Fofuxo.com

Setter Irlandês

Veja tudo sobre a raça Setter Irlandês. Origem e sua história, fotos, características físicas, ficha técnica completa, etc.

O Setter Irlandês é um cão de caça que possui um porte bastante grande e pelos longos. Conta com a principal característica sua agilidade e obediência além de um excelente olfato, este que inclusive poderá utilizar durante o dia inteiro que não se cansa.

É um cão bastante paciente com as crianças, possui uma ótima saúde e pode viver por mais de 16 anos. Sua altura pode chegar a até 68 cm em alguns casos podem existir exemplares maiores, possuem um peso equivalente a 27 e 31 kg. Conheça a seguir um pouco mais sobre este querido amigo do homem.

Setter Irlandês

Origem

Setter IrlandêsA origem precisa do Setter Irlandês é obscura, porém podemos considerar que ele seja o resultado de uma mistura entre cães spaniels, pointers e outros Setters principalmente Setter Inglês e o Setter Gordon. A partir do século XVIII os irlandeses precisavam de um cão que pudesse trabalhar rápido com um faro aguçado e grande o suficiente para que pudessem ser vistos á distância. Eles encontraram estas características nos cães da raça Setters, vermelhos e brancos originários destes cruzamentos.

Os primeiros canis conhecidos até então de criação desta raça surgiram por volta de 1800 e em pouquíssimo tempo os cães ganharam fama por sua cor admirável.

O cão foi desenvolvido pela aristocracia irlandesa para caçar aves. E a origem do nome Setter vem do verbo sit que significa sentar. Esta afirmação ocorre devido à postura do cão ser indicada para a caça já que o cão fica sempre sentado.

Seus ancestrais foram os spaniels espanhóis e outros cães de caça que já a apontavam sentados.

Inicialmente os cães da raça eram brancos com grandes manchas vermelhas. Foi a partir de 1770 que um criador começou o trabalho de seleção para eliminar o branco. Atualmente existem duas raças diferenciadas que é o Setter Irlandês Ruivo e Branco e o Setter Irlandês Ruivo, o ruivo é muito mais popular do que seu ancestral.

O cão costuma apontar sempre através de seus movimentos seu posicionamento e o local exato da ave abatida.

Características

Setter IrlandêsAs descrições do Setter Irlandês podem variar de acordo com a localização do seu Kennel, isto é poderão ser diferenciadas de um país para o outro.

Apesar disto o Setter Irlandês é bastante utilizado para a caça de faisões e codornas nos campos da Europa. Esta é uma característica de um animal muito ativo e inteligente, que poderá ser treinado para auxiliar na apreensão destes pássaros.

A raça possui um temperamento essencialmente esportivo, sendo assim chamado de cão de tiro, no campo é um caçador de movimentos rápidos, e no lar um animal muito doce e leal, apresentando uma personalidade muito calma e de fácil convívio tanto com crianças como com adultos.

O desenvolvimento do aprendizado do cão poderá ser lento, contudo uma vez ensinados eles poderão assimilar as lições executando-as por toda a sua vida sem a necessidade de uma manutenção.

Sua aparência de forma geral é de cor vermelho mogno, com orelhas grandes e caídas, uma pelagem mais longa predomina em seu peito, pernas, orelhas e cauda diminuindo em direção a ponta. Seu brilho característico, e sedosidade é independente do pelo, esta característica sempre será o maior chamativo da raça, por isso inspira maiores cuidados.

Pelagem

Setter IrlandêsA principal preocupação com a beleza do Setter se deve a manutenção de seu pelo, que deverá ter uma cor de tom vermelho acaju brilhante, liso e sedoso. O padrão da raça deverá admitir apenas uma pequena mancha branca no seu peito, um resquício de sua origem vermelha e branca.

É importante que exista e escovação do pelo do cão pelo menos uma vez por semana, principalmente durante as épocas de muda, esta deverá ser mais frequente neste período para remover os pelos mortos.

O comprimento dos pelos do Setter deverá variar de acordo com a sua linhagem que se desenvolveu.

Outro cuidado importante para uma boa pelagem do cão é com a sua alimentação, procure sempre ser a base de ração, já que os cães que recebem uma alimentação gordurosa ficam com a pelagem excessivamente oleosa podendo ter seborreia, e descamação na pele. Esta que fica vermelha trazendo muita coceira e um mau odor. Para prevenir este problema é interessante se adotar uma dieta menos rica em gorduras.

Temperamento

Setter IrlandêsO Setter é um cão onde a sua maior e mais evidente característica é a energia. É um cão bastante disposto as atividades, e extremamente brincalhão. Sempre se adapta a presença de crianças e é considerado um cão incansável, mesmo quando exerce suas atividades como caçador.

É um cão bastante leal ao seu dono, o Setter é um cão que precisa de exercícios sempre, e o confinamento poderá trazer a tona todo o potencial de destruição do cão, por este motivo não é possível se dizer que seja um cão adaptável para a vida em apartamento.

Por ter uma função para a caça em uma estreita relação com o homem, os Setters são cães bastante mansos, mas ao mesmo tempo podem ser utilizados como cães de alarme, uma vez que poderão latir para ruídos suspeitos.

A sua lealdade característica da raça se tornou notícia quando um cão da espécie Setter adestrado em um centro de treinamento para cães que moram com pessoas doentes, um paciente teve problema com o aparelho de oxigênio, que controlava a respiração, o cão tirou o telefone do gancho e pressionou a tecla para discar o número dos bombeiros. Com seus láticos acionou uma equipe de paramédicos que chegaram ao local em poucos minutos salvando a vida de sua dona.

Este é um cão que está na posição 34 do ranking de inteligência canina mundial, por ser um cão bastante agitado e teimoso é preciso que ele passe por testes de adestramento de obediência, algo fundamental para um convívio agradável com o Setter;

Outra situação bastante interessante é que o Setter é um cão bastante afetivo, o que diz respeito a sua agitação, é capaz de passar horas a fio deitado ao lado do seu dono.

Habilidades

Por ser um cão de muita energia possui a capacidade de dar pulos muito altos, e ser treinado para obediência, sendo assim acessível a todos os comandos, é interessante que o dono procure buscar aproveitar todas as suas qualidades e energia. Não sendo assim á toa que muitos se destacam em desempenhos nas provas de agility.

Saúde

Setter IrlandêsSuas orelhas sempre requerem uma atenção especial, e como são longas e estão mais propensas a otites precisam de um cuidado especial já que ficam abafadas, retendo assim a umidade e ainda aumentando a produção de cera. Por este motivo é importante que exista uma manutenção nas orelhas do Setter semanalmente.

Outras condições são comuns para a raça do Setter como, por exemplo, a Atrofia progressiva de retina, que nada mais é do que uma degeneração das células da retina que causa como consequência a cegueira.

Displasia, que é a má formação do encaixe entre os ossos da bacia e do fêmur.

Além da torção gástrica, o hipotireoidismo e a epilepsia.

Apesar destes problemas geralmente o cão da raça Setter possui uma constituição corpórea e imunológica bastante forte, pode sim ser acometido das doenças citadas acima, porém acontecem em momentos raros.

Ficha Técnica do Setter Irlandês

Ficha Técnica do Setter Irlandês
Nome Original Setter Irlandês
País de Origem Irlanda
Porte Grande
Utilização Caça
Cuidados Especiais Necessita de escovação do pelo do cão pelo menos uma vez por semana.
Características Físicas Cabeça:longa e fina.Orelha:moderadas e textura fina.
Altura média Macho - 68 cm • Fêmea - 68 cm
Peso médio Macho - 27 a 31 kg • Fêmea - 27 a 31 kg
Expectativa de Vida 16 anos
Cor da Pelagem Vermelho acaju.
Tipo da Pelagem Longa, lisa e sedosa.
Temperamento Disposto, leal, agitado, teimoso e agitado

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários