Fofuxo.com

Shih-tzu

Saiba tudo sobre a raça Shih-tzu. Origem, caraterísticas físicas e emocionais, ficha técnica, fotos, etc.

O Shih Tzu certamente é o cãozinho mais indicado para quem quer ter um bichinho de estimação que seja pequeno, não perturbe a vizinhança e ainda seja extremamente companheiro. Ótimo para ter em apartamentos, casas e qualquer lugar que seja pequeno, é um companheiro e tanto além de ser muito especial.

Apesar disto, como todo o cãozinho precisa passar por alguns cuidados, conheça a seguir um pouco mais sobre este cãozinho tão querido e veja vários motivos para ter um deles.

Shih Tzu

Origem

Shih TzuExiste uma lenda que cita que o Shih Tzu é um grande símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol, povo predominante do Tibet. De acordo com essa lenda, diante da impossibilidade de se realizar um casamento, o casal teve a ideia de cruzar um legítimo representante da china, um cão da raça Pequinês com um Lhasa Apso. Desta união das raças teria surgido o Shih Tzu, o que simbolizou tudo o que há de mais bonito e sagrado nas duas culturas e o amor existente entre os dois povos.

A origem precisa do Shih Tzu porém é bastante longínqua e se perdem em meio a diversas lendas. Este nome da raça vem do mandarim, que era o dialeto utilizado na china bastante antigo, e significa o cão leão. Existem citações de que os primeiros exemplares de cães da raça tenham sido presentes de Dalai Lama Tibetano ao imperador da China em torno do ano de 1640. Apesar disto não se teria a certeza realmente de que raças contribuíram para este desenvolvimento em solo chinês já que eram criados exemplares isolados no palácio real.

A raça então se desenvolveu em grande parte devido ao grande amor de uma das imperatrizes chinesas que se chamava Tsé-hi, que durante a sua vida inteira sempre foi cercada por cães. De acordo com historiadores da raça, os cães da imperatriz ficavam em um imenso pavilhão de mármore, sempre cercados por cuidados extremos e tendo á disposição sempre uma série de eunucos, onde a obrigação era zelar por todo o seu bem estar.

Foi então somente a partir do ano de 1928 que os cães da raça Shih Tzus passaram a fazer parte das ricas casas de famílias abastadas existentes na China, algumas poucas destas famílias eram do ocidente. Nesta época porém não existia ainda um nome para a raça. Eram os chamados cães de Lhasa Terrier, ou ainda Tibetan Poodle ou Caniche Tibetano, Lhasa Dog e até Cão-crisântemo, o que gerava sempre muita confusão entre os criadores e historiadores já que eram muito confundidos com o Lhasa Apso.

Esta confusão passou a ser solucionada apenas no ano de 1934 quando a chamada Tibatan Breed Association pode definir claramente as diferenças entre ambos, o cão da raça Lhasa Apso deverá ser mais comprido e com uma cana nasal mais longa do que os cães da raça Shih Tzus.

Foi então que houve a invasão da China pelo Japão no ano de 1937 e a raça praticamente desapareceu em seu país de origem, só não teria sido praticamente extinta devido à atuação dos criadores ingleses, estes que a partir dos anos 30 teriam importado diversos exemplares. A raça passou então somente a ser aceita pela FCI no ano de 1957 e pelos americanos no ano de 1969, desde então vem cada vez mais ganhando popularidade, chegando até mesmo a ser a segunda raça de cães mais registrada no Japão no ano de 1998, aqui no Brasil cada vez mais a raça cresce.

Características

Shih TzuO cão da raça Shih Tsu possui características bastante peculiares tanto que não é possível não se conseguir identificar um cão desta raça. Seu pescoço aparece de forma bem proporcionada, graciosamente arqueada, suficientemente longo para que possa portar uma cabeça alta.

Seus membros anteriores, possuem ombros em formato bem oblíquo, membros anteriores curtos contando com uma boa musculatura e ossatura, costumam ser tão retos quanto possível, são compatíveis com um peito largo e profundo.

Seu tronco possui uma distância maior entre a cernelha e a raiz da cauda comparando apenas com a cernelha. É um cão bem compacto e forte, possui um peito largo e profundo, seus ombros são firmes e seu dorso é reto.

Seus membros inferiores são curtos e musculosos, com uma boa ossatura. Ao serem vistos por trás, passam a ser retos. Possui coxas bem arredondadas e musculosas, devendo ainda parecer volumosas devido a sua pelagem abundante.

Sua aparência geral mostra um cão com formato de corpo robusto, pelagem abundante, porte distintamente arrogante e com uma cabeça que lembra o crisântemo.

Sua cabeça é larga, redonda aparecendo profusamente peluda, com pelos que caem sobre os olhos, estes que são bem separados, boa barba e também bigodes. Os pelos crescem para cima no focinho, conferindo assim uma clara semelhança com um crisântemo. Seu focinho é bem largo, curto, com um tamanho equivalente a 2,5cm da ponta ao stop reto de nível ou levemente arrebitado, quadrado e peludo sem a existência de rugas.

Sua cana nasal em linha com a pálpebra inferior ou ainda levemente abaixo. Possui uma trufa preta inclinada para baixou ou mesmo pontuda, caso tenha estas características tornam o cão indesejável. Seus olhos são grandes, redondos e ainda escuros, inseridos de forma bem separada, podendo ser proeminentes, sua expressão é calorosa. Nos exemplares de cães de cor fígado ou com marcações desta cor, cães com olhos mais claros são permitidos, desde que sua íris cubra o branco dos olhos. Suas orelhas são grandes com lóbulos longos, portadas caídas, e inseridas ligeiramente abaixo da abóboda craniana. Deverão ser tão profusamente cobertas de pelos que se confundem com a pelagem do pescoço. Sua boca larga é ligeiramente prognata ou em torquês e seus lábios aparecem sempre retos.

Pelagem

Sua pelagem costuma ser longa, densa e não cacheada, contando com um bom subpelo. Uma leve ondulação nos fios é permitida exibindo assim as almofadas plantares.

Quanto a cor todas são permitidas, uma faixa branca na fronte e na ponta de sua cauda são altamente desejadas nos particulares. Qualquer desvio destas cores deverá ser considerado como falta e ser penalizado na exata proporção da sua gravidade.

Temperamento

Shih TzuOs cães da raça Shih Tzu encarnam com perfeição um modelo de cão de colo e companhia. Apesar disto é considerado como um cão de personalidade forte, e que facilmente irá dominar os seus donos, sendo assim entre os cães de companhia é um dos mais afetuosos nas horas de colo e na interação com as pessoas de toda a família, apesar de serem menos ativos do que outras raças.

São extremamente dóceis, e apegados ao contato com os humanos, não são do tipo de cães que exigem afagos o tempo inteiro e muitas vezes poderão até mesmo se mostrar um cão mais independente. Por este característica são aptos a ficar mais tempo sozinhos sem destruir a casa ou mesmo latir em excesso.

Apesar das diversas qualidades em termos de relacionamento o cão desta raça está entre os menos obedientes, por este motivo o dono de um cão desta raça tem que ter muita paciência se quiser o ensinar a obedecer.

Seu relacionamento com outros cães e até mesmo com gatos costuma ser sempre interessante.

Com as crianças poderão se relacionar muito bem desde que não sejam muito rudes ou brutas em suas brincadeiras do contrário poderá nunca as atacar ou demonstrar os traços da agressividade.

Habilidades

É um cão que deverá receber um adestramento desde cedo, assim que ele chegar em casa ele deverá acontecer. As seções de treino deverão ser curtas e frequentes, como 3 seções de 10 minutos por dia. Eles costumam perder o foco com muita facilidade precisam de muito amor e um grande número de repetições para que entendam o que você quer dizer. É um cão nervoso, por isso se ele estiver ao ar livre procure o deixar preso a uma coleira, não o deixe solto em locais abertos de forma alguma. Deve sempre ser ensinado em todas as coisas que irá fazer já que costuma ser um pouco sapeca neste sentido.

Saúde

Shih TzuOs cães desta raça costumam ser chamados cães braquicefálicos, que possuem focinho achatado, o que significa que poderão ter problemas respiratórios de moderados a graves. Podem ter desde roncos e espirros, até apnéia bem como infecções. Em alguns casos não muito raros acontecem infecções de ouvido, se não passarem por uma limpeza correta. É um cãozinho que tem tendência a obesidade e é muito importante que se cuide de seus dentes para evitar problemas periodontais.

É importante também escovar o Shih Tzu todos os dias o que deverá durar em média 15 minutos. Vale considerar ainda que você deverá ter tempo para fazer isto, e escovar o seu pelo irá o manter sempre bonito e macio. Normalmente se prende a franja do Shih Tzu para evitar que os pelos da testa caiam em seus olhos. Desta forma como todas as raças, principalmente as que residem em apartamentos é importante se cortar as suas unhas já que se ficarem muito grandes se curvam para baixo atrapalhando na hora de caminhar e causando feridas nas patinhas.

Ficha Técnica do Shih-tzu

Ficha Técnica do Shih-tzu
Nome Original Shih-tzu
País de Origem China
Porte Pequeno
Utilização Companhia
Cuidados Especiais Necessita escovar o Shih Tzu todos os dias o que deverá durar em média 15 minutos.
Características Físicas Cabeça: larga e redonda. Orelhas: grandes e caídas. Olhos: grandes, redondos e escuros. Corpo: robusto.
Altura média Macho - 28 cm • Fêmea - 28 cm
Peso médio Macho - 4 a 7 kg • Fêmea - 4 a 7 kg
Expectativa de Vida 10 a 16 anos
Cor da Pelagem Todas as cores são admitidas.
Tipo da Pelagem Longa e densa.
Temperamento Dócil, independente e carinhoso.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários