Fofuxo.com

Samoieda

Sua bela pelagem chama a atenção. Conheça mais sobre sua origem, características físicas, pelagem, veja mais fotos e ficha técnica.

Além de sua belíssima aparência, a raça Samoieda (ou Samoiedo) possui uma grande docilidade e aptidões muito variadas.

É um cão bastante glamouroso, romântico e aristocrático. É assim que os admiradores mais apaixonados descrevem o cão, que tem uma aparência de cães nórdicos. Geralmente os cães que possuem esta origem acabam tendo alguns aspectos muito interessantes, relacionados a uma mistura do antigo e do novo.

Sua bela pelagem é quase sempre branca, que poderá ainda ser encontrada em tons de creme ou biscoito, em contraste com seu nariz e olhos muito escuros, orelhas eretas das pontas arredondadas e uma cauda muito charmosa curvada sobre o dorso, chamam bastante à atenção na primeira vista.

Samoieda

Conheça a seguir uma das raças mais encantadoras de cães do mundo e tire suas próprias conclusões.

Origem

SamoiedoO Samoieda é um cão natural da Sibéria, criado por tribos nômades de caçadores e pescadores da região. De acordo com os registros, esta raça apenas poderia ser encontrada nesta tribo, e acabou recebendo o mesmo nome, Samoiedas. Nas regiões mais geladas e inóspitas da Rússia, estes cães partilhavam tendas com seus donos e se tornavam bastante afetuosos. Eram utilizados para orientar e guardar renas de pastoreios. Os Samoiedas dependiam exclusivamente das capacidades dos seus cães para manter as renas juntas, enquanto que procuravam melhores lugares de pastagem na terra do gelo. Estes cães ocasionalmente auxiliavam no trabalho de puxar trenós ou barcos, mas este trabalho na maioria das vezes era dado as renas.

Com uma política de homogeneização cultural, que teria iniciado na Revolução Russa, no ano de 1917 estas tribos teriam se alterado profundamente ao ponto de perderem suas identidades culturais. Mas registros apontam que alguns desbravadores europeus já conheciam a raça  Um casal acabou introduzindo os primeiros Samoiedas no Reino Unido no ano de 1889. Alguns cientistas inclusive utilizaram os cães para explorar a região do Ártico. Eles, naquela época, também já eram utilizados para puxar trenós. Inclusive existem relatos de que Roald Amundsen, que organizou a primeira expedição a chegar ao polo sul utilizou um Samoieda à cabeça de seus cães de trenós.

O cão se tornou imediatamente popular. Com sua conquistadora pelagem branca cativou os ingleses que depois passaram a o exportar para o restante da Europa e para o mundo inteiro.

Atualmente o Samoieda é tido como um cão de companhia. Sua especialização de transporte foi removida devido às misturas com outras raças próximas domesticadas. É um cão considerado pastor de renas, porém pouquíssimos exemplares ainda utilizam este tipo de tarefa. Como um cão de trenó, apesar de ter sua resistência e persistência, vem sendo substituído pelos Huskies que foram desde sempre criados com este objetivo. Apesar disto tudo a sua popularidade certamente é inabalada principalmente em exposições de cães da raça.

Características

É um cão de porte bastante atlético, muito musculoso, de espírito dinâmico e alegre. Sua cabeça possui um formato de cunha, e o seu nariz possui um comprimento médio e possui uma coloração escura. Seus olhos são oblíquos, profundos e castanhos. Suas orelhas costumam ser de tamanho médio, ficando bem afastadas umas das outras, mantidas em formato vertical. Este é um cão que possui membros muito fortes, os posteriores particularmente mais musculosos.

Seus pés são redondos e achatados, sendo assim revestidos por muitos pelos. A sua cauda é muito bonita, pois é guarnecida de muitos pelos e enrola sobre o dorso caindo para um dos lados.

Pelagem

A pelagem do Samoieda é bastante característica, possui um pelo único, comprido, espesso e sem ondular, com volume.

Conta com um sub pelo bastante espesso e macio para ajudar a aquecer seu corpo nas noites mais frias. As cores que são mais apreciadas para criação é o branco puro, apesar de ser visto em várias outras cores como branca palha, amarelo, branco e amarelo, branco e preto, e branco e castanho.

Temperamento

SamoiedaO Samoieda procura sempre cativar pelo exclusivo fator de ser um animai de companhia muito dócil, e por ter a sua exuberante e bela pelagem. Sua docilidade sempre foi certamente um de seus requisitos para a sua criação, principalmente quando estavam na alçada da tribo Samoieda. Ao que tudo indica é que o cão dormia junto de seus donos para aquecê-los nas noites de frio da Sibéria.

Devido ao Samoieda ser um cão bastante amistoso, não é recomendado para se utilizar como cão de guarda. Apesar disto a sua grande tendência para latir, faz desta raça uma excelente escolha para cão de alerta. Este cão apesar de latir para pessoas estranhas costuma os receber com alegria. É um cão que costuma ser bastante sociável mesmo com outros cães, animais e pessoas.

São seres muito brincalhões, boas companhias para todas as crianças. Um bom cão para a família, mas que não tolera de forma alguma a solidão. Sua necessidade de companhia e afeto é bastante constante, e se deixar este animal sozinho em casa, ele irá desenvolver comportamentos agressivos e destrutivos, podendo cavar por todo o seu jardim ou ainda por cima comer alguns dos seus móveis prediletos.

São cães teimosos e difíceis de treinar, aprendem mais facilmente a puxar trenós do que andar em correntes. Apesar disto caso você persista com treinamentos junto com a tendência de o cão querer agradar seu dono certamente ele aos poucos irá aprender uma série de habilidades. Mesmo assim, ainda são utilizados por alguns pesquisadores e exploradores, especialmente nas regiões cobertas de gelo.

Habilidades

SamoiedaO Samoieda é um cão considerado bastante doce, submisso, expressivo e também carinhoso, apesar de não ser tão apegado aos donos, é uma raça muito dinâmica, mas não nervosa. O cão é um companheiro encantador e excelente. Muito brincalhão, costuma desenvolver a habilidade de se comunicar com seus donos.

É um cão extremamente comunicativo, fala com seus donos, e exige sua atenção inclusive modulando seus ladridos. Por ser um cão muito obediente obedece aos comandos, apesar disto não é um cão que guarde informações e possa ser treinado.

É o cão considerado mais submisso dos cães nórdicos, apesar disto não é perfeito, seu principal defeito é ficar sempre procurando alguma coisa, principalmente nos buracos que cava quando está nervoso.

Saúde

SamoiedaO Samoieda é um cão que costuma largar bastante pelo. Sua mudança de subpelo acontece duas vezes por ano, e você pode encontrar pelos pela casa toda.

Falhas na pelagem nesta época do ano são comuns, e não se preocupe, pois não são problemas de saúde. Uma escovação deve ajudar a remover todo o pelo morto e evitar também problemas de pele. Do contrário que se poderia esperar o belo pelo do Samoieda não requer grandes cuidados com banhos, pois ele é capaz de se manter naturalmente branco sem ser lavado, apesar disto principalmente nos dias mais quentes é importante se realizar uma boa escovação diária.

Este é um cão de raça muito saudável, apesar disto possui alguns problemas de ordem hereditária, que pode gerar complicações renais. Este é um defeito genético que atinge principalmente os machos, já que no caso das fêmeas é possível se atenuar seus efeitos.

Outras preocupações importantes a serem tomadas em termos de saúde dos animais são a displasia de anca, que apesar de ser uma condição voltada para cães de porte maior acontecem com esta espécie, diabetes, alergias e ainda problemas oculares.

O Samoieda é um cão que se adapta muito melhor a regiões frias, por isso a natureza o disponibiliza um suave subpelo que é um bom isolante do frio e também do calor. Apesar disto o cão não irá se sentir confortável com calor em excesso, por isso sua criação aqui no Brasil é recomendada apenas para a região sul.

O Samoieda ainda não deve ser tosquiado. Seu pelo deverá refletir os raios solares protegendo a pele do cão, que de uma forma ou outra poderá atingir a pele do mesmo fazendo com que ele possa contrair cânceres de pele devidos as queimaduras solares.

Em alguns casos, os cães poderão ter problemas sérios de saúde, e não devem ser utilizados para criação e reprodução devido a conterem problemas genéticos como, por exemplo, olhos amarelos, orelhas caídas, ossatura leve, jarretes de vaca acentuados, pelos ondulados, características sexuais indefiníveis, entre outras questões.

Ficha Técnica do Samoieda

Ficha Técnica do Samoieda
Nome Original Samoieda
País de Origem Rússia
Porte Médio
Utilização Companhia e Tração
Cuidados Especiais Necessita de uma ou duas boas escovações semanais, para a remoção de pelos mortos.
Características Físicas Cabeça: em formato de cunha. Olhos: oblíquos, profundos e castanhos. Orelhas: são grossas e totalmente cobertas por pelos.
Altura média Macho - 54 a 60 cm • Fêmea - 50 a 56 cm
Peso médio Macho - 20 a 32,5 kg • Fêmea - 17 a 25 kg
Expectativa de Vida 12 a 14 anos
Cor da Pelagem Branca, amarela, branca e amarela, branca e preta, e branca e castanha.
Tipo da Pelagem Comprido, espesso e volumoso.
Temperamento Alegre, dinâmico, dócil, carinhoso e brincalhão.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários