Fofuxo.com

Scottish Terrier

Veja tudo sobre a raça Scottish Terrier. Origem, história, pelagem, temperamento, galeria de fotos. Ficha técnica completa.

O cão da raça Scottish Terrier, ou terrier escocês como pode também ser chamado é um cão de raça bastante reservada e independente, apesar disto é um cão muito corajoso e extremamente inteligente. O Scottish Terrier é um excelente companheiro, rápido, e ativo, portanto é preciso ter pique para acompanhar este pequeno cãozinho Além por cima é praticamente uma celebridade, pois ficou muito famoso devido a embalagem de uísque escocês.

É um cão muito amável, leal, corajoso e está sempre alerta, não costuma ser um cão muito agressivo. O cão da raça Schottish Terrier tem suas orelhas eretas, olhos em formato amendoado, castanho escuro e ainda um rabo de tamanho moderado. Possui uma pelagem dupla, bastante aderente ao corpo, com subpelo curto, denso e macio. Formando assim uma proteção impermeável.

Scottish Terrier

Conheça a seguir um pouco mais sobre este cãozinho tão querido pelos seus treinadores.

Origem

Scottish TerrierO Terrier escocês é um cão de origem escocesa. Sendo assim uma das raças mais antigas existentes na Escócia, foi desenvolvida para se tornar um cão de caça, este que deverá sempre desentocar as presas para seus donos, já que a caça naquela época era uma atividade considerada primordial e respeitava as exigências dos lordes de não terem um grande cão caçador.

A paixão dos escoceses por este cão foi tão grande, que gerou a famosa frase. “Já existiam escoceses nestas planícies quando a Europa ainda estava sob domínio dos romanos”. Sua popularidade na Europa é muito grande, e um dos mais famosos destes terriers figurou o desenho animado A Dama e o Vagabundo, da Disney. Na sociedade em si o cão foi um grande símbolo da marca de uísque Black and White além de serem grandes companheiros dos ex-presidentes norte americanos Franklin Roosevelt e Ronald Reagan.

Os cães da raça foram introduzidos na América apenas no ano de 1890, mas foi apenas a partir da Primeira Guerra mundial que eles se tornaram populares. No ano de 1936 os Scotties como eram chamados, eram a raça mais popular existente nos Estados Unidos. Apesar disto não permaneceram por muito tempo na moda, mas sempre fazem sucesso por muitas pessoas.

Características

Scottish TerrierO Scottish Terrier é um cão bastante pequeno, compacto, de pernas curtas, bastante resistente com uma boa estrutura corpórea e uma boa proporcionalidade corpórea. Possui um corpo rijo e um revestimento resistente às mudanças de temperatura. Seus olhos devem ser pequenos, brilhantes sendo amendoados e não arredondados. As orelhas devem ser pequenas e proporcionais ao corpo, sua altura chega no máximo a 28 cm.

É um cão certamente compacto, robusto, de dimensões apropriadas para se introduzir em tocas, além de ser bastante atarracado. Plantado sobre membros curtos em atitude de atenção oferece uma imagem bastante interessante de grande imponência apesar de seu tamanho reduzido.

Sua cabeça dá a impressão de ser longa para um cão desta estatura. Seu corpo é coberto de pelos apertados e levemente crespos. Apesar de ter seus membros curtos, a sua constituição permite que ele possua grande agilidade, liberdade de movimentos, sua andadura é muito fluida e desembaraçada com membros retos para frente, sempre livres nas articulações do ombro, joelho e também os jarretes.

Pelagem

Scottish TerrierO Scottish Terrier é aceito em três cores, preto, trigo e blinde, em tons malhados e o principal cuidado que se requer para uma pelagem saudável é o stripping, que nada mais é do que arrancar o pelo das costas para que se mantenha a sua textura áspera e também dura.

A pelagem do cão possui uma camada de óleo em sua superfície, o que dificulta a infiltração de água e neve, fazendo com que escorra para os lados. Seu subpelo denso auxilia nesta função, e o ajuda a sentir menos as variações de temperatura. Os tufos de pelo dentro das orelhas devem evitar a entrada de terra ao cavar, o que torna o cão com uma das adaptações mais interessantes com o passar do tempo entre as raças.

Temperamento

Scottish TerrierO filhote do Scottish Terrier assim como os adultos, possuem grande energia, e temperamento bastante forte.

Devido as suas origens, o cão poderá ser um tanto destruidor uma vez que os seus instintos de caçador ainda não tenham sido totalmente contidos.

Caso seja necessário deixar o cão sozinho, o pequeno Scottish deverá ser acostumado desde cedo, principalmente deixando brinquedos e diversões para que ele não fique entediado e procure diversão em móveis e sapatos.

É interessante também que nesta fase o dono inicie seus programas de adestramento, com o objetivo de aproveitar a plena energia dos filhotes.

São cães bastante territoriais, em movimento, alertas, rápidos e as vezes um pouco mal-humorados, até mesmo mais do que as outras raças terrier. Esta raça é conhecida por ser muito independente, brincalhona, inteligente e é apelidado de “Duro de Matar” devido a sua determinação sem fim.

Os Scotties são cães descritos como muito amáveis e também bastante teimosos. Por várias vezes são citados como uma raça indiferente apesar de serem observados comportamentos que eles tendem a ser muito fiel a sua família, além de conhecidos para se unir a uma ou duas pessoas.

O que poderá o fazer um bom cão de guarda, devido a sua tendência de latir apenas quando for necessário. É destemido e poderá ser em alguns casos agressivos com outros cães.

O cão desta raça tem uma grande propensão para escavar e perseguir pequenos vermes, esquilos, ratos e camundongos devido a sua tende nascia ancestral de caça.

Habilidades

O Scottish Terrier é um cão bastante ágil, possui grandes habilidades para caça, mesmo que na maioria dos casos atualmente não seja criado para esta finalidade. O cão antigamente era criado para caçar e lutar contra texugos, matava a presa e levavam para seus donos.

Saúde

Scottish TerrierExistem algumas preocupações relativas à raça dos Scottie Terrier veja algumas das condições a seguir:

Paralisia do scottish, é um problema de origem hereditária desta raça, apesar disto talvez o menos grave do ponto de vista do cão.

Afeta cães normais que andam e se exercitam até que sejam submetidos a esforços estressantes. Com o aumento do esforço sua andadura começa a ficar estranha e cambaleante, podendo refletir diretamente na coluna cervical. Esta paralisia trava os músculos do cão de uma só vez, mas não deverá ser confundida com um surto de epilepsia, uma vez que o cão não perde a consciência nos casos em que a paralisia acontece, assim que o cão está descansado volta a se movimentar normalmente.

O Hipotireoidismo também é algo comum de se acontecer, caracterizado pela baixa produção de hormônios da tireoide. Seus principais sintomas são a perda anormal de pelos, normalmente bilaterais e simétricos, pelo fraco e sem brilho, problemas de pele crônico, ou alérgicos, aumento de peso, infertilidade, fadiga, letargia e forte intolerância ao calor.

Nestes casos é muito importante que exista um diagnóstico preciso para que seu tratamento sura efeitos esperados.

Alguns casos de epilepsia também podem acontecer, sendo causados por vários fatores e o tratamento varia de acordo com o diagnóstico feito pelo veterinário. De acordo com os criadores americanos, nos últimos anos aumentam consideravelmente os casos de epilepsia entre os cães da raça Scottish Terriers.

Outro problema que pode ser encontrado é a Osteopatia Craniomandibular, problema genético caracterizado pelo crescimento anormal dos ossos da mandíbula, doença diagnosticada no cão ao completar sete meses de vida.

Ficha Técnica do Scottish Terrier

Ficha Técnica do Scottish Terrier
Nome Original Scottish Terrier
País de Origem Escócia
Porte Pequeno
Utilização Caça e Companhia
Cuidados Especiais Sua pelagem precisa ser escovada de 2 a 3 vezes por semana.
Características Físicas Cabeça:longa. Olhos: pequenos, brilhantes e amendoados. Orelhas: pequenas. Corpo: rijo.
Altura média Macho - 25 a 28 cm • Fêmea - 25 a 28 cm
Peso médio Macho - 8,5 a 11 kg • Fêmea - 7,5 a 9,5 kg
Expectativa de Vida 12 anos
Cor da Pelagem Preta, trigo e blinde.
Tipo da Pelagem Curto, densa e macia.
Temperamento Inteligente, corajoso, independente.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários