Fofuxo.com

Smooth Collie

Da família dos Collies, esse ficou famoso na TV. Conheça mais sobre sua origem, características e ficha técnica completa.

Parece um Collie, mas não é. Mesmo assim, o Smooth Collie é um parente muito próximo da raça que ficou conhecida mundialmente principalmente por causa de alguns programas de televisão. O Smooth Collie possui algumas diferenças em relação ao Collie convencional, sendo que as principais estão relacionadas ao tamanho e também algumas características em termos de pelagem e físico.

O cão possui um porte realmente muito elegante, o que faz com que muitos criadores ou apenas admiradores tenham muito interessa de criar. Além de ter um porte realmente muito interessante, o cachorro também é muito belo. Mas nesta beleza toda pode estar escondida uma raça que pode apresentar um comportamento mais agressivo do que a maioria dos cachorros do mesmo segmento.

Smooth Collie

Vamos conferir algumas informações e características específicas da raça Smooth Collie.

Origem

Smooth CollieExistem poucas informações disponíveis relacionadas a história de origem do Smooth Collie, mas este cão faz parte da mesma família do Rough Collie. Na verdade, muitos especialistas consideram que os dois cães, apesarem de serem classificados de forma diferente, fazem parte da mesma família, apenas com algumas alterações ao longo da história. Isso porque, de acordo com o que acreditam os pesquisadores, existiu uma divisão da raça em termos territoriais, que permitiu o desenvolvimento de forma diferente destes dois cães.

A história desta raça costuma ser muito parecida com a do Collie, sendo que os pesquisadores e os cientistas não estão certos sobre a origem e a história desta raça. A origem exata do Collie é desconhecida. Os cães eram utilizados para resgate na água, os pastores, as vacas e também ovelhas, sempre orientados para o mercado e para a guarda do rebanho, nas regiões da Escócia e Inglaterra. O nome da raça vem provavelmente de sua carga a ovelha negra e de rosto escocês chamado Colley. Na década de 1860 a rainha Vitória contou com diversos Collies no Castelo de Balmoral, na Escócia, o que tornou assim os cães muito populares.

A partir de 1800 o Collie então foi misturado com os Borzoi, e todos os cães da mostra que tinha que ter o Borzoi de sangue puro por eles para vencer no anel da mostra. Os cães de trabalho que foram separados ramificaram-se e se tornaram de diferentes raças, como por exemplo, o Collie Scotch. O Collie é muito mais popular na Grã-Bretanha do que nos Estados Unidos.

Características

Smooth CollieComo porte o cão da raça Smooth Collie é bastante mediano, sendo que eles acabam atingindo peso superior aos de 30 kg. A expectativa de vida dos cães que pertencem a esta raça é de 13 anos, podendo sofrer algumas variações de acordo com o estilo de vida do mesmo.

Para que se possa identificar um Smooth Collie é preciso se reparar a sua estrutura óssea, onde o crânio do cão é puxado para uma forma geométrica oval. Suas orelhas estão sempre de pé, mostrando que é um cão que costuma estar alerta. Seu pescoço costuma ser musculoso, e seus olhos medianos, normalmente castanhos chegando a um tom amendoado.

Seu crânio é plano, não mostrando o occipital. Suas bochechas são chatas, e concordando bem o focinho. O crânio e o focinho deverão ter o mesmo comprimento, sendo seu ponto médio o canto interno dos olhos. De perfil as linhas do crânio e do seu focinho deverão ser separadas por um leve stop.

Seu focinho deverá contar com maxilares secos e fortes, seu maxilar inferior profundo e bem desenvolvido, arredondado no queixo, deverá se estender até a base das narinas. Seus lábios esticados superiores e inferiores deverão se encontrar e se adaptar perfeitamente em todo o contorno.

Suas orelhas são pequenas e flexíveis, colocadas no alto e portadas de três quartos eretas, com as pontas quebrando para frente.

Quando em repouso as orelhas dobram-se em seu comprimento e são jogadas para trás sobre a sua juba.

Seus olhos possuem um tamanho médio com bordas escuras, de forma amendoada, colocados oblíquos. A cor deverá ser escura, porém os olhos azuis merle são permitidos neste padrão.

Seu pescoço deverá ser musculoso, arqueado e de comprimento suficiente para portar a cabeça com altivez.

A aparência do cão em conjunto com o seu tronco é ligeiramente longa, quando medida na junta do ombro até a ponta do ísquio.

Muito deste comprimento é devido a angulação correta e a largura do ombro e quarto traseiro, pois as costas propriamente ditas são curtas.

Pelagem

Smooth CollieA sua pelagem é bastante característica, e requer muitos cuidados, para que ela possa ser saudável e bonita. Formada por pelo e subpelo, é adequada à proteção contra o frio. Deverá ser escovada pelo menos três vezes por semana, preferencialmente com escovas de cerdas para que seja retirado todo o pelo morto, prevenindo assim nós e problemas de pele.

Durante os períodos mais quentes, os cães da raça Smooth Collie costumam trocar de pelo o que pode causar certo transtorno já que a quantidade de pelos é bastante elevada, apesar disto com a ajuda de uma boa escovação é possível contornar o problema.

Raspar os pelos no verão é um erro tremendo. Apesar dos cães não serem muito contentes com os dias mais quentes, o pelo denso deverá funcionar como um isolante térmico.

De acordo com o padrão aceito pela cinofilia brasileira, os Smooth Collie poderão apresentar três padrões de cores distintas, como o marta, tricolor e azul merle. Os americanos reconhecem além destas três cores, o branco.

Qualquer uma que seja a cor, contam com manchas brancas típicas da raça, em sua juba, patas, pés e caudas, devendo estar presentes os olhos azuis apenas aceitos nos exemplares de tom azul merle.

Habilidades

Por ser uma raça forte e robusta, ainda hoje é utilizado como cão pastor. Devido a sua grande Inteligência, também pode ser utilizado como cão de salvamento em águas e chamas. Outra utilidade da raça é servir como guia para pessoas com problemas de visão. Além de todas estas habilidades, também demonstra um comportamento dócil, sendo um excelente cão de companhia.

Saúde

Smooth CollieOs cães da raça Smooth Collie são bastante sensíveis para medicações, por isso todo o cuidado é pouco. Qualquer remédio dado ao cão deve ter prescrito por veterinários.

Como problemas comuns a raça podemos contar com dermatite, ou ainda o Collie Nose, problema característico da raça onde o nariz descasca e tem rachaduras dolorosas quando expostas ao sol.

Apresentam condições de síndromes oculares que poderá levar o cão a cegueira, que é chamada de CEA - Collie Eye Anomaly. Existe uma estimativa de que mais de 95% dos cães da raça possam transmitir a doença mesmo que não possam desenvolver os seus sintomas. Alguns casos de Atrofia Progressiva da Retina o que poderá levar o cão a cegueira.

A dermatomiosite também poderá acontecer de forma comum até um ano de idade e apenas deverá incidir sobre o Collie e o Pastor de Shetland. Sua pele deverá ficar avermelhada e deve desenvolver com isto crostas. Existem ainda fortes perdas de pelo, podendo em casos mais graves acarretar em atrofia muscular, dificuldades para locomoção e ainda mastigação pesada.

Ficha Técnica do Smooth Collie

Ficha Técnica do Smooth Collie
Nome Original Smooth Collie
País de Origem Escócia
Porte Médio
Utilização Pastoreio
Cuidados Especiais Seu pelo precisa ser escovada pelo menos três vezes por semana.
Características Físicas Cabeça: tem uma forma geométrica oval. Orelhas: pequenas e flexíveis, colocadas no alto e portadas de três quartos eretas. Olhos: medianos, normalmente castanhos chegando a um tom amendoado.
Altura média Macho - 56 a 61 cm • Fêmea - 51 a 56 cm
Peso médio Macho - 20,4 a 29,4 kg • Fêmea - 18,1 a 24,9 kg
Expectativa de Vida 13 anos
Cor da Pelagem Marta, azul merle, branca
Tipo da Pelagem Curta
Temperamento Inteligente, dócil, ágil

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários