Fofuxo.com

Sabueso (Espanhol ou Italiano)

Saiba tudo sobre a raça Sabueso. Fotos, características, tipos de pelagem, temperamento, ficha técnica, etc.

O Sabueso Espanhol é uma raça originária do extremo norte da Península Ibérica e é considerado um dos cães mais antigos do mundo, sendo curiosamente um dos únicos cães incluídos na classificação internacional de espécies como uma raça de linhagem realmente pura. Costuma ser utilizado em regiões montanhosas, há centenas de anos entre as regiões de campo da Espanha e Itália com habilidades de caça.

Na época em que o cão era mais utilizado para caça, suas principais “vítimas” eram as raposas e também alguns animais maiores e mais ferozes, como o veado vermelho e alguns tipos e veado.

Sabueso (Espanhol ou Italiano)

Origem

Sabueso EspanholA primeira descrição desta raça de cão Sabueso Ibérica, aparece no chamado "Libro de la Montería de Alfonso XI", uma publicação bastante antiga do rei de Castela, escrito na idade Média, onde fala inclusive como os machos e as fêmeas da raça Sabueso devem ser.

Depois desta primeira publicação surgiram diversas publicações sobre o cão, inclusive em livros de caça como, por exemplo, o  "Tratado de la Monteria", "Discurso de la Montería" ou "y Dignidad Orígenes de la caca”.

Durante muitos séculos os Sabuesos espanhóis, foram bastante utilizados principalmente na caça de animais como o urso marrom e o javali selvagem, além de algumas espécies de veados e raposas. Foram bastante utilizados em algumas guerras com funções específicas de cuidados de feridos.

Originalmente italiano, é um dos cães mais antigos resultantes de cruzamentos de cães de caça. Foi modificado e melhorado na idade média para que tivesse sentidos mais apurados.

Características

Sabueso EspanholO Sabueso Espanhol é um cão de porte médio, mais longo do que alto. Possui uma bela cabeça com orelhas longas. O perímetro de sua caixa torácica é relativamente maior do que a sua altura. Costuma ter uma ossada forte, principalmente seus pés, auxiliando o cão nos trabalhos de campo. Com um revestimento liso e simples é um cão considerado doce, de olhos nobres e tristes. É uma das raças de cães mais fortes, amáveis e leais, apesar de serem bons cães de caça e corajosos na caça a javalis selvagens.

É um cão muito forte e alto, porém não difícil de treinar. Sua raça possui uma elevada diversidade sexual de altura, mas de forma geral os machos possuem uma altura equivalente a 57 cm e as fêmeas até 53 centímetros.

Pelagem

Como aspectos gerais, o Sabueso possui apenas por sua pelagem um aspecto forte e não muito alto. São permitidos em duas cores, como o vermelho e branco. Em raros casos é possível encontrar cães de cor vermelha podendo ser claro, ou também marrom.

Temperamento

Esta é uma raça de cão que, acima de tudo, demonstra um comportamento extremamente afetuoso e também carinhoso com seus donos. É claro que estamos falando da raça moderna, já que o cão também já foi utilizado como um exímio caçador nas em épocas remotas.

Mas quando o é convidado a participar de atividades relacionadas à caça ainda consegue demonstrar força e coragem.

Habilidades

Sabueso EspanholO Sabueso Espanhol é um exímio cão de caça, utilizado na caça a lebres, possui um comportamento de caçador tradicional, permitindo que muitas vezes as lebres escapem somente para que ele trabalhe novamente na sua busca fazendo com que ela volte para o caçador.

Este tipo de caça é o chamado "caza de la liebre a la vuelta".

O cão é bastante utilizado também na caça de javalis no norte da região da Espanha, em tipos de caça que consistem em olhar para o local de repouso do javali durante a luz do dia com ajuda de um scethound controlados.

Ficha Técnica do Sabueso (Espanhol ou Italiano)

Ficha Técnica do Sabueso (Espanhol ou Italiano)
Nome Original Sabueso
País de Origem Espanha
Porte Médio
Utilização Companhia
Cuidados Especiais Necessita de disciplina e treinamentos.
Características Físicas Cabeça: longa e proporcionada com as demais partes do corpo. Orelhas: grandes, longas e pendentes. Olhos: tamanho médio, amendoados, cor avelã escuros; com uma expressão triste, nobre e inteligente.
Altura média Macho - 57 cm • Fêmea - 53 cm
Peso médio Macho - 20 a 25 kg • Fêmea - 20 a 25 kg
Expectativa de Vida 11 a 13 anos
Cor da Pelagem Vermelha e branca.
Tipo da Pelagem Curta, densa e lisa.
Temperamento Dócil, alegre, inteligente, afetuoso e calmo.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários