Fofuxo.com

Poodle

Veja tudo sobre a raça Poodle. Origem e sua história, fotos, características físicas, ficha técnica completa, etc.

Uma das raças de cães mais queridas e populares de todo o mundo certamente chama à atenção. O Poodle é uma das raças de cães mais dóceis e companheiras de todos os tempos e principalmente a esse fator se deve essas particularidades.

O Poodle é um cãozinho extremamente fiel ao seu dono, companheiro e especial, está sempre para o que der e vier.

Conheça a seguir um pouco mais deste cãozinho que faz o maior sucesso principalmente com as crianças.

Poodle

Origem

PoodleO Poodle ou caniche em francês é uma raça canina vinda da Alemanha, porém conforme a Federação Internacional de Cinofilia o cão teria vindo da França.

Muito se discute sobre a verdadeira origem do cão.

Algumas pessoas afirmam que eles vieram da Alemanha devido a serem chamados de Pudel, que na língua local significa chafurdar, ou seja, brincar na água.

Segundo historiadores sua origem é mais provável ter acontecido na França, pois era conhecido como o Chien Canard ou "cão pato" por ter uma grande habilidade de nadador e caçador de patos. Outras versões contam que o Poodle seria um descendente de Barbet, um cão da África do Norte que mais tarde teria penetrado na Europa. Mesmo que sua origem seja discutida a sua antiguidade não é discutível.

É possível se encontrar diversos cães da raça Poodle em estátuas da Roma antiga assim como nas tapeçarias que eram criadas no século XV. Este cão foi citado diversas vezes por escritores famosos como, por exemplo, Von Gesner em 1524 e novamente entre 1551 e 1558 no Livro "Historie Animalum".

O cão ainda é retratado no quadro de De Vos que representa Tobias acompanhado de um Poodle. No ano de 1787 foi que Bethoven teria composto a "Elegia à morte de um Poodle". Além disto, Goethe imortalizou o Poodle na história de Fausto, pois é na forma de um Poodle que Mefistófeles aparece no palco.

Existem ainda uma série de pinturas, gravuras e livros que abrangem uma história de mais de 400 anos e dentre estes exemplares é possível se encontrar uma gravura com data de 1529 onde Ceres juntamente a um lago está acompanhada de um Poodle de pelo trimado.

Já no quadro "The dancing Boy", de Stern, de 1635 é possível se visualizar um Poodle Branco.

Existe ainda uma gravura de 1812 onde Napoleão aparece em uma cena retornando de suas guerras sendo recebido por sua esposa e também seu Poodle.

Poodles filhotesO mais interessante de todas estas gravuras é que em quase todas ele aparece com o corte Leão, o que demonstra que esta é a forma mais tradicional de pentear seus pelos.

Voltando as origens do cão, apesar de todas as divergências, os estudiosos acreditam que os cães ancestrais do Poodle de hoje podem ser encontrados tanto na Alemanha como na Rússia.

Um exemplar antecessor da raça seria um cão de grande porte que ganhou um grande prestígio na caça. E o alemão teria ficado famoso devido a ser bastante robusto e caçador de aves aquáticas. A partir deste ponto de vista o Poodle começa a se bifurcar na história com duas versões distintas.

Recentemente algumas pesquisas sobre a raça garantem que da Alemanha o cão da raça Poodle teria sido levado para a Inglaterra por volta do século XVI e com isso eles teriam sido grandes responsáveis pelo desenvolvimento de suas outras variedades a partir do antigo pudel médio alemão. Foi assim então que se obteve a versão gigante do cão que era utilizado como guardião.

Já o Poodle pequeno teria sido utilizado como cão de companhia bem como localizador de trufas graças ao seu faro e que então teria sido importado pelos franceses para realizar a utilização na mesma tarefa.

Ainda uma segunda versão de acordo com a teoria dos franceses, foi desenvolvido outro tipo de Poodle, o cão trufeiro, que mais tarde teria sido importado para a Inglaterra.

Aos que defendem esta teoria citam inclusive que foram os franceses que desenvolveram as variedades do Poodle e teriam lhe projetado mundialmente o transformando em um excelente cão para companhia.

A partir do ano de 1874 foi que o Poodle se tornou uma raça oficial no Livro de Origem do Kennel Club da Inglaterra, o que teria estimulado a fundação também do primeiro clube representante da raça em 1876.

Segundo a FCI (Federação Cinológica Internacional), foi definido no ano de 1910 que teria vindo da França o primeiro padrão oficial da raça. Com relação a sua tosa, existem várias evidências que estas variedades surgiram na Alemanha na época do antigo Pudellin, utilizado no pastoreio, e a lenda cita que o corte Leão serviria para assustar aos lobos que rondavam os rebanhos.

Já na França ele era tosado para facilitar a sua movimentação na água para a caça das aves aquáticas, o que deixaria seus pelos somente nas partes que precisava de proteção contra as baixas temperaturas da água, ou seja, região em torno dos rins, pulmões e também articulações.

Características

PoodleO Poodle é um cão anatomicamente bem constituído e muito gracioso, o que mostra também um diferencial em sua postura e sua tosa, que poderá o diferenciar de qualquer outra raça.

Seus olhos são levemente oblíquos, situados na altura do stop. Suas orelhas são longas e sua cauda sempre apresenta uma inserção bastante alta.

Através da raça Poodle é possível se perceber uma pelagem crespa e abundante, de textura fina, lanosa e bem crespas resistente à pressão da mão.

O tamanho da raça Poodle poderá variar, existem 4 variedades de tamanho como o tamanho gigante que atinge até 60 cm de altura de tamanho máximo, de 35 a 45 cm ou mesmo o anão que atinge de 28 a 35 e para finalizar o Toy que conta com no máximo 28 cm de altura, estas medidas ocorrem sempre na altura da cernelha.

Pelagem

Sua pelagem é considerada encordoada, e abundante, de textura fina e espessa formando cordõezinhos típicos e longos, que não sejam inferiores a 20 cm. Suas cores são apresentadas em tons de preto, branco, marrom, cinza e abricó.

Temperamento

PoodleÉ um cão considerado por diversos especialistas uma das raças mais inteligentes. É capaz de aprender com muita facilidade tudo o que lhe é ensinado, o que o torna uma raça muito difundida no mundo inteiro. Além destas qualidades podemos contar com a sua beleza e sua originalidade.

É um cão considerado anatomicamente bem constituído, e muito gracioso, que pode se distinguir também, através de sua característica de tosa que o pode diferenciar de qualquer outra raça. É um excelente companheiro de linhas harmoniosas, o Poodle possui um aspecto bastante inteligente, constantemente alerta e ativo.

O Poodle é bastante famoso pela sua fidelidade, aptidão para o seu adestramento, a sua obediência, o que faz dele um cão de companhia excelente e agradável. Seus olhos contam com uma coloração marrom, âmbar escuro, ou mesmo preta.

Habilidades

Os Poodles são cães que possuem um grande instinto de caça, podendo perseguir diversos roedores, pássaros e também outros animais de porte pequeno, gostam e necessitam muito de companhia principalmente do seu dono.

Saúde

PoodleExistem alguns problemas de saúde graves que podem acontecer com os Poodles como, por exemplo, doença de Addison, gástrica dilatação volvo (GDV = bloat / torção), tireoide (hipertireoidismo e hipotireoidismo), colapso traqueal, epilepsia, sebáceas adenite, doença renal juvenil, displasia da anca e câncer.

Os cães desta raça podem também ser suscetíveis a alguns problemas de saúde geralmente menos graves, como por exemplo, infecção de ouvido, que são um grande problema já que crescem pelos dentro do seu ouvido onde costumam ser depósitos de cera e sujeira, estes problemas de ouvido poderão ser minimizados por cuidados incluindo uma limpeza regular, e ainda cortar os pelos do canal do ouvido. Um veterinário também deverá ser consultado eventualmente em torno de duas vezes ao ano para que se possa visualizar que a saúde do bichinho está totalmente certa.

A alimentação correta também deverá ser disponibilizada para o animal de estimação, o consumo de rações premium é muito importante, pois oferecerá todas as vitaminas necessárias para o animal de estimação, com isto o seu cão certamente irá viver muito mais e melhor. Sua idade pode chegar de 12 a 15 anos e se for bem cuidado poderá viver por muito tempo.

Ficha Técnica do Poodle

Ficha Técnica do Poodle
Nome Original Poodle
País de Origem Alemanha
Porte Pequeno/Médio
Utilização Companhia
Cuidados Especiais precisa levar seu animal periodicamente ao veterinário
Características Físicas Olhos: oblíquos; Orelhas: longas.
Altura média Macho - 28 a 60 cm • Fêmea - 28 a 60 cm
Peso médio Macho - 7 a 28 kg • Fêmea - 7 a 28 kg
Expectativa de Vida 12 a 15 anos
Cor da Pelagem Preta, branca, marrom, cinza e abricó
Tipo da Pelagem Crespa e abundante
Temperamento Inteligentes, gracioso e companheiro

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários