Fofuxo.com

Shar-Pei

Veja tudo sobre a raça Shar-Pei. História e origem, galeria fotos, características físicas, ficha técnica, etc.

O Shar-pei não é considerado um dos cães mais fáceis de lidar, e não é recomendado para donos que sejam muito inexperientes. Muitas pessoas até mesmo se apaixonam por aquele filhotinho gorducho e enrugado e acaba tendo sérios problemas com seu temperamento e seu comportamento no futuro. Por este motivo é muito importante se pesquisar mais sobre a raça antes de adquirir um cão com este pedigree.

O Shar-pei é um cão de raça de origem chinesa. Na época medieval chinesa foi muito utilizado como cão de guarda das tumbas dos membros da realeza chinesa evitando assim saqueamentos. Foi bastante utilizado como cão pastor e de caça.

Conheça a seguir um pouco mais sobre este querido e temperamental exemplar do mundo dos cães.

Shar-pei

Origem

Shar-peiO Shar-pei pode ter vivido no sul da China desde a Dinastia han, esta que possui uma data em torno de 200 a.C. A certeza surgiu no século 13 em documentos que descrevem um cão enrugado, e provam a existência da raça.

Suas origens são desconhecidas, porém como apenas ele e o Chow Chow têm a língua azul escura e ambos vêm da China é bastante provável que eles tenham um ancestral em comum.

A sua história é algo difícil de traçar, pois na maioria dos seu registros do passado se perderam quando a China se tornou comunista. E nesta época os Shar-pei trabalhavam com os camponeses cumprindo os papéis de cão de guarda, era exímio caçador de javalis, e cão de briga. Após o período do comunismo, a maior parte dos cães chineses foram eliminados sobrando poucos foram das cidades.

Alguns Shar-peis foram criados em Hong Kong e Taiwan, e o Kennel Club de Hong Kong pode reconhecer a raça em 1968. Em torno desta época diversos espécimes chegaram a América, mas o momento mais importante aconteceu através de um artigo no ano de 1973 que alertou os criadores sobre os números baixos de espécimes a raça.

Anunciando inclusive como o cão mais raro do mundo, todos os criadores disputavam os poucos exemplares de Shar-pei disponíveis. E então a raça passou da beira da extinção para uma grande popularidade, devido a isto é uma raça atualmente das mais famosas da América.

Apesar do cão ser conhecido por sua pele solta e rugas espalhadas por todo o corpo, principalmente nos filhotes, quando adultos podem aparecer apenas nas regiões da cabeça, no pescoço e ombros.

Características

Shar-peiComo características, o Shar-pei possui uma pelagem macia, com a presença de rugas largas na pele. Essas rugas são mais presentes quando são filhotes.

É um cão bastante forte, de corpo compacto, medindo tamanho equivalente a 45 a 50 centímetros de altura da cernelha, medida exclusiva de um animal adulto.

São encontradas variedades de cores no Shar-pei desde cores sólidas até mesmo tons mais vivos.

É um cão considerado eficiente como cão pastor e de rastreio. Fisicamente ele possui uma carranca e sua boca pigmentada de preto, o que de acordo com os chineses afugentaria os maus espíritos e a imponência de sua postura demonstraria que jamais teriam sido desafiados.

Pelagem

Sua pelagem é encontrada em cores sólidas, as mais comuns são o preto, vermelho, vermelho castanho, mogno, fulvo avermelhado, fulvo claro, areia, creme ártico e azul.

Temperamento

Shar-peiComo temperamento o Shar-pei é um cão bastante autoconfiante, sério, independente, teimoso e ainda muito seguro de si. Apesar de não ser muito expressivo, é um cão bastante devotado e protetor de sua família. Poderá ser reservado e até mesmo bastante desconfiado com pessoas estranhas. O Shar-pei possui habilidades de caça apesar de normalmente se dar bem com outros animais de estimação da família.

O cão desta raça precisa de estímulos físicos e mentais diariamente, ele se satisfaz com brincadeiras ao longo do dia ou mesmo um longo passeio. Gosta de viver sempre ao ar livre, e poderá ainda dividir seu tempo entre a casa e o quintal. Seu pelo precisa ser escovado apenas uma vez por semana, apesar disto suas dobras necessitam de atenção para se garantir que não apareçam irritações na pele.

O Shar-pei possui uma característica em seu temperamento bastante peculiar, quando está com algum problema de saúde, diferente de outros cães que ficam acuados e tristes, ele apresenta episódios de fúria.

Não é um cão que gosta de viver sempre ao ar livre, e poderá dividir seu tempo entre a casa e o quintal. O nome Shar-pei significa pele de areia, com referência a textura áspera e arenosa de sua pele. Esta quando alisada para trás, oferece uma sensação desconfortável, e pode até mesmo arranhar a pele de pessoas mais sensíveis.

Habilidades

O Shar-pei é um cão voltado para a caça, principalmente de gado e outros animais, apesar de ter este costuma gosta muito de correr e brincar com as crianças. Brincadeiras com brinquedinhos e bolas sempre são bem-vindas, e isto deve ser feito frequentemente para que o cão não se sinta triste e desamparado.

Saúde

Shar-peiO Shar-pei detesta chuva e sujeira, e por este motivo não precisa de muitos banhos. Quando for necessário procure escolher um dia mais quente para o banho, procure utilizar sabão de coco, enxugue bem o cão e suas dobrinhas evitando dermatites e sarnas, procure sempre verificar se seu ouvido está bem seco e se por acaso estiver ainda molhado procure secar com cotonetes com cuidado. Procure ainda manter sempre as rugas limpas e secas a oleosidade em excesso também poderá causar situações de dermatite.

Para que possa manter seus olhos limpos, procure os lavar periodicamente com compressas de chá de camomila gelado. Caso suas pálpebras virarem para dentro, o que é o chamado entropio por excesso de rugas, é preciso se realizar uma cirurgia corretiva. Alguns dos criadores inclusive dão pontos nas pálpebras dos filhotes para minimizar este problema.

Outros problemas de saúde um pouco comuns como, por exemplo, a luxação da patela, displasia do cotovelo, sarna demodécica, discinesia ciliar, amiloidose renal, podem acontecer com o cãozinho.

Por este motivo é muito importante que o Shar-pei seja bem tratado e receba uma alimentação de qualidade já que o cão tem fortes tendências à obesidade que poderão acarretar todos os problemas citados acima. Sua expectativa de vida deverá ficar entre 8 a 10 anos, em alguns casos excepcionais existem cães de no máximo 12 anos.

A raça costuma também eventualmente ter febres de causa desconhecida, o que normalmente acontece com inchaço no jarrete.


Você também vai querer ver...

Comentários

Mais Raças de Cachorros