres e dispostos, costumam ser quietos e não latem quando não existe a necessidade, diferente da maioria dos cães da raça Terrier.

Outra particularidade interessante sobre o Staffordshire Bull Terrier é que eles são cães que podem se relacionar com pessoas de todas as idades devido a seu temperamento bastante tolerante principalmente com crianças.

Com outros cães e animais de pequeno porte, assim como pessoas conhecidas os cães da raça Staffordshire Bull Terrier costumam apresentar uma convivência complicada, principalmente no que envolvem cães de mesmo sexo. Os cães do sexo masculino costumam ser dominantes de território, e encaram uma disputa com outro cão levando a uma briga bastante séria, o que é um traço marcante de seu histórico violento.

Por ser uma raça que é muito apegada ao seu dono, não suporte passar por longos períodos sozinhos, e este período poderá ser utilizado inclusive para que ele utilize toda a sua destreza e inteligência para aprontar grandes bagunças. Como resultados de uma pesquisa que é feita pelos órgãos responsáveis por cães, em classificações de inteligência o Staffordshire Bull Terrier ocupa a posição de 49 entre 135 raças que forem pesquisadas.

Pelagem

Staffordshire Bull TerrierA pelagem do cão da raça Staffordshire Bull Terrier é lisa, curta e sempre bem assentada ao corpo, qualquer outro padrão ou diferenciação deve ser levado em consideração como uma mistura o cão que tiver estas características não deve ser utilizado para procriação já que não são aceitos como cães oficiais.

As cores de pelagem do cão Staffordshire Bull Terrier possuem tons como vermelho, fulvo, branco, preto ou azul, tigrado ou ainda qualquer das cores anteriores com mistos de branco. Todas as variações de cores da raça são permitidas somente a variação de pelagem que não é levada como oficial.

Habilidades

Por serem cães muito resistentes, são capazes de acompanhar seus donos em qualquer atividade física, como por exemplo, corridas junto de bicicleta, ou mesmo competições próprias para cães como o agility e o flyball, corridas também são permitidas. O que deve ser observado é que o cão deverá ter uma idade superior a 18 meses de idade para não fazer esforços excessivos que possam danificar a sua saúde que pode ser afetada principalmente quando o cão for um pouco mais velho.

Saúde

Staffordshire Bull TerrierO Staffordshire Bull Terrier é um cão bastante saudável, e não exige muitas preocupações de seu dono quanto a sua saúde. Em alguns casos que são raros os cães da raça podem desenvolver a chamada catarata hereditária, ou mesmo uma desordem metabólica, que ocasiona nos cães um comportamento e demência como sintomas que são detectáveis através de testes de DNA, onde é possível ser feito um diagnóstico precoce para minimizar os efeitos da doença.

Em países onde existe um número maior de exemplares da raça é possível se encontrar condições genéticas conforme divulgadas acima, além de outras situações como, por exemplo, a displasia coxo femural, que é uma má formação entre a bacia e o fêmur do cão que pode gerar problemas sérios quando ele for adulto. Uma condição que normalmente ocorre apenas em cães de grande porte.

Alguns episódios de catarata podem ser encontrados bem como problemas de sarna demodécica congênito.

É muito importante que sejam realizados exames principalmente nos pais da ninhada, para que possam ser identificados genes que possam trazer problemas de saúde para os filhotes. Os canis ou mesmo criadores que comercializam este cão devem dar todas as orientações necessárias para auxiliar o novo dono do cão que está sendo vendido.

Ficha Técnica do Staffordshire Bull Terrier

Ficha Técnica do Staffordshire Bull Terrier
Nome Original Staffordshire Bull Terrier
País de Origem Reino Unido
Porte Pequeno/Médio
Utilização Caça
Cuidados Especiais Precisa de boas caminhadas com coleira todos os dias.
Características Físicas Olhos: redondos e escuros. Orelhas: pequenas.
Altura média Macho - 35,5 a 40,5 cm • Fêmea - 35,5 a 40,5 cm
Peso médio Macho - 11 a 15,4 kg • Fêmea - 35,5 a 40,5 kg
Expectativa de Vida 12 a 14 anos
Cor da Pelagem Vermelha, branca, preta, azul, tigrada e fulvo.
Tipo da Pelagem Curta e lisa.
Temperamento Inteligente, afetuoso e corajoso.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários